10 melhores óleos essenciais para fortalecer sua IMUNIDADE

Todos os dias, nossos corpos são expostos a inúmeras toxinas e fatores que podem sobrecarregar nosso sistema imunológico, portanto hoje você vai conhecer nesse artigo, os 10 melhores óleos essenciais para fortalecer sua imunidade. Vem conferir como blindar sua imunidade e ter muito mais saúde, utilizando os benefícios dos óleos essenciais.

 

10 melhores óleos essenciais para fortalecer sua imunidade
Você blindando sua imunidade com óleos essenciais

Algumas coisas podemos controlar e outras não, mas isso não muda o fato de que nosso sistema imunológico sofre numerosos ataques todos os dias.  Em um indivíduo saudável, isso normalmente não é um problema.

No entanto, se o sistema imunológico estiver comprometido, isso pode levar a doenças ou possivelmente a problemas de saúde ainda mais sérios. Vamos conferir a seguir como isso ocorre.

 

Fatores que afetam o sistema imunológico

Muitos fatores podem afetar o sistema imunológico . Alguns dos mais comuns incluem:

  • Exposição à Toxina
  • Dieta
  • Exercício
  • Estresse
  • Sono
  • Exposição a doenças

O fato é que, não importa o quanto tentamos evitá-lo, nosso sistema imunológico acabará comprometido em algum ponto. Situações estressantes no trabalho, sono inadequado ou algum outro fator (ou fatores!) Inevitavelmente terão um impacto sobre o sistema imunológico e nossa saúde.

Nesse momento vivemos uma situação muito delicada em todo o mundo, em pleno ano de 2020 enfrentamos uma pandemia de corona vírus. O assunto é sério, todos esperamos uma vacina que possa combater o vírus covid19, porém sabemos que uma vacina para ser aprovada precisa de muitos testes e esse processo leva tempo, então o que fazer nessa situação?

Temos uma população dividida entre os que vão e os que não vão (ou não querem) tomar a vacina. Mas independente da sua decisão, enquanto a vacina não chega, a sua defesa é sua IMUNIDADE. É preciso fortalece-la e os Óleos Essenciais podem fazer isso da maneira mais eficaz possível!

Fortalecer o sistema imunológico passou a ser questão de sobrevivência

Aumentando a imunidade

Há muitas coisas que podemos fazer para aumentar a imunidade. Ter um sono de qualidade, ter uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e reduzir nossa carga de toxinas são coisas que têm um grande impacto em nossa imunidade.

No entanto, outra maneira pela qual podemos apoiar o sistema imunológico é adicionar alguns dos 10 melhores óleos essenciais à nossa rotina diária. Na verdade, existem vários óleos essenciais que podem ser usados ​​para imunidade.

Conhecendo os 10 melhores óleos essenciais para imunidade

Embora todos os óleos essenciais tenham propriedades antimicrobianas, eles diferem em geral nas suas composições. Abaixo, separamos os 10 melhores óleos essenciais mais comuns para imunidade.

Destacamos também alguns que contêm compostos antimicrobianos poderosos que podem ser especialmente úteis no combate a uma ampla gama de bactérias, vírus e fungos.

Sistema imunológico combatendo vírus e bactérias
Sistema imunológico combatendo vírus e bactérias

Além dos óleos essenciais para a imunidade, preparamos um artigo completo com óleos essenciais indispensáveis que você precisa ter em casa. Não deixe de conferir!

1. Óleo essencial de Lavanda

Por ser um óleo muito versátil, certamente o óleo essencial de lavanda será benéfica para a maioria das situações. É um óleo incrivelmente útil para quase tudo.

Especificamente para a imunidade, a lavanda é benéfica, pois pode não só ajudar a induzir uma boa noite de sono – encorajando seu corpo a obter o sono restaurador de que precisa, mas também é muito usada para reduzir o estresse.

O estresse e o sono são fatores que contribuem para a redução da imunidade. No entanto, outra maneira pela qual a lavanda ajuda na imunidade é com suas propriedades antioxidantes, protegendo as células dos radicais livres.

Assim como a lavanda traz calma e tranquilidade, outros óleos essenciais podem te ajudar com o estresse e ansiedade, fatores que podem sabotar sua imunidade. Confira quais são esses óleos no artigo completo que preparamos para você neste link. 

2. Óleo essencial de Limão

O óleo essencial de limão tem propriedades antibacterianas poderosas, por isso é um ingrediente comum em produtos de limpeza caseiros. É também um poderoso antioxidante, que pode ser benéfico para o sistema imunológico.

Além disso, é um óleo energizante, ajudando a melhorar o seu humor e a fazer você se sentir renovado e te deixando cheio de energia. Pesquisas recentes apontaram também que o óleo essencial de limão pode ser benéfico para proteger a saúde do fígado.

Sobre óleos energizantes e citros para despertar hormônios da alegria e disposição, temos um post muito legal sobre isso. Confira aqui!

Isso é muito significativo, considerando o fato de que o fígado desempenha um papel tão importante no sistema imunológico. Observe que o limão é um óleo essencial foto tóxico, por isso só deve ser usado na pele em diluições muito baixas e nunca se expor ao sol depois de usa-lo.

3. Óleo essencial de Eucalipto

Com suas poderosas propriedades antivirais e antibacterianas, o óleo essencial de eucalipto é outro óleo essencial ótimo para imunidade. Embora ele seja muito usado para o tratamento de doenças respiratórias, na verdade é benéfico para uma infinidade de situações.

Pode ajudar a combater várias doenças, como gripe, catapora, sarampo e muito mais. Além disso, é estimulante para o sistema imunológico, bem como para a mente. Observe que o óleo essencial de eucalipto deve ser usado com cautela e nunca no rosto de bebês ou crianças pequenas ou próximo a ele.

4. Óleo essencial de Hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um óleo incrivelmente versátil e eficaz. Tem propriedades antibacterianas e antifúngicas e é benéfico para vários problemas, desde micose a dores de cabeça e problemas digestivos.

No entanto, também é eficaz quando usado para proteger o corpo contra doenças como resfriados, febres e gripes, e pode até ajudar a animá-lo quando estiver se sentindo deprimido.

E assim como o óleo de eucalipto, o óleo essencial de hortelã-pimenta deve ser usado com cuidado e nunca no rosto de bebês ou crianças pequenas ou próximo a eles.

A árvore do chá (também chamado de tea tree e Melaleuca) é um óleo essencial indispensável em qualquer casa. Ele contém propriedades terapêuticas poderosas que são antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Isso o torna extremamente útil no combate a germes e uma infinidade de doenças.

E ainda por cima, é um dos óleos essenciais mais suaves, o que o torna benéfico para praticamente qualquer lar. A árvore do chá também é um imuno estimulante e há muito tempo é valorizada por suas propriedades antimicrobianas.

6. Óleo essencial de Orégano

O óleo essencial de Orégano é incrivelmente benéfico para aumentar a imunidade. Como a árvore do chá, é antibacteriano, antiviral e antifúngico, o que o torna fantástico para matar germes e prevenir doenças.

É considerado especialmente útil no combate a infecções e inflamações. É também um óleo essencial estimulante. No entanto, o orégano é um óleo muito potente.

Na verdade, é conhecido como um óleo “quente”, o que significa que pode induzir uma sensação de aquecimento e pode causar algum tipo de irritação na pele. Por esse motivo, deve ser usado com extremo cuidado.

Orégano nunca deve ser usado em crianças, mães grávidas ou lactantes. Também deve ser usado em diluições muito baixas e nunca não diluído ou usado em pele sensível. De longe, a maneira mais segura de usar o óleo essencial de orégano é a difusão.

7. Óleo de Neroli

O óleo de neroli é considerado especialmente benéfico para aumentar a imunidade. É também um  antibacteriano, antiviral e antifúngico, e é terapêutico no auxílio de vários problemas existentes

Além de ser benéfico para problemas respiratórios, também é útil no combate a resfriados, febre e gripe. neroli também é um óleo essencial estimulante e é útil para se livrar de parasitas no combate a infecções e germes.

8. Óleo essencial de Palmarosa

Palmarosa também faz distinção por ser um dos melhores óleos essenciais para a imunidade. Normalmente, você pode encontrar palmarosa sendo usada em produtos para a pele devido à sua capacidade de apoiar a saúde da pele de várias maneiras.

No entanto, com tantas propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, também pode ser usado para combater uma série de doenças. Composto principalmente por geraniol, palmarosa é um estimulante do sistema imunológico.

Além disso, por ser um dos óleos essenciais mais suaves, pode ser usado na maioria das pessoas.

9. Óleo essencial de Alecrim

Muito versátil, o óleo essencial de alecrim é outro óleo essencial benéfico para a imunidade. Com poderosas propriedades antimicrobianas, é frequentemente usado no combate a doenças, especialmente as respiratórias.

Por causa de sua alta porcentagem de cineol, o alecrim é considerado um estimulante para as glândulas do sistema respiratório. Além disso, é um imuno estimulante, portanto, não só pode ajudar a proteger o corpo, lutando contra os germes, mas também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Observe que o alecrim deve ser usado com cuidado e nunca no rosto de bebês ou crianças pequenas.

