6 Benefícios dos Óleos Essenciais para sua Saúde

Se você acompanha o nosso site, já deve saber da importância em incluir óleos essenciais na sua rotina. Eles podem ser novidade para você, mas na verdade, são usados a muitos anos, tanto na aromaterapia como na medicina alternativa.

Então, aproveite a leitura porque hoje vamos ressaltar 6 benefícios dos óleos essenciais para sua saúde. Você vai adorar!

Eles são fortes aliados nos tratamentos de saúde, excelentes para cuidados com a beleza, perfeito para aromatizar ambientes, tem suas funcionalidades na culinária e ideal para usar nos animais de estimação por falar nisso, confira os 7 óleos mais indicados para cachorro.

Benefícios dos óleos essenciais para sua saúde

Os óleos essenciais estão com força total no mercado, ganhando espaço nas prateleiras de cosméticos e drogarias. Extraídos das plantas de suas folhas, flores e raízes, eles surgem como uma opção natural para os mais variados tipos de tratamentos, mostrando eficácia e ótimos resultados para quem os inclui em sua rotina diária.

Eles são excelentes para impulsionar o sistema imunológico e contribuem muito para combater infecções, possuem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Cada vez mais as pessoas estão buscando informações e aproveitando todos os benefícios que os óleos essenciais tem em suas essências.

Porque sentimos dores?

A dor é essencial, pois é um sistema de alarme emitido pelo seu corpo, avisando-o de que algo não está bem em sua saúde. Imagine se você não sentisse dor quando se machucasse, isso poderia levar a sérias complicações, portando, sentir dor não é bom mas é um mal necessário.

Por isso o uso dos óleos essenciais estão cada vez mais populares, pois é uma forma de se cuidar, evitando o uso de medicamentos manipulados. Contudo, é sempre recomendável a procura de um profissional da saúde caso os problemas persistam.

1 – Óleos essenciais para impulsionar o sistema imunológico

Uma forma de aproveitar todos os benefícios dos óleos essenciais é sabendo o que cada um pode oferecer, pois cada óleo tem sua essência e especialidade. Assim sendo, podem impulsionar o sistema imunológico de uma maneira totalmente natural.

Os óleos essenciais que podem impulsionar o sistema imunológico são: hortelã-pimenta, incenso, canela, gengibre, limão, orégano, mirra e eucalipto.

No entanto, um óleo pode servir como antibacteriano mas não como antiviral. E para isso esses óleos combatem algum tipo de infecção, induzindo a produção de glóbulos brancos. Porém outros óleos podem intensificar o desenvolvimento de novas células para estimular mais rápido a cicatrização.

2 – Óleos essenciais para alívio de dores no corpo

Os óleos essenciais são muito eficazes no alivio de dores, pois reduzem as inflamações e citocinas relativas à dor. Um excelente antiespasmódico e analgésico é o óleo essencial de hortelã-pimenta, é ótimo para amenizar a dor, a tensão e a pressão.

Algumas dores se manifestam com reações exagerada, pois é seu corpo sendo alertado, e as vezes dores irritantes como a fibromialgia ou a neuralgia pós-herpética.

O óleo essencial de lavanda é uma opção muito utilizada para amenizar as dores no corpo. Por conter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ele elimina as dores e ainda incentiva a produção de dopamina, que é a responsável pela sensação de bem-estar e alegria.

Os óleos essenciais mais indicados para aliviar dores são: tomilho, lavanda, hortelã-pimenta, mirra, camomila, eucalipto, alecrim, açafrão, incenso e gengibre.

 

6 benefícios dos óleos essenciais para sua saúde
5 frascos contendo óleos essenciais para sua saúde

3 – Cuidando da pele com óleos essenciais

Para tratar as acnes que são lesões definidas por espinhas e cravos, use óleos essenciais que tenham ações anti-inflamatórias e antibacterianas. Não deixe de conferir os 15 óleos essenciais mais eficazes para sua pele.

Os óleos essenciais como Incenso, Gerânio, Lavanda, Rosa, Tea Tree e Ylang Ylang, são os mais recomendados.

Esses óleos ajudam na circulação do sangue nas áreas afetadas, inclusive melhoram hematomas, cortes, queimaduras entre outros benefícios. É importante saber que cada tipo de pele é diferente, e portanto, precisa passar em consulta com um dermatologista, antes de iniciar uso desses óleos essenciais.

4 – Óleos essenciais para crescimento do cabelo

Muitas são as causas que podem levar a queda de cabelos. Por exemplo: uso em excesso de produtos químicos, falta de vitamina no organismo, estresse emocional e físico, alergias, menopausa e até hereditariedade, tudo isso pode influenciar na perda de cabelos.

Os melhores óleos essenciais para o crescimento do cabelo são lavanda, óleo essencial de capim-limão, hortelã-pimenta, alecrim e cedro. No entanto alguns óleos são fundamentais para tratar essa causa, óleo essencial de lavanda é mais um deles, possui um estimulador maravilhoso que auxilia no crescimento e fortalecimento dos fios capilares.

Recomendamos a leitura de um artigo sobre receitas com óleos essenciais para ter cabelo de revista.

5 – Óleos essenciais para trato de problemas digestivos

Para tratar problemas digestivos que muitas vezes são crônicos, sabendo porem que isso não é doença. Mas são alguns indícios que algo gastrointestinais não está bem, no entanto, podem trazer transtornos como vômito, azia, diarreia, espasmos estomacais e outros sintomas.

Para ajudar na digestão e ter um sistema digestivo mais eficiente em absorver as gorduras, nutrientes e proteínas ingeridas pela alimentação.

Um dos mais potentes e recomendados é o óleo essencial de gengibre, possui propriedades antiespasmódicas, que age como calmante nas paredes intestinais.

O óleo de gengibre também tem efeito para eliminar gases de seu corpo. O gengibre também é um excelente remédio comprovado para aquelas indesejáveis náuseas e vômitos durante a gravidez. Além disso tem ainda para ajudar na digestão óleos essências de hortelã-pimenta, erva-doce, cardamomo e hortelã. Evite medicamentos sintéticos, use óleos essenciais, são 100% puros e naturais.

 

Use óleos essenciais para sua saúde
Vários comprimidos de sintéticos para tratamento de saúde

6 – Diminuindo a ansiedade e os estresses emocionais

Tudo o que precisamos em alguns momentos de estresse emocional e ansiedade é encontrar algo que nos deixe mais tranquilo e de bem com a vida. E nada melhor do que aproveitar as propriedades dos óleos essenciais para conseguir isso.

Os óleos essenciais podem nos trazer essa calma e tranquilidade, sendo que eles penetram em nosso cérebro e liberam a dopamina, principal responsável pelo nosso bem-estar, e em alguns poucos minutos já podemos sentir essa incrível melhora.

Mas em vez de você fazer uso de anfetaminas que encharca seu cérebro com dopamina, e isso acaba se tornando uma dependência, quando se faz uso dos óleos essenciais que é calmante natural, você se sente muito melhor com um corpo relaxado e saudável.

Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre óleos essenciais.

Obrigado e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!