Para que serve e como usar o Óleo Essencial de Gerânio?

O óleo essencial de gerânio é derivado da destilação a vapor das folhas de Pelargonium graveolens, uma espécie de planta da África do Sul e também na Europa e Ásia. O mesmo é amplamente utilizado como componente na fabricação de perfumes e cosméticos.

Mas seus benefícios vão além disso, abaixo vamos saber tudo sobre óleo essencial de gerânio e seus benefícios. Bora conferir?.

óleo essencial de gerânio
Frascos com óleo essencial de gerânio

O que é o óleo essencial de gerânio?

Muito usado na aromaterapia para tratar diversos problemas de saúde. Na aromaterapia, os óleos essenciais são inalados por meio de um difusor ou diluídos com óleos transportadores ​​na derme para obter benefícios calmantes. Um aliado no combate as possíveis inflamações no organismo.

O óleo essencial de gerânio possui características antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e adstringentes.

E o mesmo, além de ser muito benéfico para a saúde, é maravilhosos para ser usado na pele. Ele é frequentemente usado na aromaterapia. É também utilizado como um tratamento holístico para melhorar sua saúde física, mental e emocional.

Excelente para cuidar da pele, indicado para tratar a acne, reduzir a inflamação, ótimo para os dias de TPM, ajuda aliviar a ansiedade e equilibrar os hormônios. Este óleo pode melhorar o seu humor, diminuir a fadiga e promover o bem-estar emocional, e o mesmo tem um aroma adocicado.

Confira um artigo sobre a utilização dos óleos essenciais através da aromaterapia um guia completo.

 

Benefícios e para que serve o óleo essencial de gerânio

O óleo essencial de gerânio tem muitos benefícios, embora não seja ainda muito conhecido. No entanto, vamos te falar sobre sua eficiência, mas é importante consultar um médico antes de usá-lo e não substitua-o por um medicamento ou tratamento prescrito.

Pode ser benéfico para saúde e bem-estar, traz calma e tranquilidade em dias de estresse e ansiedade. É perfeito para ser usado nos dias de tensão pré-menstrual, como para melhorar problemas na pele. Abaixo confira para quais situações o mesmo é indicado:

 

Acne, dermatite e doenças da pele

Por ser rico em propriedades antibacterianas, antimicrobianas e antissépticas, isso o torna benéfico para reduzir o aparecimento de problemas na pele tais como: acne, irritação e infecções na derme quando aplicado topicamente.

As propriedades anti-inflamatórias do óleo essencial de gerânio também o tornam benéfico para uma série de condições inflamatórias, incluindo aquelas que afetam a pele e em geral não causa contra indicações.

No entanto, antes de iniciar a utilização, considere falar com um médico especializado ou um profissional do ramo da aromaterapia. Nunca faça uso de qualquer medicamento ou óleo essencial sem a devida orientação correta, para evitar possíveis alergias ou outros problemas.

 

Óleo essencial de gerânio e os inchaços

As qualidades anti-inflamatórias do óleo essencial de gerânio podem torná-lo benéfico para o inchaço das pernas e pés causando edema (inchaço provocado por acumulação de líquidos).

Evidências indicam que adiciona-lo à água do banho pode ser uma boa maneira de tratar essa condição. No entanto, ainda estão sendo realizadas mais pesquisas para investigar os efeitos do óleo essencial de gerânio no edema.

 

Ótimo no combate à infecção

Vários estudos sugerem que o óleo em questão pode ser eficiente no combate às infecções bacterianas. Por possuir propriedades antimicrobianas e antibacterianas, tornando-o eficaz contra várias cepas bacterianas.

Pesquisadores concordam que o óleo essencial de gerânio pode ser tão eficaz quanto a tão conhecida amoxicilina no combate a cepas bacterianas, como Staphylococcus aureus. No entanto, o mesmo pode não ser eficaz no combate à Listeria monocytogenes, uma bacteriana diferente.

 

Para aliviar a tensão pré-menstrual

Esse óleo é também muito utilizado para amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual, Aqueles dias que antecedem o ciclo menstrual e que a maioria das mulheres sofre com ansiedade, alteração de humor, estresse e cólicas menstruais.

Um excelente regulador hormonal que auxilia e traz alívio e bem-estar, que você precisa ter por perto.

Veja também um artigo completo tudo sobre menstruação.

 

Auxilia no período da menopausa e perimenopausa

Na aromaterapia mostrou-se muito eficiente para estimular a secreção de estrogênio salivar.

Os pesquisadores teorizaram que o óleo essencial de gerânio pode ser útil para mulheres que apresentam redução do estrogênio e sintomas relacionados à saúde causados ​​pela menopausa e perimenopausa, que é a fase onde a mulher deixa de ser fértil e não engravida, essa fase ocorre antes da menopausa.

Normalmente, isso ocorre quando a mulher tem a ultima menstruação, e atinge os 50 anos de idade é quando que acontece pela diminuição na produção de estrogênio.

Confira um artigo sobre a menopausa e o uso dos óleos essenciais.

Mulher ansiosa deitada e comendo doces
Mulher ansiosa deitada e comendo doces

Ajuda contra o estresse, ansiedade e depressão

A aromaterapia está cada vez mais se tornando popular, até mesmo em ambientes hospitalares, quando as mamães iniciam o trabalho de parto. Quando o inalam isso tem um efeito calmante, que pode ser capaz de reduzir a ansiedade associada ao período que antecede a chegada do bebê.

Evidências anedóticas também sugerem que o óleo essencial de gerânio pode promover relaxamento e aliviar o humor depressivo.

Ajuda no controle à diabetes

O óleo essencial de gerânio é muito utilizado como um auxiliar no tratamento da diabetes, pois tem efeito eficaz para baixar os níveis de glicose no sangue, ou seja, ajuda a controlar o açúcar no sangue.

Conforme pesquisas realizadas através de administração oral diária. Os pesquisadores sugeriram que o óleo essencial de gerânio pode ser benéfico para aliviar o açúcar elevado no sangue em pessoas com problemas diabetes, no entanto, esses estudos estão em andamento.

 

Como usar óleo essencial de Gerânio na TPM

Para utilizar o óleo essencial de gerânio é recomendado que o mesmo fosse diluído em um óleo transportador, tais como: o óleo de jojobaóleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros.

Pode ser usado topicamente em sua pele, é muito eficiente para de acne ou coceira na derme ou ainda como óleo de massagem. Os óleos essenciais são atualmente muito usados na aromaterapia como uma opção para natural para auxiliar nos tratamentos de várias doenças.

Ao diluir óleos essenciais com um óleo transportador, é importante seguir essas utilizar medidas:

Para os adultos, inicie misturando 15 gotas de óleo essencial de gerânio em 6 colheres de chá de óleo transportador. Isso será igual a uma diluição de 2,5 por cento.

Para as crianças, misture 3 a 6 gotas de óleo essencial em 6 colheres de chá de óleo transportador é uma quantidade segura.

Os óleos essenciais são extratos 100% puros e naturais das plantas, sendo altamente concentrados. Portanto, é importante que faça uso dos mesmos sobre orientação de um aromaterapeuta e fale com seu médico em caso de uso de medicação contínua.

Para saber mais sobre os benefícios, modo correto de utilização dos óleos essenciais e muito mais, siga nos através de nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.