Como usar os óleos essenciais para os sintomas da menopausa

Menopausa… se sua menstruação ou ciclo menstrual está irregular e você está tendo sintomas como calor intenso ou irritação? Bem-vinda aos estágios iniciais da menopausa. Embora a menopausa seja um processo biológico comum, nem sempre é uma experiência agradável.

Felizmente, há uma grande variedade de óleos essenciais que têm a capacidade de ajudar seu corpo através desta transição. Vamos conferir então, bora lá!

 

sintomas da menopausa
Frascos com óleos essenciais para os sintomas da menopausa

Óleo essencial para os sintomas da menopausa

Se você não teve um período menstrual certinho nos últimos 12 meses, pode ser que você entrou na menopausa, isso é um processo biológico pelo qual toda mulher em certa idade passa e marca o fim de sua idade fértil.

Embora você possa experimentar sinais como mudanças de humor, ganho de peso, calores repentinos, queda de cabelo, irritações, é fundamental que você entenda que a menopausa não pode ser revertida. Entretanto, estes sinais têm o potencial de serem tratados para ajudar a reduzir o desconforto.

Para tratar sinais moderados a severos de menopausa, os médicos podem prescrever terapia de reposição hormonal após um exame intensivo para garantir que não haja contraindicações. No entanto, algumas mulheres não podem fazer uso de hormônios, e nesse caso, a melhor opção é buscar alternativas naturais.

Como usufruir dos óleos essenciais para os sintomas da menopausa

Para ter melhores resultados utilizando os óleos essenciais é preciso em primeiro lugar saber quais são.

Você pode reduzir a gravidade dos sintomas da menopausa usando em obtendo todos os benefícios dos óleos essenciais para a menopausa. Se você quiser evitar medicamentos com hormônios de prescrição, os óleos essenciais são uma alternativa para diminuir os sintomas da menopausa, uma vez que eles têm o potencial de proporcionar alívio natural e eficaz.

Além de usar os óleos essenciais para melhoras os sintomas da menopausa internamente, você pode usá-los adicionalmente externamente, aplicando-os na pele. Você pode aplicá-los no abdômen inferior fazendo uma massagem, na parte de trás do pescoço ou ainda na sola dos pés para uma experiência corporal completa.

Óleos essenciais para sinais de desequilíbrio hormonal

Os sinais de desequilíbrio hormonal têm o potencial de ser tão intensos que as mulheres se perguntam constantemente se alguma vez serão capazes de levar uma vida normal. Os sinais integram fadiga, insônia, depressão e mudanças de humor, esses são alguns dos sintomas da menopausa mais comuns.

 

5 óleos essenciais para diminuir os sintomas

Abaixo confira 5 óleos essenciais que são os mais queridinhos para serem usados na fase da menopausa. Mulheres que já fizeram uso dos mesmos, aprovaram suas eficácias, por isso, escolhemos eles para que você tenha opções para fazer a escolha conforme suas necessidades ou vontades.

Óleo essencial de lavanda

sintomas da menopausa
Óleo essencial de lavanda

A mudança nos níveis hormonais em toda a menopausa pode trazer inconvenientes para o sono e provocar sentimentos de depressão. O óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais recomendados, pois beneficia a sensação de relaxamento.

Tente adicionar uma gota de óleo de lavanda diluído a uma compressa fria e coloque-a em uma área que esteja causando desconforto.

 

Óleo essencial de gerânio

sintomas da menopausa
Óleo essencial de gerânio

O óleo essencial de gerânio é outro óleo importante que ajuda as senhoras da menopausa a manter o controle das mudanças de humor. Coloque 2 gotas dele em um guardanapo e sinta o aroma para alívio imediato do estresse.

Uma análise mostrou que as senhoras que utilizavam óleo essencial de gerânio tiveram uma melhora na depressão após 8 semanas. Além disso, se você tiver a pele seca, coloque algumas gotas na água e desfrute de um banho calmante ideal.

Óleo essencial de manjericão

óleo essencial de manjericão

Estudos demonstraram que o óleo essencial de manjericão é um óleo muito importante para tratar os sintomas da menopausa, pois o mesmo possui um elemento semelhante ao hormônio estrogênio, o que pode ajudar o seu corpo a passar por essa fase.

Ajudando ajustar às mudanças nos níveis de estrogênio, diminuindo o desconforto desagradável da menopausa. Vale a pena usar esse óleo para obter resultados de bem-estar.

Óleo essencial de Ylang-Ylang

óleo essencial de ylang ylangSimplesmente maravilhoso esse óleo, ele é conhecido por seu aroma delicioso, que pode acalmar e elevar a mente e o corpo humano enquanto alivia o estresse e a tensão. Também faz maravilhas para minimizar a ansiedade e a depressão.

Basta abrir um frasco do óleo essencial de ylang-ylang, exalar o aroma e sentir sua ansiedade dissipar-se. O óleo também é surpreendente para combater a baixa libido, outro sintoma que também é comum na menopausa.

Óleo essencial de camomila

óleo essencial de camomila
Óleo essencial de camomila

Para reduzir os sintomas de calor, estresse e irritação, o óleo essencial de camomila é um dos mais indicados, quando utilizado junto com o óleo de salvia sclarea o resultado é ainda melhor.

Cada vez mais, as mulheres estão buscando alternativas naturais para se sentirem melhor durante a menopausa, cuidar da saúde com a ajuda dos óleos essenciais que são 100% puros.

