07 Vitaminas para Unhas Rachadas [ Segredo das Famosas ]

Sabia que existem vitaminas para unhas rachadas? Está tendo problemas com suas unhas e não sabe mais o que fazer para fazer suas unhas crescerem mais rápidas. Vamos conferir o que pode ser feito para você ter unhas lindas e fortalecidas. Além de uma boa alimentação existem também alguns óleos essenciais que fazem maravilhas.

Nem sempre quando sua unha quebra ou fica descamando é por culpa do mau olhado daquela coleguinha que pediu para ver. Aliás, muitos podem ser os fatores, talvez a culpa esteja em sua alimentação, uma vez que sabemos que as vitaminas essenciais tais como, A, B, C e D que nosso organismo necessita estão presentes em nossa alimentação diária.

 

Alimentos com vitaminas para unhas rachadas
Alimentos com vitaminas para unhas rachadas

Qual alimento contém vitaminas para unhas rachadas?

Nos alimentos estão contidos as vitaminas que podem auxiliar no fortalecimento de sua unha como também cabelos e principalmente melhorar a saúde em geral. E você deve colocar em prática já e usar as vitaminas para unhas rachadas, assim elas vão ficar maravilhosas. Veja a seguir quais são os alimentos recomendados.

É importante lembrar que nosso organismo necessita das vitaminas que são existentes nesses alimentos. No entanto, não servem apenas para a parte estética como no caso das unhas, mas também da pele, cabelo e muito mais. Confira abaixo quais são essas vitaminas para unhas rachadas.

 

1. Alimentos que contem a vitamina A

Alguns alimentos importantes devem conter a vitamina A, ela é responsável por regenerar as nossas unhas e deixá-las mais fortes e hidratadas. A vitamina A é indispensável na hora de combater o enfraquecimento das suas unhas, porque ela responsável pela regeneração dos tecidos.

A vitamina A age hidratando e regenerando esses tecidos, além disso, você que sofre com aquelas pontinhas que vivem descamando, pode ser falta de vitamina A e não só pelo fato de você estar usando muito esmalte ou ainda por usar bases fortalecedoras. As bases apenas complementam aquilo que a sua saúde precisa.

O alimento mais comum que contém a vitamina A é a cenoura, no entanto, ela também está presente no tomate, no mamão, na manga, queijo entre outros.

Comer esses alimentos no seu dia a dia, já vai perceber uma melhora muito grande tanto nas unhas quanto nos cabelos, pois estes alimentos possuem as vitaminas para unhas rachadas que você precisa.

 

2. Vitaminas do complexo B para fortalecer as unhas

As vitaminas do complexo B podem evitar com que as suas unhas quebrem com muita facilidade. Quanto se fala complexo B, é porque tem várias outros B dentro do complexo B, e eles são essenciais para as unhas e cabelos, por exemplo, são: B1, B5, B7 e B10.

O complexo B é muito importante porque ele acelera o nosso metabolismo e faz com que as nossas unhas cresçam mais firmes e resistentes. Na sequencia veja alguns alimentos que são ricos em vitaminas do completo B.

Alimentos que possuem e ajuda aumentar o complexo B em nosso organismo, são eles: feijão, banana e sardinha. Na verdade o feijão já faz parte do nosso cardápio diário, e precisamos muito de comê-lo, porque ele não tem só o complexo B, ele tem que ferro e proteína, então, a gente já mantêm ele na nossa dieta diária.

A banana e a sardinha também são excelentes e são fáceis de inserir, portanto, não perca tempo e insira esses alimentos com as vitaminas B, pois eles ajudam no fortalecimento das unhas e também do cabelo, então já coloca aí na sua dieta diária.

 

3. Para acelerar o crescimento das unhas vitamina C

A vitamina C é igualmente necessária para todo o organismo, e essa todo mundo vai querer obter. Uma vez que ela ajuda, no crescimento mais saudável e também acelera o crescimento das suas unhas. Vamos conferir agora os alimentos mais ricos em vitamina C.

Normalmente são os alimentos mais ácidos como a laranja lima, a acerola, o limão, brócolis, couve, goiaba, acerola, manga e muitos outros e que são super fácil de achar, e esses alimentos fazem parte da nossa dieta, ou seja, a gente come praticamente todo dia.

Uma forma de adquirir vitamina C é tomar pela manhã em jejum uma metade de limão e meio copinho de água gelada; Isso ajuda muito também na imunidade, ajudando você blindar seu corpo e ficando livre de gripes como por exemplo.

Ao obter mais vitaminas do tipo C, seu organismo absorve um cálcio que quando está em falta, ou seja, com deficiência de cálcio, que no caso, os ossos são os principais responsáveis por captar esses cálcios. Então, o organismo acaba buscando em outros tecidos o cálcio, quer dizer retira-o das unhas, daí o enfraquecimento.

É preciso inserir o cálcio necessário na sua dieta, pois não apenas suas unhas necessitam, mas seus ossos e todo o organismo também.

 

Mulher tomando sol para obter vitamina D
Mulher tomando sol para obter vitamina D

4. Tomar sol também é fundamental para obter vitamina D

Para se ter unhas saudáveis e fortes ai, além de uma boa alimentação repleta de outras vitaminas, tem outra que é muito essencial que é vitamina D, o principal não é apenas a alimentação. No entanto, o sol ajuda na absorção da vitamina D.

A melhor forma de obter essa vitamina tão importante quanto às demais é ficar no sol então todos os dias na parte da manhã antes das 10 horas, tomar uns 10 minutinhos de sol ou depois das quatro horas da tarde. Esses 20 minutinhos por dia já vai te ajudar bastante na absorção de vitamina D, que vai manter suas unhas saudáveis mas seu organismo como um todo.

Seu organismo vai ficar muito mais saudável, a deficiência de vitamina D pode levar a consequências sérias, e não somente as unhas e cabelos ficarem fracos e sem vida. Mas podem ocorrer dores em seu corpo e tudo está ligado à falta dessa vitamina D.

No caso de quem trabalha em ambiente fechado e fora do alcance do sol, é bom encontrar uma forma de repor esse tempo. Lembrando ainda, que a falta dessa vitamina pode afetar a memória, esse é mais um motivo para tomar sol e repô-la.

 

5. Biotina também é uma vitamina importante

A Biotina também popular como vitamina B7, contém coenzima R e vitamina H. Ela age promovendo o crescimento de forma saudável das células e também ajuda no metabolismo dos aminoácidos que são formadores de proteínas. Esses são portanto, fundamentais par o crescimento das unhas.

Alimentos e suplementos ricos em biotina tais como sardinha, couve-flor, carne, abacate, banana e outros que podem ajudar a fortalecer suas unhas quebradiças.

 

6. Vitamina necessária o ferro

O ferro é um tipo de vitamina que compõe o centro das células vermelhas do sangue, que transportam oxigênio para os órgãos e todas as células do corpo, incluindo as unhas. E sem a presença do ferro, o oxigênio não é transportado adequadamente para as células.

E no caso o oxigênio é essencial para que se tenha unhas saudáveis, uma deficiência de ferro ou anemia leva a uma fraqueza de forma geral e isso afeta o fortalecimento e crescimento das mesmas. Consuma alimentos tais como: peixes, sementes de abóbora, feijão branco e chocolate amargo, são alguns deles.

 

7. Proteína para fortalecer unhas rachadas

A proteína faz parte da estrutura das unhas, ou seja, elas são feitas principalmente de uma proteína estrutural fibrosa chamada queratina. Isso é o que dá às unhas sua força e resiliência. Ele também protege suas unhas de danos ou estresse

Interessante, no caso a queratina que você vê está realmente morta. As unhas são formadas por células mortas, que seu corpo descarta à medida que surgem novas células por baixo.

Comer proteína suficiente por meio da dieta é essencial para aumentar a produção de queratina e, assim, criar unhas fortes, enquanto a baixa ingestão de proteínas pode causar unhas mais fracas. Alimentos que possuem proteínas são: carne vermelha, amêndoas, salmão, frango, etc.

 

Cuidar do corpo de forma geral

Além de se preocupar com a aparência de unhas, cabelos e peles, o principal é zelar pela saúde. E isso querer sacrifício, devemos cuidar de nosso corpo para que tudo fique bem. A vitamina D ajuda em outras inúmeras coisas e não é só para unha e cabelo, ela serve para várias outras, nosso organismo precisa dela.

Nunca foi tão importante cuidar da saúde, a recomendação é você pode fazer os seus exames de rotina, como exames básicos de urina, sangue e de fezes. Você Pode fazer esse exame que tem que ser anual, já dá pra saber os níveis de vitamina do seu organismo.

Procure um médico e ele vai te orientar caso você precisa fazer uma reposição se ela tiver muito baixa. Caso não haja deficiência de vitamina D, o sol vai resolver de uma vez. Como vocês viram, a alimentação é fundamental para cuidar não somente de nosso corpo como também da aparência incluindo unhas, cabelos e pele.

No entanto, não adianta a gente ficar passando base cara, usando produtos de cabelo de qualidade e não cuidar do nosso corpo. Tudo começa de dentro para fora, então seja saudável, se alimente bem e aproveite de todos os benefícios.

 

Unhas fortalecidas com óleos essenciais
Unhas fortalecidas com óleos essenciais

Óleos essenciais que contem vitaminas para unhas rachadas

Para que você entenda melhor como funciona o uso dos óleos essenciais, eu sugiro que você veja o guia completo sobre aromaterapia.

É através da aromaterapia que os óleos essenciais são em geral utilizados para trazer muitos benefícios para a saúde, bem-estar e beleza.

Eles são presentes da natureza para ajudar no tratamento de muitas doenças e também cuidar da beleza. Você pode utiliza-los em sua rotina de beleza, para cuidar dos cabelos, e tem óleo essencial até para cuidar dos animais domésticos. Confira abaixo alguns óleos essenciais para fortalecer suas unhas de forma natural.

Veja também um artigo sobre como cuidar dos cabelos com óleos essenciais

Óleo essencial de Melaleuca ou Tea tree

O óleo essencial de melaleuca ou como também conhecido (tea tree ou árvore do cha) ele é rico em propriedades antibactericida e antifúngica. Ele ajuda na regeneração de unhas descamadas ou quebradiças. É também um excelente antisséptico e antibacteriano, que diminui e impede a proliferação de fungos e bactérias.

 

Óleo essencial de cravo

Outro não menos importante para fortalecer as unhas fracas é o óleo essencial de cravo. O mesmo pode combater vários tipos e micoses, uma vez que contém ação antifúngica e, além disso, ajuda clarear e limpar manchas que aparecem nas unhas.

Fazendo uso desse óleo essencial e aliado a uma alimentação natural que contém as vitaminas para unhas rachadas, em pouco tempo a situação será bem melhor.

 

Óleo essencial de Alecrim

Entre os muitos benefícios do óleo essencial de alecrim, ele auxilia no fortalecimento e crescimento saudável das unhas fracas e quebradiças, pois é rico em vitamina E. Essa é mais uma opção pra deixar suas unhas como você sempre desejou, experimente.

 

Receitinha de óleos essenciais para fortalecer as unhas

Para obter os benefícios e ter unhas fortes e acelerar o crescimento das mesmas, faça essa receitinha em casa e cuide você mesma. Isso vai ajudar a eliminar fungos e micoses, e o tão desejado crescimento e fortalecimento das unhas enfraquecidas e quebradiças.

Para dar um Up nas unhas faça uma misturinha usando

  • Uma base Incolor
  • 1 cápsula de Vitamina E
  • 1 gota de óleo essencial de Cravo
  • 3 gotas de óleo essencial de Alecrim
  • 4 gotas de óleo essencial de Melaleuca

Em um frasco de base incolor, misture os óleos essenciais, a capsula de vitamina E e misture tudo, e então é só passar uma camada nas unhas. Faça isso duas vezes por semana durante um mês. Depois você pode usar a cada quinze dias ou conforme a necessidade.

Temos um artigo recheado de receitas com óleos essenciais para o seu dia a dia

 

Sobre a utilização dos óleos essenciais

Como os óleos essenciais são feitos de extratos de plantas, ou seja, 100% puros e naturais, seu uso deve ser sobre orientação. Uma vez que os mesmo são muito concentrados, há uma necessidade de sempre os diluir em um óleo transportador ou vegetal de sua escolha.

E ainda, é recomendável que se fale com um aromaterapeuta profissional. No caso, de pessoas que fazem tratamento com medicamentos de uso contínuo, não interrompa o uso de seus remédios sem falar com um profissional de confiança, no caso, seu médico.

Para ficar por dentro de mais novidades sobre os óleos essenciais, confira outros artigos e nos siga em nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.