Picadas de insetos – 8 óleos essenciais para tratar

As picadas de insetos são uma ocorrência muito comum, especialmente nas estações primavera e verão. A maioria das picadas são inofensivas, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como coceira, vermelhidão, inchaço e dor leve.

Para tratar as picadas de insetos, por que não considerar uma abordagem mais natural na forma de óleos essenciais, como por exemplo o uso de repelente naturais em vez de procurar produtos químicos?

Esses óleos potentes são destilados das plantas e têm uma longa história de uso no tratamento de uma grande variedade de doenças, servem ainda para serem usados em sua rotina de beleza, para dar mais sabor a alguns pratos culinários e ainda para melhorar locais onde teve picadas de insetos.

Picadas de insetos
Braço de uma pessoa com picadas por insetos

 

8 óleos essenciais para picadas de insetos

É preciso ficar atento quando o assunto é picadas de insetos, tendo em vista que muitas vezes, uma simples picada pode causar grandes transtornos. Quando uma pessoa é alérgica isso pode se tornar um problema.

Abaixo, listamos oito dos melhores óleos essenciais que efetivamente ajudam melhorar e cicatrizar muito mais rápido as picadas de insetos – seja de mosquitos, formigas, pulgas ou outros insetos irritantes, e ajudando aliviar seus sintomas. Bora conferir!

1. Óleo essencial de hortelã-pimenta

O primeiro da lista é o óleo essencial de hortelã-pimenta, pois o mesmo é extremamente versátil e muito usado para aliviar dores e inchaços. Portanto, quando aplicado na pele diluído em um óleo transportador, ele exerce uma sensação muito boa de resfriamento, exatamente o que você precisa depois de ser picado por um inseto.

É ainda, recomendado para mulheres grávidas passarem na barriga quando fica coçando, segundo mulheres que fizeram uso do óleo essencial de hortelã-pimenta, elas experimentaram um alívio significativo dos sintomas quando fizeram uso do mesmo.

Além de interromper a picada, aliviar a dor e a coceira, o óleo essencial de hortelã-pimenta também atua como um agente antimicrobiano que reduz o risco de a picada ser infectada. Esses benefícios significam que o óleo de hortelã-pimenta pode acelerar o processo de cicatrização. Além do mais, o cheiro de hortelã-pimenta pode impedir que outros insetos cheguem perto de você!

2. Óleo de Tea Tree

O óleo essencial de melaleuca ou também conhecido como árvore do chá e tea tree, é um potente óleo antisséptico, antibacteriano e antifúngico. Usado há centenas de anos para tratar uma variedade de queixas de pele, ele também atua como um excelente remédio para picadas de insetos.

Estudos sugerem que o óleo essencial de melaleuca (árvore do chá) é um anti-histamínico natural, reduzindo as reações alérgicas do corpo e as sensações de coceira. Muitas pessoas que usam óleo de tea tree para as incômodas picadas, dizem que ele alivia rapidamente o inchaço e a coceira, enquanto as propriedades antibacterianas do óleo impedem o crescimento bacteriano e reduzem o risco de infecção.

3. Óleo essencial de lavanda

Famoso por seus efeitos calmantes e melhoradores de humor, o óleo essencial de lavanda é tradicionalmente usado para aliviar a dor de queimaduras e picadas.

Suas propriedades analgésicas diminuem a dor e acalmam a mente após uma picada de inseto, com vários estudos relatando as propriedades analgésicas do óleo essencial de lavanda. Em 2013, descobriu que crianças que tiveram suas amígdalas removidas poderiam reduzir o uso de analgésicos após inalar o perfume do óleo essencial de lavanda.

Da mesma forma, pacientes adultos com enxaqueca descobriram que inalar o perfume de lavanda por quinze minutos reduzia a gravidade de sua dor. E no caso quando usado após picadas dos insetos, ele trouxe alívio na dor.