 

Óleos essenciais para os temidos calores da menopausa

sintomas da menopausa
Mulher sentindo calores intensos um dos sintomas da menopausa

Os calores intensos são os sinais mais comuns da transição da menopausa. São sensações repentinas de calor, mais intensas no rosto, pescoço e peito, parece que a pele está queimando.

A causa principal dos calores é uma queda nos níveis de estrogênio, portanto, a melhor escolha de procedimento para a ocorrência de calores moderados a severos é a terapia de reposição hormonal, se não for contraindicada para você.

Se for, o médico saberá como ministrar algum medicamento para amenizar esses problemas.

As contraindicações são:

  • História do câncer de mama ou endometrial.
  • Problemas cardíacos graves
  • Doença hepática severa ativa
  • Transtornos tromboembólicos
  • Hemorragia vaginal não diagnosticada

Se você está procurando resolver o desconforto com opções naturais e por conta própria, existem vários óleos essenciais que têm o potencial de diminuir o desconforto e promover uma transição mais positiva, confira abaixo alguns deles:

Óleo essencial de hortelã-pimenta

óleo essencial de hortelã-pimentaO óleo essencial de hortelã-pimenta pertence aos óleos essenciais mais reconhecidos e também um dos mais utilizados para amenizar os sintomas de calores intensos.

Diminua o desconforto simplesmente borrifando seu rosto com um vaporizador de água, ou tente adicionar 2 gotas a um lenço de papel e segure-o perto do nariz enquanto inspira lentamente.

Óleo de Sálvia Sclareia

óleo essencial de salvia sclareaOndas de calor têm o potencial de serem remediadas naturalmente com o apoio de óleo de sálvia. Basta esfregar 3 gotas deste óleo substancial para obter ondas de calor na parte de trás do pescoço ou dos pés.

Para um impacto mais rápido, tente aumentar algumas gotas em um guardanapo e inalar e exalar muito lentamente.

 

Óleo essencial de manjericão

óleo essencial de manjericão

O óleo de manjericão além de possuir propriedades anti-inflamatórias é excelente para aliviar as ondas intensas de calor intensas que tanto irritam durante a menopausa.

Faça massagens do óleo diluído em seus pés ou ainda se preferir na parte de trás do pescoço. Ambos os jeitos trará alívio diminuindo as ondas de quentura que tanto incomoda.

 

Óleos essenciais para a secura vaginal

Com a idade das mulheres, seus níveis de estrogênio diminuem naturalmente. As senhoras experimentam este declínio por meio de indicações como os calorões, porém adicionalmente a secura vaginal, seu afinamento vaginal e perda de elasticidade, e a mudança para uma cor rosa claro ou mesmo branca.

Todas essas mudanças são chamadas de atrofia vaginal. Você pode tentar usar lubrificantes comerciais, mas eles têm muitos produtos químicos que têm o potencial de ajudar na secura vaginal. Que outras possibilidades você tem?

Você pode tentar fazer seu próprio lubrificante natural. Os componentes mais comumente utilizados para a fabricação de lubrificantes naturais é o óleo de coco orgânico. Incorporar óleos fundamentais para a secura vaginal na mistura para ajudar a atenuar o tecido vaginal.

Alguns dos óleos fundamentais superiores para a secura vaginal são:

  • Sândalo – suaviza, hidrata o tecido, alivia irritações e prurido.
  • Rosa – suaviza, beneficia a regeneração de tecidos saudáveis, reduz a irritação
  • Camomila romana – anti-inflamatórios e antimicrobianos
  • Camomila – anti-inflamatória, beneficia a regeneração celular, reduz a coceira
  • Lavanda – ajuda suavizar e é anti-inflamatório
  • Olíbano – ajuda suavizar as membranas mucosas

Óleos essenciais para a Perimenopausa

O período de transição entre a fertilidade e a menopausa é chamado de perimenopausa. Este lapso pode durar de alguns meses a alguns anos, ao longo dos quais as senhoras têm a capacidade de experimentar uma vasta gama de indicações. Estes sinais integram os tais calores intensos, mudanças de humor e fadiga, entre outros.

A boa notícia é que, naturalmente, ajudar seu corpo humano com óleos fundamentais de alta qualidade para a perimenopausa pode ajudá-lo a se sentir melhor. Estes são os óleos fundamentais superiores que você pode usar:

Hortelã-pimenta e laranja selvagem: Tais óleos são excelentes para energizar o corpo humano e a mente. Tente difundi-las pela manhã ou adicionar uma gota nas palmas das mãos, esfregando-as juntas e inalando profundamente o aroma.

Salvia sclarea, ylang-ylang e lavanda: Estes óleos ajudam a manter os níveis de cortisol estáveis, pois acalmam o corpo humano e a mente. Eles também têm o potencial de promover a libido.

Gerânio: O importante óleo essencial de gerânio pode naturalmente promover os níveis de estrogênio, enquanto ajuda a preservar um humor saudável.

Bergamota: Este óleo essencial de bergamota beneficia a saúde psicológica ao energizar e relaxar o corpo humano e a mente.

Conclusão sobre os sintomas da menopausa

A menopausa pode ser uma transição esmagadora, mas é essencial lembrar que é apenas isso: uma transição. É uma mudança temporária em sua vida que pode ser gerenciada e diminuir bem os sintomas que tanto incomoda. No entanto, seja gentil consigo mesma, cuide de sua mente e de seu corpo, busque orientações, procure um ginecologista e esteja com seus exames em dia.

Além disso, tenha experiências com os óleos essenciais, procure um aromaterapeuta e aproveite tudo que há de melhor durante essa fase.

Se você gostou do artigo, compartilhe com suas amigas. Confira outros assuntos sobre os óleos essenciais e nos siga em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *