Óleos Essenciais para Foco e Concentração

O que fazer para melhorar a atenção ou quais são os óleos essenciais para foco e concentração que são mais indicados?

Confira algumas dicas de óleos essenciais que ampliam melhoram a nossa cognição, ou seja, óleos essenciais para foco a concentração, que auxiliam na memorização e ainda reduzem o estresse.

A seleção de óleos essenciais escolhida foi feita pensando nas pessoas que tem mal de Alzheimer, déficit de atenção, hiperatividade ou que simplesmente querem melhorar ainda mais o seu foco.

 

Óleos Essenciais para Foco e Concentração 

Os óleos essenciais para foco e concentração podem ser eficazes para ajudar melhorar a atenção. Abaixo vamos conferir alguns deles, para quem está com dificuldades em ter concentração em tarefas diárias.

Para quem estuda e precisa se compenetrar, as vezes, o excesso de informação ou ainda as multi tarefas do dia a dia, causam um cansaço mental muito grande.

É importante ressaltar que em casos mais complicados é recomendado a orientação de um médico especializado.

E ainda, antes de fazer uso dos óleos essenciais para foco e concentração precisa ter orientação de um profissional em aromaterapia.

Confira um guia completo de aromaterapia.

óleos essenciais para foco e concentração
Frasco com óleo essencial de alecrim, excelente para ajudar no foco e concentração

Aromaterapia e o uso do Óleo Essencial de Alecrim

Na aromaterapia, o uso do óleo essencial de alecrim é considerado, o número um para ajudar a estimular a concentração, a memória e auxiliar os estudantes.

Porém ele possui uma complexidade química, e o torna ele um pouquinho mais agressivo, ou seja, ele não é indicado, para pessoas com hipertensão arterial, epilépticas, gestantes, crianças abaixo de sete anos de idade ou ainda quem é muito ansiosa e imperativa.

Se é o caso de ter um aumento na agitação mental, um excesso mental que causa até taquicardia, por ser um poderoso estimulante.

Então como muitas pessoas não sabem ou conseguem utilizar esse óleo essencial, vamos colocar aqui algumas alternativas que são seguras e que atendem esse público. No caso mesmo os hipertensos, as gestantes e crianças poderão utiliza-los.

 

Óleo Essencial de Limão Taiti

E o primeiro óleo essencial que eu vou apresentar para vocês é o de limão Taiti, um óleo essencial brasileiro que possui na sua composição química limoneno e gama terpineno, esses dois componentes químicos têm a capacidade de inibir a acetilcolinesterase.

Mas o que isso significa, é que o óleo essencial que estimula o foco, a concentração, auxilia na memorização e ainda por cima como ele tem grande proporção de limoneno.

Ele ajuda reduzir o estresse e a ansiedade, inclusive na hora de estudar a ter uma atitude mais relaxada sem tanta pressão e sobrecargas.

Ele traz uma leveza para pessoa e ao mesmo tempo estimula a concentração e aumenta a criatividade.

 

Óleo Essencial de Melaleuca para ajudar na concentração

Outro óleo essencial que é bem interessante é o de tea tree ou como conhecido óleo essencial de melaleuca, muito eficaz para tratamento de acne, fungos, bactérias, vírus e ainda aumenta a imunidade.

Serve para ser usado em várias situações, porém, ele também é eficiente para estimular a concentração e memória, pois possui cinco componentes químicos que têm ação comprovada de inibir a acetilcolinesterase, ou seja, estimular o rendimento mental.

Um excelente óleo essencial para trazer clareza mental, novos insights, ou seja, ideias novas, ampliar a mente e deixa-la mais aberta para criatividade, para criar novas possibilidades.

 

Melhore sua concentração e rendimento

Então, se você, está precisando render no trabalho ou nos estudos, mas precisa de uma dose de criatividade e, o óleo essencial de melaleuca ou tea tree é o mais indicado e eficaz.

É ainda uma excelente opção para saúde, pois é bem mais que um simples antiviral e bactericida, ele também auxilia a nossa cognição e não vai alterar a pressão arterial. Então pode ser utilizado com idosos sem problema algum.

Além de do benefício de aumentar a imunidade e estimular a concentração, o limão Taiti também é muito importante para trazer clareza a concentração.

Ele é obtido a partir da casca do limão e tem um componente químico chamado berghahn, que quando entra em contato com a nossa pele exposta ao sol pode causar mancha.

Portanto, ao fazer uso do mesmo use-o em um difusor pessoal, coloque-o embaixo da camiseta para não expor ao excesso de sol e se proteger de queimaduras ou manchas na derme.

Já no aromatizador de ambientes não tem problema algum com relação ao sol. Só no caso de usar no difusor pessoal.

 

Benefícios para melhorar sua memória

Para ter o benefício de concentração de memória, de clareza, os óleos essenciais para foco e concentração mental, você deve usar por inalação, para estimular o hipocampo, estrutura cerebral responsável pela nossa memória, cognição, capacidade de fazer escolhas.

Você pode ainda utilizar o óleo essencial de limão ou tea tree, uma gotinha no difusor pessoal ou então de três até cinco gotas no aromatizador ambiental, preencha-o com água e o óleo essencial, então só ligar na tomada e sentir o aroma que já vai te ajudar.

Veja também um artigo sobre difusor para óleos essenciais.

Óleo Essencial de Vetiver e benefícios

Outra dica bacana é o óleo essencial de vetiver, ele traz uma capacidade bem interessante, ou seja, para o momento presente.

É ideal para quem sofre com TDH (transtorno de déficit de atenção), por exemplo, com interatividade. Então é um óleo essencial para baixar a energia mental e auxiliar no foco.

Então para quem tem TDH o óleo essencial de limão, melaleuca com vetiver, pode ser usado essa misturinha dos três óleos essenciais. Na verdade o vetiver fortalece tanto ação do limão quanto do melaleuca ou tea tree.

Pois um vai potencializar o outro, ou seja, um complemento para ajudar na redução mental, ansiedade, hiperatividade e melhorando o foco e a concentração.

 

Use óleos essenciais com responsabilidades 

Sendo utilizados os óleos essenciais para foco e concentração ou outra necessidade, afinal de contas eles são auxiliadores para tratamentos de alguns problemas de saúde, para cuidar da beleza, bem-estar, na rotina de beleza, alguns servem para a culinária e até animais domésticos.

E, cada óleo essencial tem sua propriedade curativa, e para obter seus melhores benefícios é portanto necessário o acompanhamento de um profissional sempre.

Os óleos essenciais são extratos das plantas, ou seja, 100% puros e naturais sendo, portanto muito concentrados. Sempre os dilua em um óleo transportador ou vegetal de sua escolha. Se preferir converse com um aromaterapeuta.

Para ficar por dentro de mais novidades sobre os óleos essenciais, confira outros artigos e nos siga em nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!