Óleo Essencial de Alecrim

4. Óleo Essencial de Alecrim

Com uma fragrância amadeirada distinta e inúmeras aplicações, o óleo essencial de alecrim é um produto indispensável para ter em mãos, ele serve pra ser usado em várias ocasiões.

O alecrim possui propriedades anti-inflamatórias potentes, o que significa que rapidamente alivia a dor e o inchaço causados ​​por picadas de insetos. Sua atividade antimicrobiana ainda reduz o risco de infecção da pele.

E o alecrim é um inseticida natural popular que você precisa ter.

 

5. Óleo Essencial de Cânfora

O óleo essencial de cânfora é ideal para o tratamento de picadas, graças às suas propriedades antissépticas, anestésicas e anti-inflamatórias. Também atua como um inseticida leve, possui aroma suave.

Para aliviar a coceira incessante, a cânfora aquece suavemente a pele e oculta os sintomas, perfeito para tratar as picadas frequentes de pernilongos, evitando assim a necessidade de usar produtos químicos com cheiro forte. 

6. Óleo Essencial de Camomila

Conhecido como uma planta calmante, o óleo essencial de camomila, pode aliviar a dor física e também reduzir o sofrimento emocional.

Foi demonstrado que o óleo essencial de camomila possui propriedades anti-inflamatórias que impedem o prurido, a queima e o inchaço causados ​​pelas picadas de insetos.

Pode até ser mais eficaz do que alguns tratamentos sem receita para irritação da pele. Conforme pesquisas compararam uma compressa de camomila a um creme de hidrocortisona a 1%, eles descobriram que os tratamentos de camomila duas vezes ao dia aceleravam significativamente a cicatrização das lesões, além de reduzir a dor e o inchaço.

7. Óleo essencial de capim-limão

Para tratar as picadas de insetos e reduzir o risco de contrair doenças transmitidas por insetos, graças às propriedades antimicrobianas do óleo essencial de capim-limão ele é super indicado, além disso, este óleo antisséptico também possui efeitos anti-inflamatórios.

Você também pode usar o óleo essencial de capim-limão para melhorar seu humor, relaxar seus músculos, aliviar dores de cabeça e repelir insetos, tudo de bom não é verdade?

Óleo Essencial de Manjericão

8. Óleo Essencial de Manjericão

Com atividade antimicrobiana natural e rica em antioxidantes, o óleo essencial de manjericão trata picadas de insetos e outras feridas também. Ajuda a prevenir infecções, aliviar a irritação e acelerar a cicatrização. Como inseticida natural, o óleo essencial de manjericão também reduzirá a probabilidade de ser picado novamente!

O manjericão também é conhecido por acalmar problemas digestivos, aliviar dores de cabeça e a congestão nasal.

Como usar óleos essenciais para curar picadas de insetos

Os óleos essenciais podem ser usados ​​de diferentes maneiras para tratar a dor, prurido e inflamação associados às picadas de insetos. O método utilizado dependerá de sua preferência pessoal e do óleo específico que você escolher.

Aqui estão algumas maneiras gerais de usar óleos essenciais para picadas de insetos:

Aplicação tópica direta

A aplicação tópica de um óleo essencial significa colocá-lo na pele. A maioria dos óleos precisa ser diluída com outro óleo, conhecido como óleo transportador. Outros, no entanto, podem ser aplicados não diluídos.

Óleos muito potentes como cânfora, alecrim e tea tree – devem ser diluídos antes de colocar diretamente na pele. Você pode misturar seis gotas desses óleos com uma colher de sopa de óleo transportador.

No entanto, óleo essencial de lavanda e camomila geralmente podem ser aplicados sem diluir. Mas se você tem pele mais sensível, convém misturá-los com um óleo transportador para reduzir o risco de irritação.

Aplique topicamente óleos essenciais até três vezes ao dia para curar picadas de insetos. Se você tiver qualquer reação adversa, interrompa o uso imediatamente. Leia nosso guia completo 2021 sobre segurança de óleos essenciais.

Loções e sprays de óleos essenciais

Como alternativa à aplicação direta, você pode misturar óleos essenciais em uma loção como de calamina. Ou então, você pode fazer sua própria loção ou pomada partir do zero. Esta mistura com óleo essencial de lavanda e hortelã-pimenta é uma opção brilhante.

Para uma pomada, misture um ou mais óleos essenciais com óleo de coco ou cera de abelha.

Para fazer um spray diluído, misture três gotas de óleo essencial, três gotas de óleo transportador e uma medida de 30ml de água. Despeje a mistura em um frasco de spray de vidro e aplique no local das picadas de insetos para alívio rápido. Certifique-se de agitar bem o frasco antes de cada aplicação.

Banhos com óleos essenciais

Pessoas com picadas em várias áreas do corpo podem sentir alívio generalizado de coceira, inchaço e dor ao tomar um banho com óleos essenciais.

Adicione quinze a trinta gotas de óleo ao seu banho e deixe de molho por até trinta minutos. Picadas muito dolorosas podem exigir tratamento tópico direto após o banho.

Para efeitos anti-coceira extras, adicione aveia ou bicarbonato de sódio à água. Ou então, por que não derreter esse calmante banho de lavanda e aveia ?

Inalação de óleos essenciais
Difusor para óleos essenciais

Inalação

A maioria dos óleos essenciais deve ser aplicada à pele para tratar picadas de insetos. No entanto, pesquisas sugerem que a inalação de alguns óleos (geralmente lavanda) é suficiente para reduzir sua percepção da dor.

Portanto, se você tem uma pele muito sensível e a dor é seu único sintoma, você pode se sentir aliviado ao inalar o óleo essencial de lavanda no frasco ou adicioná-lo ao seu difusor de óleo essencial .

Óleos essenciais para evitar picadas de insetos

Embora os óleos essenciais listados acima sejam excelentes para auxiliar nas dores e inchaços de picadas de insetos e seus sintomas, nem todos os óleos essenciais são adequados para aplicação em peles irritadas.

Os seguintes óleos devem ser evitados na maioria das picadas de insetos:

  • Citronela
  • Eucalipto
  • Louro
  • Canela
  • Funcho
  • Orégano
  • Salsinha
  • Sálvia Sclarea
  • Tomilho

Tratar picadas de insetos naturalmente com óleos essenciais

As picadas de insetos não são apenas irritantes, podem ser dolorosas e sempre há o risco de serem infectadas, especialmente se você as coçar muito. Os óleos essenciais são excelentes para ajudar no tratamento de muitas doenças.

Um remédio 100% natural que também serve para picadas de insetos. Quando usado corretamente, há relativamente poucos efeitos colaterais associados ao seu uso.

No entanto, pessoas com pele muito sensível podem precisar de mais cuidado ao usar óleos essenciais, especialmente se nunca os usaram antes. Da mesma forma, existem várias diretrizes que devem ser seguidas ao usar óleos essenciais, como por exemplo durante a gravidez. E, como em qualquer tratamento, você deve encaminhar qualquer dúvida ao seu médico.

Se uma picada de inseto é muito dolorosa ou está causando uma reação alérgica (incluindo sintomas como falta de ar, dor no peito, diarreia e vômito), você deve procurar tratamento de emergência.

Use apenas óleos essenciais de alta qualidade

Quando se fala em tratamento de nossa saúde ou cuidados pessoais, devemos sempre prestar atenção ao adquirir produtos para o nosso uso. Existem alguns vendedores inescrupulosos de “óleos essenciais” que vendem óleos de baixa qualidade ou, às vezes, até falsos. Portanto, fique atento sempre quando for efetuar uma compra de seu óleo essencial, os de preço muito baixo, requer ainda mais atenção.

Confira nosso artigo que fala sobre 8 sinais de óleos essenciais falsos, e saiba mais! O uso de óleo essencial de baixa qualidade ou falso, pode causar problemas em sua pele ao invés de trazer benefícios.

Compartilhe conosco suas experiências com o uso de óleos essenciais. Nos siga em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *