Óleo Transportador o que é [ Como utilizar? ]

O óleo transportador é óleo de origem vegetal muito utilizados ​​na aromaterapia, ele serve como base para se diluir os óleos essenciais. Devido ao alto teor de concentração dos óleos essenciais, eles necessitam dessa diluição em um óleo vegetal para que sua utilização seja segura.

Esse processo evita possíveis alergias ou irritação na pele. Porque, apesar de se tratar de uma substância pura, os óleos essenciais requer cuidados ao utilizar, por isso é muito importante incluir um óleo transportador em suas receitas.

óleo transportador
Frascos diversos com óleo transportador

O que é um óleo vegetal?

Os óleos transportadores são óleos vegetais extraídos das folhas, sementes ou grãos. Ele é retirado da parte mais gordurosa da planta, e também é considerado um composto 100% natural e puro, por isso a sua mistura com os óleos essenciais não interfere na pureza ou propriedades do mesmo.

Não confunda óleo essencial com óleo vegetal, os óleos vegetais são utilizados como transportadores.

Vamos conhecer alguns óleos transportadores

Em geral a maior parte dos óleos transportadores não possuem aromas ou fragrâncias, diferentes dos óleos essenciais, por isso eles se harmonizam tão bem, sem interferir na qualidade um do outro. Muito pelo contrário, dessa forma a combinação pode oferecer mais nutrição e potencia em sua receita para cuidados com a pele, no seu skincare ou em qualquer processo de cuidados pessoais.

Como escolher um óleo transportador

Antes de escolher um bom óleo transportador você precisa saber que a maioria deles serve para usar como base para o seu óleo essencial, no entanto, fique atento as seguintes informações:

Dê preferência a óleos vegetais inodoros para não interferir na fragrância do seu óleo essencial.

Tipos de pele

Apesar de não ter um grau de concentração elevado é importante fazer um teste de sensibilidade também com óleo vegetal. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a eles.

Vida útil do óleo vegetal

Prazo de validade: alguns óleos transportadores tem a vida útil mais longa que outros. Então verifique sempre o rótulo antes de efetuar sua compra. E que seja armazenado em uma embalagem escura para preservar e garantir as suas propriedades.

Procedência do óleo transportador

É muito importante você adquirir um óleo vegetal de procedência, dessa forma você evita que o seu produto venha misturado com substâncias sintéticas e garante a qualidade e eficácia do seu óleo. Existem muitas marcas tops no mercado e você pode comprar tanto em lojas físicas quanto online.

Existem alguma regras para diluição do óleo transportador no óleo essencial, como no exemplo abaixo.

Dosagem indicada para adultos:

  • 15 gotas de óleo essencial por 6 colheres de sopa de óleo transportador (diluição de 2,5%:)
  • 20 gotas de óleo essencial por 6 colheres de sopa de óleo transportador (diluição de 3%: )
  • 30 gotas de óleo essencial por 6 colheres de sopa de óleo transportador (diluição de 5%: )
  • 60 gotas de óleo essencial por 6 colheres de sopa de óleo transportador (10% de diluição: )

Dosagem para crianças:

  • No caso para uso tópico em crianças faça a diluição de 0,5 a 1%: 3 a 6 gotas de óleo essencial para 6 colheres de sopa de óleo transportador.

Lembrando que nem todos os óleos essenciais podem ser utilizados em crianças. Confira o nosso artigo completo de óleos essenciais para bebês e crianças.

Caso você seja propenso a alergia com oleaginosas, não recomendamos o uso de óleos derivados delas, entre eles podemos citar os óleo de amêndoa doce, óleo de argan e óleo de semente de damasco.

Guarde sempre o óleo transportador em um local fresco e longe do sol e de preferência na geladeira. Você também deve mantê-los em uma garrafa de vidro escuro.

Importante: Os óleos essenciais não são medicamentos, e sim uma opção de tratamento natural, e em caso de dúvida, sempre se informe antes com seu médico de confiança.

Compartilhe conosco sua experiência com os óleos transportadores. Para conhecer mais sobre o poder dos óleos essenciais, continue nos acompanhando em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.