Óleos essenciais para menopausa

A menopausa é um momento marcante e impossível para qualquer mulher passar por ele despercebido. Isso não significa apenas o fim da menstruação mensal, mas também marca o declínio da fertilidade das mulheres. Os óleos essenciais para menopausa auxiliam de maneira eficaz nos sintomas desse período, que geralmente são bem incômodo para a maioria das mulheres.

Óleos essenciais para menopausa
Mulher sentindo fogachos (calorões) na menopausa

Entrando na Menopausa

Embora algumas mulheres começam a notar certas mudanças nos seus 30 anos, muitas mulheres também não experimentam menopausa até os 40 ou 50 anos. Por definição, uma mulher atinge a menopausa após 12 meses consecutivos sem um período menstrual.

Entre os principais sintomas, estão: ondas de calor os tais calorões (fogachos) e fadiga. Esses sintomas podem interromper as atividades diárias e impactar diretamente na sua rotina em casa, no trabalho, com os filhos, etc.

Embora esses sintomas possam ser desconfortáveis, existem maneiras homeopáticas para lidar com isso. Os óleos essenciais são muito eficazes para aliviar alguns dos sintomas que você está enfrentando.

 

Como os óleos essenciais podem ajudar

Se te assusta a quantidade de medicamentos prescritos para gerenciar seus sintomas, você pode considerar soluções alternativas. É aí que entram os óleos essenciais, eles proporcionam um alívio significativo quando aplicados em diferentes áreas do corpo.

Estes óleos provêm de muitas fontes vegetais diferentes e geralmente podem ser encontrados em sua forma natural. Eles também estão disponíveis em cosméticos prontos para aplicação imediata, como óleos ou cremes. Mas as composição direta dos óleos essenciais em sua  forma pura, proporcionam benefícios e resultados mais rápidos, intensos e perceptíveis.

Os óleos essenciais são usados ​​na aromaterapia. A essência desses óleos deve ser inalada (diretamente ou através de um difusor) ou diluída e aplicada na pele. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

 

Como aliviar os sintomas da menopausa

Suportar seria esse o termo muitas vezes com relação aos desconfortos que na menopausa uma mulher passa. Momentos de calor intenso, irritabilidade, estresse, dores pelo corpo, nervosismo etc. No entanto, tudo isso é por um tempo, vai passar, isso ocorre pois o corpo está passando por uma mudança.

O período de fertilidade está indo embora, e o corpo precisa se adaptar, portanto, quando você iniciar esse processo, é recomendável que converse com seu médico ginecologista, e esse irá pedir alguns exames e diante dos resultados, irá te orientar qual a melhor medicação ou outros métodos mais saudáveis para você.

Algumas mulheres fazem reposição hormonal, outras não podem fazer por outros motivos, no entanto, sempre há alguma opção a se fazer, entre elas, o uso dos óleos essenciais podem te ajudar. Abaixo confira 5 óleos essenciais para ajudar na menopausa:

 

Sálvia esclareia

Ondas de calor são bastante comuns nesse período, elas pulsam por todo o corpo de forma intensa e incontrolável. Estes sintomas podem ser naturalmente amenizados esfregando três gotas de óleo essencial de sálvia esclareia na nuca ou nos pés.

Para um alívio ainda mais rápido, coloque algumas gotas em um lenço de papel ou guardanapo e inspire suavemente. Isso permite que o óleo entre no corpo pelo nariz, dessa forma ele leva apenas 20 segundos para chegar até o cérebro e liberar os hormônios necessários para amenizar a sensação de desconforto. Esse processo também pode produzir efeitos semelhantes aos antidepressivos .

A sálvia também ajuda a retardar o desenvolvimento da osteoporose. Mulheres em menopausa têm um risco aumentado de osteoporose devido a um declínio no estrogênio. Durante esse período, a quebra óssea ultrapassa o desenvolvimento ósseo.

 

Óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um ótimo agente para o sistema reprodutor feminino, também pode reduzir seu desconforto ao sentir ondas de calor. Adicione no máximo duas gotas a um tecido, segure o tecido até o nariz enquanto respira lentamente.

Este óleo também pode ajudar a aliviar qualquer cãibra que você possa ter durante esse período. Embora não seja comum após o término da menstruação, é comum ocorrer cãibras relacionadas à menstruação (dismenorréia) durante a perimenopausa.

Algumas mulheres podem continuar a ter cãibras quando a menstruação terminar completamente. Isso pode ser um sinal de uma condição médica subjacente. Se você não está mais menstruando e experimentando cólicas persistentes, consulte seu médico.