10. Óleo essencial de Cravo

O óleo essencial de cravo é um ingrediente comum em muitas misturas de imunidade a óleos essenciais, e por um bom motivo. É antibacteriano, antiviral e antifúngico e também é considerado um poderoso antisséptico.

Não é apenas benéfico para problemas digestivos, mas é frequentemente usado para saúde bucal e infecções gerais, bem como para combater resfriados e gripes. Devido às suas fortes propriedades antimicrobianas, o cravo é uma ótima opção a ser considerada ao usar óleos essenciais para imunidade.

Mistura de óleos essenciais para sua imunidade
Mistura de óleos essenciais para sua imunidade

Misturas dos 10 melhores óleos essenciais para imunidade

Embora qualquer um dos 10 melhores óleos essenciais acima possa ser usado em uma mistura de suporte imunológico, vamos te passar duas receitas simples que seriam especialmente benéficas quando difundidas por toda a casa para ajudar a aumentar a imunidade e purificar o ar.

No entanto, sinta-se à vontade para trocar quaisquer óleos que atendam às suas necessidades e ajustar as quantidades de acordo com as instruções do difusor.

Mistura de imunidade 

  • Lavanda – 3 gotas
  • Eucalipto – 2 gotas
  • Alecrim – 2 gotas
  • Neroli – 2 gotas
  • Orégano – 1 gota
  • Palmarosa – 3 gotas
  • Limão – 2 gotas
  • Melaleuca – 2 gotas
  • Hortelã-Pimenta – 2 gotas
  • Cravo – 1 gota

Sabemos que existem muitos fatores que podem impactar negativamente o sistema imunológico. Uma dieta pobre, falta de sono e sedentarismo, exposição a toxinas e estresse podem ter um efeito negativo sobre nossa imunidade e saúde em geral.

Por isso é importante ter certeza de que estamos fazendo tudo o que podemos para fortalecer a imunidade. Os óleos essenciais podem ser especialmente benéficos para o sistema imunológico devido às suas propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

Eles não apenas podem ajudar a combater uma ampla gama de patógenos, mas também podem estimular o sistema imunológico. Portanto, da próxima vez que seu sistema imunológico for atingido, você pode considerar a adição de óleos essenciais à sua rotina de reforço imunológico.

 

Recuperando seu olfato e paladar com óleos essenciais

Um dos principais sintomas do covid 19 é a perda do paladar e do olfato por um tempo determinado. Quando inalamos um óleo essencial, as moléculas aromáticas passam pela cavidade nasal em direção aos neurônios e bulbos olfativos, até chegar no sistema límbico, que é o responsável pelos comportamentos e emoções.

Ativando nosso hipotálamo, que é responsável pela produção de hormônios que controlam nossas funções fisiológicas, como apetite e comportamental sexual e ainda o hipocampo que é responsável pelas memórias olfativas.

Por meio do olfato, as propriedades de cada óleo chega ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. Em pesquisa realizada, uma equipe de pesquisadores descobriram que os pacientes que usam óleos essenciais têm duas vezes mais chances de melhorar seu olfato do que aqueles que não utilizavam.

Isso ocorre porque os óleos essenciais tendem a ter uma molécula de odor distinta. Portanto, cheirá-los pode ser uma maneira de concentrar sua atenção no que esse perfume específico costumava significar ou em que tipo de lembranças ele desperta.

Dessa maneira, ao sentir o cheiro dos óleos de uma variedade de famílias você estimula múltiplas facetas de odor a voltar. Você pode inalar os óleos citrus, de flores e plantas.

 

Como respirar melhor com a máscara

Usar máscara facial se tornou uma realidade para a população mundial desde que teve início a pandemia do novo corona vírus.

O acessório atua como uma barreira física e é um aliado contra a contaminação da doença, pois evita que gotículas salivares sejam compartilhadas entre as pessoas. Respirar usando essa proteção, no entanto, tem sido um motivo de queixa.

A solução pode ser mais simples do que o imaginado. Uma maneira fácil de respirar melhor é pingar uma gota de óleo essencial de eucalipto glóbulos na lateral da máscara, de preferência próximo aos lábios.

Esse óleo é indicado para o trato respiratório, pois é antiviral, anti-infeccioso e antibacteriano. A substância precisa ser aplicada de duas em duas horas.

Obs: Importante lembrar que cada organismo reage de uma maneira, persistindo os sintomas procure um médico.

Espero que esse artigo dos 10 melhores óleos essenciais para a imunidade tenha sido útil para você. Se quiser saber mais sobre óleos essenciais continue nos acompanhando através de nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *