4 óleos essenciais para Queimaduras Solares

Queimadura solar é quando a pessoa fica exposta durante muito tempo ao sol quente e outras formas de luz ultravioleta, e sem usar protetores solares. Saiba como usar esses 4 óleos essenciais para queimaduras solares, e aproveitar todos os benefícios deles para sua pele.

Portanto, qualquer pessoa sabe que ao ficar muito tempo exposto ao sol é necessário corre o risco de ter uma insolação (é uma condição que ocorre quando uma pessoa fica em exposição ao sol e ao calor intenso.)

É necessário se prevenir e usar sempre um filtro solar de excelente qualidade é o mais recomendado, de preferência orgânico e não tóxicos. Os danos causados pelo excesso de sol podem trazer muitos transtornos, como por exemplo muita e dor e vermelhidão na pele.

óleos essenciais para queimaduras
4 frascos com óleos essenciais para queimaduras solares

Óleos essenciais para queimaduras solares

Geralmente quem tem a pele branca costuma ter mais sensibilidade. Por isso precisam usar muito protetor solar de qualidade. Como isso acontece muito durante o verão, quando as pessoas querem aproveitar toda a estação para pegar aquele bronzeado dos sonhos.

No entanto, pode acontecer com qualquer pessoa, saiba que existem remédios naturais que ajudam muito no processo de recuperação, que é a aromaterapia. No entanto, se o caso for mais sério com queimaduras mais graves, é preciso levar a pessoa para uma consulta com um médico dermatologista.

Use esses óleos essenciais para queimaduras, mas saiba que existem quantidades diferentes para crianças, idosos e ainda para mulheres gestantes. É importante usar corretamente, para adultos são 3 gotas de óleo essencial para uma colher de sopa de óleo vegetal.

A princípio essa é a medida para se ter base, mas em todo caso é sempre bom buscar informações com um aromaterapeuta. Pois o mesmo está capacitado a oferecer orientações corretas que podem acelerar a melhora das queimaduras, evitando assim maiores sofrimentos.

 

Principais sintomas de queimaduras

Alguns dos sintomas de queimaduras solares abaixo:

  • Pele vermelha ou rosa
  • Pele quente / quente e macia
  • Comichão na pele
  • Inchaço e dor leve.

É normal aparecerem bolhas durante o período de melhora e restauração da pele.

Alguns sintomas que são mais graves no caso das queimaduras causadas pelo sol, podem ocorrer dores de cabeça, fadiga, sudorese, febre e náuseas. Mesmo tendo a possibilidade de fazer tratamento em casa usando óleos essenciais para queimaduras, é preciso consultar um profissional dermatologista.

Ressaltamos que os óleos essenciais aqui descritos, são recomendados para aliviar dores de queimaduras solares. Não se pode usar esses óleos essenciais no corpo em lugar dos protetores recomendados. Portanto, precisam e devem ser evitados de serem usados antes dos protetores, somente em caso de queimaduras solares.

Óleo essencial de lavanda
Frasco com óleo essencial de lavanda

Óleo essencial de lavanda super indicado

Em caso de inflamações e com presença de pus, não se pode usar qualquer tipo de gel, loção ou óleo de aromaterapia. Ela é exclusiva pela beleza de suas flores que são azul-violeta e folhas estreitas e lineares, é extraído da planta e formado um autêntico óleo essencial de lavanda.

O óleo essencial de lavanda possui muitas propriedades anti-inflamatórias e ainda analgésicas, por isso que é excelente para trazer suavidade e cuidados essenciais no caso de queimadura solar.

Segundo estudos realizados o processo de cicatrização de uma ferida, é exatamente quando a pele prejudicada responde por meio de inflamação, coagulação de sangue e formação ou remodelação dos tecidos atingidos.

É um tipo de tratamento similar ao de queimaduras solares, quando se aplica o óleo de lavanda o resultado é sempre positivo.

Uma receitinha que funciona muito bem, é quando misturamos óleo essencial de lavanda e óleo de sândalo, ou óleo essencial de helichrysum, tudo junto com um loção sem perfume ou algum tipo de gel de aloe vera, é maravilhoso para aliviar e tratar as queimaduras causadas pelo excesso de sol.

