Menstruação | Início, Sintomas e Término! Perguntas e Respostas

A menstruação é um processo natural do organismo feminino, o mesmo ocorre enquanto o corpo se prepara para uma possível gravidez. Faz parte do período menstrual mensal (ciclo hormonal regular) que ocorre no sistema reprodutivo feminino e torna a gravidez possível.

Medicamente, a menstruação (também é chamada sangramento ou ciclo menstrual) é o processo criado nas mulheres para eliminar (através da vagina) sangue e outros materiais do revestimento do útero em cerca de um intervalo mensal desde a puberdade até a menopausa (interrupção dos ciclos menstruais regulares), exceto durante a gravidez.

menstruação
Mulher controlando a duração da menstruação

1. Quanto tempo em média dura uma menstruação

Em média este processo de sangramento dura cerca de 3 a 5 dias. Isso seria o normal, no entanto, esse período é diverge de uma mulher para a outra. Cada organismo é diferente, e isso interfere nesse processo de tempo durante a menstruação.

 

Quais são os sinais e indicações de menstruação?

Além do sangramento, outros sinais e indicações de menstruação podem incluir dor de cabeça, acne, inchaço, cólica menstruais, fadiga, alterações de humor, fome, dor no peito e diarreia. Mas, isso também depende de cada uma. Algumas mulheres passam pelos dias de menstruação e não sentem nada além do desconforto de trocar os absorventes.

 

Quando começa e termina a menstruação?

O ciclo menstrual é controlado pelo hormônio; o dia 1 é o primeiro dia da menstruação (sangramento), o dia 14 é o dia aproximado da ovulação e, se o óvulo não for fertilizado, os níveis hormonais eventualmente caem e, por volta do dia 25, o óvulo começa a se dissolver e o ciclo começa novamente com a menstruação por volta do dia 30. A menstruação começa no dia 1 e muitas vezes terminam nos dias 3 a 5 do ciclo menstrual.

primeira menstruação
Qual idade ocorre a primeira menstruação

Com que idade as meninas começam menstruar?

A média comum de idade em que uma menina menstrua pela primeira vez nos ocorre a partir dos 12 anos, embora a faixa etária seja de 8 a 15. As mulheres geralmente menstruam do início até os 45 ou 55 anos de idade. Após esse período começa a fase da menopausa, isso significa que a mulher não vai mais engravidar, pelo menos isso é o mais comum.

 

Quanto tempo dura esse período?

O período menstrual é o período hormonal. O dia 1 é o primeiro dia da menstruação (sangramento), onde o dia 14 é o dia aproximado da ovulação e, se o óvulo não for fertilizado, os níveis hormonais eventualmente caem e por volta do dia 25. Em seguida, o ovo começa a se dissolver e o período começa novamente com a menstruação por volta do 30º dia.

A maioria das menstruações varia um pouco, o fluxo pode ser leve, moderado ou intenso e a duração pode variar de cerca de 2 a 7 dias; com a idade, o período muitas vezes minimiza e se torna mais regular.

 

Como tratar a cólica e outros sinais causados pela menstruação?

O método para tratar as dores menstruais depende da causa e pode integrar pílulas como uso de anticoncepcionais ou períodos prolongados de DIUs, medicamentos não inflamatórios, por exemplo, ibuprofeno (Advil), aspirina, naproxeno (Aleve), medicamentos para dores e cãibras. No entanto, todo medicamento dever ser receitado por um médico responsável.

A automedicação pode trazer maiores problemas de saúde.

O que é a síndrome do choque tóxico?

As mulheres devem trocar seu absorvente antes que ele fique encharcado de sangue (aproximadamente a cada 4 a 8 horas); siga as instruções de uso da caixa para ajudar a prevenir o síndrome do choque tóxico (SCT), uma condição potencialmente muito perigosa para a saúde da mulher.

Nesse caso, chame seu médico se você tiver qualquer anormalidade durante os dias de menstruação, por exemplo, sangramento excessivo, ausência de menstruação, dor profunda, febre após o uso de tampões internos, irregularidades repentinas, e outros problemas.

ciclo menstrual
Período do ciclo menstrual

O que é ciclo menstrual?

A menstruação é um sangramento da vagina que ocorre cerca de uma vez por mês, como parte do período menstrual habitual. É também conhecido como o ciclo mensal. Durante esta fase, os hormônios fazem com que o revestimento do útero se engrosse em preparação para a gravidez.

Os hormônios também provocam a liberação de um óvulo do ovário, chamado ovulação.

Se você não engravidar, a menstruação começa cerca de 2 semanas após a ovulação. O revestimento uterino junto com um pouco de sangue, flui através da vagina. Os períodos podem ser claros ou vários, e o sangue pode variar de vermelho vivo a marrom escuro. Você também pode notar pequenos coágulos.

 

Quão rígida é a menstruação?

A menstruação afeta a cada mulher, mas a experiência pode ser diferente para cada mulher. Uma vez que as etapas (menstruação) vêm regularmente, é chamado período menstrual. Ter ciclos menstruais regulares é um sinal de que as partes relevantes do corpo ainda estão funcionando normalmente.

O período menstrual confere produtos químicos corporais relevantes, chamados hormônios, para mantê-la saudável. Além disso, ele elabora mensalmente seu corpo humano para a gravidez. Um período é contado desde o primeiro dia de um período até o primeiro dia do próximo.

O período menstrual médio é de 28 dias. Os ciclos podem variar de 21 a 35 dias em adultos e de 21 a 45 dias em jovens. A elevação e a queda dos níveis de hormônio durante todo o mês controlam o período menstrual.

cólicas
Mulher com cólicas menstruais usando bolsa de água quente

Quais são os sinais de menstruação?

Muitas mulheres sentem sinais antes e durante a menstruação, tais como cólicas ou dores no abdômen, inchaço, constipação antes da menstruação, diarreia no início da menstruação, acne, fadiga e mudanças de humor.

 

Quando você deve chamar seu médico por irregularidades menstruais?

Você deve se preocupar e conversar com se médico em caso de:

  • Não começar a menstruar até os 15 anos de idade.
  • Você não começou a menstruar dentro de 3 anos após o aumento inicial dos seios ou se seus seios não começaram a crescer aos 13 anos de idade.
  • A menstruação é interrompida repentinamente por bem mais de 90 dias.
  • Seus períodos se tornam bastante irregulares depois de ter tido ciclos mensais regulares.
  • A menstruação ocorre com mais frequência do que a cada 21 dias ou com menos frequência do que a cada 35 dias.
  • Você está sangrando há mais de 7 dias.
  • Você sangra mais que o normal ou usa significativamente mais de uma almofada ou tampão a cada 1 ou 2 horas.
  • Você sangra entre os períodos.
  • Você tem dores fortes durante todo o seu período.
  • De repente você tem febre e se sente doente depois de usar os pensos.

Quando a menstruação termina?

As mulheres geralmente têm menstruação até a menopausa. Ela ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, geralmente por volta dos 50 anos de idade. Menopausa significa que uma mulher não ovula (produz óvulos) ou menstrua e não pode engravidar por enquanto.

Assim como a menstruação, a menopausa pode variar de senhora para senhora e tais mudanças têm o potencial de ocorrer ao longo de vários anos.

Nos primeiros anos após o início da menstruação, é usual que os ciclos sejam mais longos. O período de uma mulher tende a se tornar mais curto e regular com a idade. Na maior parte do tempo, as etapas variam de 21 a 35 dias.

Mulher esperando um bebê e segurando um buquê de flores

Durante a gravidez a mulher pode menstruar?

A menstruação não ocorre durante toda a gravidez e, comumente, durante a lactação. Várias mulheres notam que a menstruação não acontece durante um período devido a patologias crônicas, baixo peso corporal, estresse, exercícios bastante pesados e problemas hormonais.

Certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, têm a capacidade de interromper a menstruação. Isto poderia ser eficaz para várias senhoras, particularmente se seus períodos forem numerosos ou dolorosos. Ocasionalmente, depois de parar a pílula ou outro contraceptivo, a menstruação pode demorar um pouco para voltar.

 

Menopausa e término dos sangramentos mensais

A menstruação acaba completamente quando uma senhora atinge a menopausa, a idade média é de 51 a 52 anos. No entanto, essa fase dura muito tempo normalmente. Considera-se o fim da menopausa, quando após um ano inteiro não ocorrer mais menstruação.

Nessa fase de transição o organismo da mulher, em geral apresenta vários sintomas bem incômodos. Entre eles os fogachos noturnos ou como conhecido também (calorões intensos) alteração no humor, ansiedade, transpiração, irritabilidade entre outros. No entanto, existem algumas alternativas para melhorar esses sintomas de forma natural.

Embora o médico ginecologista vai ter orientar qual a melhor forma de passar por essa fase, como por exemplo, indicação de formas para reposição hormonal. Para alternativas naturais e saudáveis alguns óleos essenciais podem auxiliar nesse período. Os óleos essenciais são 100% puros e naturais, e além disso ter uma alimentação saudável, com alimentos que ajudar a repor esses hormônios em seu organismo.

Confira um artigo completo sobre como usar óleos essenciais na menopausa!

Duração do período menstrual

Qual é a duração do período menstrual?

O período menstrual é o período hormonal. O dia 1 é o primeiro dia da menstruação (sangramento), enquanto o dia 14 é o dia aproximado da ovulação e, se o óvulo não for fertilizado, os níveis hormonais eventualmente caem e por volta do dia 25. Então o ovo começa a se dissolver e o período começa novamente com a menstruação por volta do 30º dia.

Que inconvenientes ocorrem durante a menstruação?

Com que frequência devo trocar meu(s) absorvente(s) interna(s)?

Você deve trocar seu absorvente antes que ele fique encharcado. Cada mulher dita para si mesma o que funciona melhor. Você deve trocar o tampão interno pelo menos a cada 4 a 8 horas. Tenha em mente usar o tampão menos absorvente que você precisa para seu fluxo. Por exemplo, use tampões para fluxo leve ou normal no dia mais leve de seu período.

O uso de um tampão superabsorvente nos dias mais leves aumenta o risco de síndrome do choque tóxico (SCT), que é uma condição rara, mas às vezes fatal. O SCT é causado por bactérias que têm a capacidade de gerar toxinas. Se o corpo humano não consegue combater as toxinas, o sistema imunológico (o guardião do corpo) reage e produz os sinais de SCT (confira abaixo).

Sobre uso de tampão interno

As meninas adolescentes são provavelmente mais suscetíveis ao TSS. O uso de qualquer tipo de tampão representa um risco maior de TSS do que o uso de absorventes higiênicos externos. Siga as seguintes dicas para evitar os inconvenientes dos tampões:

  • Siga as orientações de uso correto da embalagem.
  • Escolha a menor absorção para seu fluxo.
  • Troque seu tampão a cada 4 a 8 horas, pelo menos.
  • Considere a probabilidade de alternar entre absorventes e tampões internos.

Se você experimentar algum desses sinais abaixo relacionado de  CST ao usar tampões, retire-o e entre em contato com seu médico imediatamente:

  • Dores musculares
  • Diarreia
  • Vomito
  • Tonturas e/ou desmaios
  • Erupção da pele que se assemelha a uma queimadura solar
  • Dor de garganta
  • Vermelhidão nos olhos
  • Febre alta repentina (mais de 38 graus).

Esse foi o conteúdo de hoje, esperamos ter ajudado e respondido suas dúvidas. A menstruação faz parte do universo feminino, embora muitas mulheres sofrem nos dias de sangramento, isso na verdade significa saúde, fertilidade e bem-estar.

Compartilhe com seus amigos e confira outros assuntos relacionados aos benefícios dos óleos essenciais. Siga-nos em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.