 

Óleo essencial de Lavanda

A lavanda pode ajudar a equilibrar seus hormônios e aliviar o desconforto perineal. Se a área ao redor do períneo parecer tensa ou desconfortável, considere colocar uma compressa fria na área. Você pode adicionar uma gota de óleo essencial de lavanda diluído à compressa para obter um alívio adicional.

É recomendável que você use a compressa apenas por 30 minutos. Se sentir algum incomodo ou queimação, remova a compressa e lave a área com água.

A lavanda também pode promover sentimentos de relaxamento e ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Durante esse período, insônia e outros problemas relacionados ao sono são comuns. Incluir aromaterapia de lavanda à sua rotina noturna é uma ótima dica para esse período.

 

Óleo de Gerânio

O óleo essencial de gerânio usado como óleo essencial possui propriedades para ajudar as mulheres a gerenciar as alterações hormonais na menopausa. Uma a duas gotas podem ser inaladas de forma simples, em um guardanapo, para alívio imediato do estresse.

O gerânio também é útil para a pele seca. Considere adicionar algumas gotas do óleo diluído na água ou mesmo pingar no chão do box, criando uma sauna durante um banho quente e relaxante.

 

Óleo de Manjericão

Se você estiver procurando maneiras para aumentar seus níveis de estrogênio ou ajudar a melhorar seu humor, inclua aromaterapia de manjericão ao seu regime diário. O manjericão também pode ser útil contra as ondas de calor quando diluído e aplicado nos pés ou esfregado na parte de trás do pescoço.

 

Óleo Citrus

A aromaterapia com óleo cítrico traz vários benefícios à saúde das mulheres que apresentam sintomas da menopausa. Mulheres na pós-menopausa que inalaram esse óleo essencial apresentaram menos sintomas físicos e um aumento no desejo sexual.

Além de uma diminuição na pressão arterial sistólica, pulsação e concentração de estrogênio também apresentaram melhoras. Óleos essenciais citrus também tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar com quaisquer dores que você possa estar enfrentando.

É preciso redobrar os cuidados com os óleos cítricos, pois eles tornam sua pele sensível ao sol. Evite a luz solar direta se aplicar óleos cítricos diluídos em sua pele.

Frascos com óleos essenciais para menopausa

 

Precauções ao uso

Uma orientação que sempre passamos aqui é conversar com seu médico antes de usar óleos essenciais para alívio da menopausa. Ele poderá dizer se os óleos afetarão os medicamentos que você possa estar tomando. Você também deve consultar o seu médico se tiver alguma alergia conhecida, pois alguns óleos, por serem muito concentrados, podem conter alérgenos em potencial.

Se você planeja usar óleos essenciais, informação nunca é demais, e mesmo se tratando de substancias naturais e puras, seu uso pode ser perigoso se for usado da maneira incorreta e com excessos. Os óleos essenciais devem ser sempre diluídos antes de serem aplicados na pele.

Portanto, dilua o óleo essencial de sua escolha com um óleo transportador. Como o óleo de coco, óleo de jojoba e azeite são óleos transportadores mais comuns para esse fim. Uma boa regra é adicionar 30mls de óleo transportador a cada 12 gotas de óleo essencial e misturar.

Não esqueça de fazer um teste de sensibilidade na pele antes do uso. Basta aplicar o óleo diluído em uma pequena área do corpo. A parte interna do braço geralmente é um bom local para isso. Aguarde 24 horas para ver se sua pele apresenta alguma vermelhidão ou irritação.

Caso contrário, interrompa o uso. Se nada acontecer, você pode utilizar o óleo sem problemas. Se você usar um óleo em spray, em local fresco e ventilado.

 

Considerações

Para muitas mulheres, a menopausa é um período realmente difícil de se enfrentar e a terapia hormonal se faz necessário e se mostra realmente eficaz. Óleos essenciais entram como medicina alternativa, auxiliando no tratamento e mostrando bons resultados.

Nessa fase a quantidade de medicamentos pode ser um problema para muitas mulheres, portanto fazer uso de algo natural e orgânico é uma ótima opção nessa transição. O seu médico também pode fazer recomendações de fitness e dieta. Certas mudanças no estilo de vida também podem ajudar a reduzir os sintomas.

Considere incluir óleos essenciais para menopausa nessa nova fase e comprove os benefícios diariamente. Se você quer aprender mais sobre óleos essenciais não deixe de nos acompanhar aqui no site e através de nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *