Óleo Essencial de Eucalipto – 9 Surpreendentes Benefícios

A planta do eucalipto é originária da Austrália, cultivado em todo o mundo e utilizado por suas propriedades medicinais.

O seu poder de cura vem do óleo essencial de eucalipto, obtido a partir das folhas secas, trituradas e destiladas para liberar o óleo essencial. Uma vez extraído o óleo, ele deve ser diluído antes de poder ser usado como medicamento.

 

Alguns benefícios do óleo essencial de Eucalipto

Com aroma mentolado e rico em propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antibacteriano, antiviral, antitérmico, antiespasmódico, expectorante e analgésico, o óleo essencial de eucalipto age com eficácia em diferentes tipos de problemas.

Portanto, é um excelente componente para blindar a imunidade nesse período de pandemia que estamos vivendo. Vamos conferir os seus benefícios.

 

1. Eficaz como expectorante

Por muitos anos, o óleo essencial de eucalipto tem sido usado para aliviar a tosse. Alguns remédios para tosse possuem em sua composição o óleo de eucalipto como um de seus ingredientes ativos.

Vicks VapoRub, por exemplo, contém cerca de 1,2% de óleo de eucalipto junto com outros ingredientes de combate à tosse.

O uso popular é aplicado no peito e na garganta para aliviar os sintomas da tosse e do resfriado.

2. Alívio da congestão

Tosse, mas nada sai? O óleo essencial de eucalipto não só pode acalmar sua tosse, mas também pode ajudar a limpar o muco do peito. A inalação de vapores feitos com o óleo essencial pode soltar o muco para que, ao tossir, ele possa ser expulso.

A utilização de uma massagem contendo óleo de eucalipto produzirá o mesmo efeito.

Isso se dá pela sua ação expectorante e anti-inflamatória, capaz de liberar as vias aéreas e liberar o trato respiratório, de maneira eficaz. O seu aroma mentolado ajuda a recuperar a respiração.

Veja o artigo completo sobre: 7 óleos essenciais para congestão sinusal

3. Afasta e mantém os insetos longe

Mosquitos e outros insetos que picam são portadores de doenças que podem ser perigosas para a nossa saúde. Evitar suas picadas é nossa melhor defesa. Os sprays são os repelentes mais populares, mas são feitos com produtos sintéticos, que muitas vezes são nocivos para nossa saúde.

Como uma alternativa eficaz, muitos fabricantes utilizam esse óleo em seus produtos para repelir pragas. Marcas como Repel e Off! usam óleo de eucalipto limão para manter os insetos afastados. Usando o mesmo para aromatizar o ambiente você produz um repelente natural.

 

4. Para higienizar feridas

Desde o antigo Egito as folhas do eucalipto eram usadas para tratar feridas e prevenir infecções. Hoje em dia, o óleo essencial de eucalipto, quando diluído ainda pode ser usado na pele lesionada para combater a inflamação e também ajudar na cura. Confira o artigo completo sobre 15 óleos essenciais eficazes para pele.

O óleo essencial de eucalipto alivia dores de queimaduras ou outras feridas que podem ser tratadas em casa.

 

Óleo essencial de eucalipto para respirar melhor

5. Respire com facilidade com óleo essencial de eucalipto

Uma excelente maneira de tratar problemas respiratórios, como asma e sinusite, é usando o óleo essencial de eucalipto inalando seu vapor. Ele age reduzindo o muco e liberando as vias aéreas para expelir o catarro e consequentemente facilitando a respiração.

Também é possível que ele bloqueie os sintomas da asma, mas é preciso ter certeza que não haja alergia a planta de eucalipto, caso contrário o problema pode ser agravado. Portanto, antes de utiliza-lo fale com seu médico.

 

6. Controla o açúcar no sangue

O eucalipto é um excelente auxiliador no tratamento da diabete. No entanto, os especialistas acreditam que ele pode desempenhar um papel na redução do açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Muitos estudos ainda são feitos em relação ao óleo essencial de eucalipto com a diabete. Portanto, recomendamos não substituir medicamentos administrados por um profissional pelo uso do óleo em questão, ele entra no tratamento apenas como um auxiliador.

 

7. Aliviar as feridas de inverno

Sabemos que no inverno, a nossa pele fica mais sensível e propensa a rachar, ressecar ou estourar algumas feridas e herpes muito comuns nessa época do ano. As propriedades anti-inflamatórias desse óleo podem aliviar e regenerar feridas e eczemas acelerando o processo de cura.

Você pode comprar bálsamos e pomadas que utilizam uma mistura de óleos essenciais, incluindo eucalipto, como parte de sua lista de ingredientes ativos.

 

8. Óleo essencial de eucalipto para combater mau hálito

A hortelã-pimenta não é a única arma contra o mau hálito. Devido a suas propriedades antibacterianas, o óleo essencial de eucalipto pode ser usado para combater os germes que causam odor desagradável na boca. Alguns enxaguante bucais e pastas de dentes contêm este óleo essencial como um ingrediente ativo.

Porém, você pode utilizar esse óleo em sua forma natural, prevenindo o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengivas, atacando as bactérias que causam cáries dentárias. Confira receitas para  o seu dia a dia e com óleo essencial de eucalipto.

 

9. Aliviar a dor nas juntas

Pesquisas sugerem que o óleo essencial de eucalipto alivia as dores articulares. De fato, muitos cremes e pomadas populares usados para aliviar a dor de condições como a osteoartrite e a artrite reumatoide contêm este óleo essencial.

O óleo de eucalipto ajuda a reduzir a dor e a inflamação associadas a muitas condições. Também pode ser útil para pessoas que sofrem de dores nas costas ou para aquelas que se recuperam de lesões articulares ou musculares.

Importante: Os óleos essenciais não são medicamentos, em caso de tratamentos médicos é recomendado que seu uso seja apenas como auxiliares e não devem ser ingeridos. Para saber e entender ainda mais sobre os óleos essenciais, nos acompanhe através de nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!