Melhores óleos essenciais para Rotina de Beleza

Se você acha que descobriu uma super novidade para contar para as amigas, achou errado. Os óleos essenciais existem há séculos são úteis e eficazes para diversos tipos de situações. Inclusive podendo melhorar seu estado de espírito e bem-estar geral, e de quebra ajuda a dar aquele Up no visual em sua rotina de beleza.

Vamos falar sobre os aromas e as propriedades naturais dos óleos essenciais, de como eles servem para auxiliar no tratamento de algumas doenças. Ou seja, é excelente para limpeza de pele, e funcionam como um complemento perfeito para sua rotina de beleza.

rotina de beleza
Mulher em sua rotina de beleza utilizando óleos essenciais

Utilizando óleos essenciais para rotina de beleza

Quando se fala em cuidados com a pele, cabelos e unhas, sempre buscamos o melhor produto para obter os melhores resultados. Portanto, os óleos essenciais são ideais para condicionar e fortalecer os cabelos, deixar as unhas mais resistentes, hidratar a pele, combater a acne e cravos, e muito mais.

E ao contrário do que se pensa, eles são super acessíveis e sua eficácia é impressionante. Inclusive, você pode encontrá-los facilmente em lojas de perfumarias, farmácias  ou ainda especializadas em óleos essenciais.

Importante saber, que eles estão presentes na composição de muitos produtos que já utilizamos e também podemos adquiri-los in natura. Inclua na sua rotina de beleza esses intensificadores naturais de pele, cabelo e corpo e veja por si mesmo os benefícios.

 

Para serem usados na pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e a primeira proteção que temos contra agentes externos. Portanto, ela necessita de cuidados especiais, por isso é muito importante tirar um tempinho para cuidar dela.

Eu sei que com a correria do dia a dia, sobra pouco tempo para cuidar da pele. E assim sendo, a noite bate o cansaço e os cuidados acabam ficando sempre pra depois. Mas, com os óleos essenciais você não precisa de muito tempo para oferecer os cuidados na sua rotina de beleza.

Te garanto que poucos minutos dedicados a sua pele serão responsáveis pela saúde desse órgão tão importante e fundamental que temos.

Não importa que tipo de pele você tenha, acredite, existe sempre um óleo essencial que pode melhorar e equilibrar sua pele .

Óleo essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda, conhecido por suas propriedades calmantes e sedativas, ele também é antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, hidratante e adstringente. No entanto, é ótimo para tratamento de infecções cutâneas e feridas.

Resumindo, inibe o desenvolvimento de bactérias que podem causar infecções na acne e ajuda a equilibrar o sebo na pele. Pode ser utilizado inclusive em peles sensíveis, feridas, secas, maduras e oleosas. Portanto, mesmo que você não tenha conhecimento em óleos essenciais, esse é o mais indicado.

Precauções: Pode ser usado por qualquer pessoa. Por exemplo, é seguro para crianças, porém recomenda-se o uso apenas em crianças a partir de 2 anos de idade.

Confira um artigo sobre o uso dos óleos essenciais em bebês e crianças.

Óleo essencial de Ylang ylang

O óleo essencial de ylang ylang atua como antisséptico o que desfavorece o crescimento microbiano em feridas e infecções, com isso auxilia o processo de cicatrização. Ele ainda regula a produção de sebo na pele.

A seborreia é uma doença causada pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas, que resulta em produção de sebo desregulada e consequente infecção das células epidérmicas. O óleo de ylang auxilia na cura da inflamação das glândulas e no tratamento da infecção da pele.

Além disso, ele também ajuda na regeneração de células epidérmicas, suavizando traços finos de expressão e melhorando a elasticidade da pele.

Conheça outros óleos essenciais para rotina de beleza

Gerânio: O óleo essencial de gerânio é ideal para todos tipos de pele, exceto aquelas que são muito sensíveis. Mas por outro lado, a pele seca pode desfrutar de uma melhoria do tônus e do brilho

Sândalo: Entre os óleos essenciais para a pele, este é o que tem a melhor propriedade antisséptica. É ideal para hidratar a pele, sendo muitas vezes utilizado por quem sofre de varizes e excesso de espinhas, como acnes.

Rosas: Esse é o óleo queridinho das mulheres o óleo essencial de rosa. Excelente para a mulher no período de menstruação, depressão e também as rugas que tanto incomodam a maioria das mulheres. Certamente, o seu grau de hidratação é extremamente alto e pode ser essencial ter um óleo de rosas sempre por perto.

Malaleuca – As propriedades do óleo essencial de melaleuca estão definitivamente mais ligadas a recuperação da pele contra fungos e bactérias. Existem vários problemas da pele que podem ser facilmente minimizados com o uso desse óleo bactericida. Mais importante, ele é um excelente cicatrizante, ideal para quem sofre de psoríase, pele oleosa, com manchas e acne.

Acima de tudo, cada óleo tem a sua forma de utilização, não podemos esquecer a  importância de diluir qualquer um desses óleos em um óleo transportador antes de aplicar e usa-los em sua rotina de beleza..

Nunca coloque óleos puros diretamente em sua pele

Os mais comuns para ajudar a diluir são os óleo de jojoba, semente de uva e óleo de abacate. Os óleos transportadores que são muito nutritivos para a pele são macadâmia, rosa mosqueta e amêndoa doce.

Também existem inúmeras maneiras de integrar os óleos essenciais à sua rotina de cuidados com o corpo. Ou seja, a maneira mais simples de fazer isso é colocar um pouco de óleo em seus produtos favoritos para o corpo, sem perfume ou levemente perfumados.

Loções e cremes: Aloe, lavanda e incenso são os melhores óleos para se misturar em hidratantes para uma pele mais macia. Para uma combinação suave da pele, esses óleos essenciais não podem ser vencidos, fique atento a isso.

Esfoliante corporal suave: A adição de óleo essencial de laranja doce e gerânio, com uma mistura de 1/8 xícara de bicarbonato de sódio e água. Certamente, a laranja doce ajuda a tonificar a pele, e o gerânio serve para equilibrar e clarear.

Um alerta importante sobre os óleos cítricos como os de laranja e gerânio, é que são foto tóxicos. Consequentemente podem causar irritação na pele quando a mesma está exposta ao sol. Evite usá-los em qualquer cuidado com a pele se você planeja sair ao sol. Enquanto isso, espere 8 a 12 horas antes de sair para o exterior, se você usar um óleo cítrico.

Perfume: você pode comprar óleos essenciais roll-on pré-diluídos que podem atuar como um perfume natural. O perfume vai durar o dia todo e fornecer um efeito de refrescante natural para você ao longo do dia.

rotina de beleza
Rotina de beleza através dos óleos essenciais

A beleza dos Cabelos com óleos essenciais

Manter os cabelos sempre macios, brilhantes e saudáveis é um desafio para as mulheres. Portanto, esses óleos preservam a umidade natural dos fios, são hidratantes, nutritivos, reconstrutores e antioxidantes. Além de protegerem contra agressões externas como o vento e a poluição. Então, bora anotar!

Cabelos finos

Use óleos essenciais de sua escolha, sendo eles óleo essencial de canela ou hortelã-pimenta. Recomenda-se ainda, misturar uma substância transportadora como azeite ou mel. Acima de tudo, essa misturinha maravilhosa promove crescimento capilar e evita a queda dos fios.

Normal a seco

Misture alecrim com óleo de coco ou óleo de abacate para obter uma máscara capilar refrescante e hidratante. Ou seja, o alecrim tem um aroma herbáceo fresco e propriedades purificadoras.

Utilize a proporção: 3 gotas de óleo essencial para até 4 colheres de sopa de óleo vegetal coco ou oliva. Lembrando que a quantidade de óleo a ser usado depende do comprimento do cabelo. No entanto, para cabelos curtos, basta 1 colher de óleo vegetal e/ou até 4 colheres para os mais longos.

A aplicação começa com uma massagem no couro cabeludo e um pouco da mistura dos óleos escolhidos por você. Posteriormente, vai puxando o óleo para as pontas em movimento suave até umectar todo o cabelo.

Depois disso, aguarde de 15 a 20 minutos e lave como de costume. Isso pode ser feito sempre que puder para manter sua rotina de beleza.

rotina de beleza
Mulher cuidando das unhas dos pés em sua rotina de beleza

Como usar óleos essenciais nas Unhas

Os óleos essenciais são maravilhosos para cuidar e tratar das unhas. No entanto, é importante saber que é necessário retira-los antes de esmalta-las. Enquanto isso, você pode fazer um tratamento nutritivo das cutículas para mantê-las sempre fortes e saudáveis.

Em cada unha e cutícula, massageie uma ou duas gotas de óleo para obter maiores resultados. Assim sendo, recomendamos o uso do óleo essencial de amêndoa doce, de lavanda, tea tree ou coentro.

Sobretudo você também pode adicionar óleo essencial de limão ou outro óleo cítrico de sua preferência ao transportador, para dar mais brilho e limpeza em suas unhas.

Confira um artigo e saiba como cuidar de unhas fracas e quebradiças.

 

rotina de beleza
Para sua rotina de beleza, faça banhos relaxantes com óleos essenciais

Sinta a essência dos óleos no seu banho

Os óleos essenciais podem transformar sua rotina diária de banho em um tratamento de spa em apenas alguns minutos. Ou seja, coloque várias gotas de óleo essencial de eucalipto limão ou herbal, no chão do chuveiro antes de escorrer a água.

Deixe a água quente atingir o chão por alguns minutos e depois entre no chuveiro. Dessa forma você criou uma mini sauna com óleos revigorantes.

Os especialistas enfatizam a importância de diluir qualquer óleo essencial puro antes de usá-lo diretamente na pele. Desse modo, entendem o valor de integrar os benefícios naturais e abundantes dos óleos essenciais em sua rotina de beleza.

Conclusão

Em conclusão, devemos aprender a amar nosso corpo, pois é uma parte muito importante, requer atenção plena e autocuidado. Ou seja, coloque o poder da natureza de volta em suas mãos usando óleos essenciais para criar suas próprias receitas de beleza.

Não deixe de nos acompanhar aqui no site e através de nossas redes sociais para mais novidades sobre óleos essenciais.

Obrigado e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!