 

Óleo essencial de benjoim para queimaduras

Você já ouviu falar no óleo essencial de benjoim? É uma árvore tropical enorme da Indonésia. Por possuir flores brancas e folhas cítricas, o óleo essencial é retirado da resina encontrada nessa árvore, portanto não é um óleo essencial de verdade.

No entanto, o óleo essencial de benjoim possui um doce aroma, chocolate-baunilha e balsâmico. A principal ação dele é de ser anti-inflamatória, sedativa e antisséptica, ideal par cuidar e tratar de queimaduras solares.

Alguns profissionais em aromaterapia declaram com firmeza que o benjoim é benéfico para ser usado em pele inflamada, pois sua ação promove a cura da pele mutuamente.

 

Óleo essencial Helichrysum super eficaz

Helichrysum é uma pequena erva oriunda da região do Mediterrâneo, possui flores amarelas que brilham, elas são usadas para que seja extraído o óleo essencial. Esse óleo também é muito conhecido pela riqueza de seu aroma, pois é muito parecido com o mel.

Um excelente aliado na cura da pele, pois possui propriedades que são anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobiana. No entanto, pesquisadores discutem as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do Helichrysum italicum.

Entende-se que os extratos retirados da parte alta da planta possuíam propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

 

Óleo essencial de sândalo ótimo para queimaduras solares

O óleo essencial de sândalo tem um aroma profundo e balsâmico-amadeirado. Ele contém o principal componente químico dos álcoois. Isso o torna ideal para uso como um óleo essencial anti-inflamatório, antibacteriano e calmante da pele.

O óleo essencial de sândalo possui um gostoso e profundo aroma balsâmico-amadeirado. O mesmo contém um importante componente químico dos álcoois.

Você pode misturar óleo essencial de sândalo com lavanda e rosa, para ter melhores resultados no tratamento de queimaduras solares. Junte a essa mistura um óleo transportador, como um óleo de damasco ou mesmo óleo tamanu, isso age e ajuda no alívio dessas queimaduras. Faça massagens em torno da área afetada após o banho.

óleos essenciais para queimaduras solares
Mulher usando gel aloe vera para evitar queimaduras solares

Como usar óleos essenciais para queimaduras solares

Como vimos para usar óleos essenciais em queimaduras causadas pelo excesso de sol, deve se usar uma base de óleo veicular, gel de Aloe vera ou ainda uma loção sem cheiro a 2% para uso normal.

No caso de idosos com mais de 65 anos, use a metade dessa diluição, quer dizer 1%. E para as grávidas ou com bebês e crianças pequenas, é indispensável consultar um Aromaterapeuta, antes de iniciar usar esse tratamento.

Para cuidar das suas queimaduras solares com óleos essenciais faça essa receitinha, você vai precisar de:
– 4 gotas de óleo essencial de lavanda;
– 1 colher de chá de óleo graxo de coco, calêndula ou óleo amêndoas doce (você também pode usar 10 gramas de gel ao invés dos óleos graxos).
Realize a mistura de todos os óleos e aplique localmente sobre a pele sensibilizada. Aplique algumas gotas localmente, 4 a 5 vezes por dia no 1º dia, depois 2 a 3 vezes por dia, nos 2 próximos dias.
Atenção: esta mistura pode ser aplicada em crianças a partir de oito anos de idade.

Importante saber que se você qualquer de reação adversas a essas misturas de óleos essências, tais como: náuseas, dor de cabeça, erupção cutânea, etc, precisa parar de usar urgentemente os óleos e passar em consulta com um médico de sua confiança.

Misture uma gota de óleo essencial de lavanda no gel de aloe vera e aplique a mistura na área afetada da pele. Isso dará um alívio imediato das queimadura de sol.

Além disso, se a queimadura solar se espalhar por uma grande área da pele, tudo o que você precisa fazer é misturar um punhado de aveia e 7 a 8 gotas de óleo de lavanda em uma banheira de água morna. Mexa delicadamente o banho com a mão e mergulhe nele. Alívio imediato.

Para conhecer mais sobre o poder dos óleos essenciais, continue nos acompanhando em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

Obrigado e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *