Óleo essencial de Vetiver e seus Benefícios

Apesar de ser um óleo pouco mencionado, o óleo essencial de vetiver é um potente antioxidante e cicatrizante, capaz de proporcionar muitos benefícios para os cuidados com a beleza, a saúde e o emocional. Então, se eu fosse você, acompanhava esse artigo até o final, para ficar por dentro de tudo que ele pode nos proporcionar.

Busque sempre orientações e opções naturais para cuidar de sua saúde e de sua família!

Frasco com óleo essencial de vetiver

Óleo essencial de vetiver do que é feito?

O óleo essencial de vetiver, também chamado de óleo de khus, é extraído da planta de vetiver, uma grama verde e desajeitada nativa da Índia que pode crescer um metro e meio de altura ou mais.

O Vetiver pertence à mesma família de outras gramíneas usadas em seus óleos essenciais, incluindo o óleo essencial de capim limão e citronela.

Ele tem um perfume marcante e característico com tons afiado e terroso muito encontrado em colônias masculinas. É destilado das raízes da planta, que são envelhecidas antes de serem embebidas em água.

O óleo altamente concentrado que é liberado é desnatado do topo da água. É usado na prática holística por suas capacidades calmantes.

Usos e benefícios do óleo essencial de vetiver

O óleo essencial de vetiver é muito procurado para auxiliar na atenção e fadiga mental. Em um estudo em 2016, pesquisadores concluíram que a inalação do óleo de vetiver melhorou a atenção e a função cerebral.

Ele se mostrou eficaz também em ajudar o cérebro a se sentir mais acordado se você estiver com dificuldades para se concentrar em uma tarefa ou permanecer alerta ao que está acontecendo ao seu redor.

O óleo de vetiver tem algumas propriedades que o tornam um ingrediente promissor para a aromaterapia .

Óleo essencial de vetiver e seus benefícios para a pele

Ele é um poderoso agente eficaz no clareamento de manchas escuras da pele (melasmas, cloasmas, hiperpigmentação, etc). Antisséptico, cicatrizante e tônico do sistema tegumentar, é bom para pele ressecada, pele envelhecida e rachaduras. Redutor de rugas, queloides e fibroses.

Confira também os 15 óleos essenciais mais eficazes para sua pele.

Óleo de vetiver para respirar durante o sono

O uso de óleo essencial de vetiver em um difusor enquanto você dorme pode ajudar a melhorar seus padrões respiratórios. Em uma pesquisa realizada recentemente, 36 pessoas que foram expostas a diferentes aromas durante o sono, ele aumentou a qualidade da expiração e diminuiu a inalação quando os participantes dormiram. Isso foi bastante positivo para quem ronca durante o sono.

 

óleo essencial de vetiver
Mulher com dores de cabeça

Ótimo para ansiedade

O óleo essencial de vetiver é um excelente auxiliador para tratamentos emocionais. Por possuir propriedades ansiolíticas, relaxantes e sedativas,  ele combate males como a ansiedade, depressão, nervosismo, raiva, estresse e até dores de cabeça.

o vetiver trabalha trazendo uma sensação de autoconfiança, firmeza e iniciativa. Trabalha a figura do masculino, o “animus”, promovendo a organização, aterramento e determinação na vida. É considerado afrodisíaco e é utilizado na dificuldade em lidar com a parte material, para pessoas descentradas e dispersas.

Este óleo enraíza e sintoniza o indivíduo com a Terra. O Vetiver nos ajuda a resolver os relacionamentos de amor e ódio com o corpo físico. O uso de óleos essenciais para a ansiedade estão se tornando muito popular na aromaterapia. Pesquisas são feitas constantemente para comprovar os efeitos e eficácias na área emocional.

Não deixe de conferir os 10 óleos essenciais para estresse e ansiedade.

Contra carrapatos

O óleo de vetiver tem uma alta toxicidade para carrapatos. Quando diluído com um óleo transportador e aplicado topicamente, pode até ser mais eficaz do que alguns produtos comercializados para proteger das picadas de carrapatos que podem causar a doença de Lyme.

 

Óleo essencial de vetiver para TDAH

Curiosamente, algumas pessoas usam a aromaterapia com óleo de vetiver como tratamento para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Um estudo de 2016 mostrou que o óleo essencial de vetiver pode diminuir a fadiga mental e melhorar a atenção, por isso faz sentido que possa funcionar para pessoas com TDAH se concentrarem em uma tarefa e filtrarem outras informações sensoriais.

 

Rico em antioxidantes

A raiz do vetiver possui propriedades antioxidantes. Os antioxidantes eliminam os sistemas do corpo em busca de toxinas e os chamados “radicais livres”, que interrompem os processos do corpo e contribuem para os sinais do envelhecimento.

Usar cremes para a pele que contenham óleo de vetiver, ou usá-lo em sua forma pura de óleo essencial, pode lhe dar um impulso extra de antioxidante.

 

Esse óleo é seguro?

O Vetiver é seguro na maioria das aplicações, desde que seja usado com moderação. Converse com um médico se estiver grávida ou amamentando e pensando em usar o óleo essencial de vetiver e seus benefícios à saúde.

Ele carrega muito pouco risco de toxicida. Contanto que você não tenha alergia à planta vetiver, deve ser seguro aplicar topicamente a sua pele. Sempre dilua os óleos essenciais com um óleo transportador e faça um teste de sensibilidade em uma pequena parte da pele antes de aplicá-la em todo o corpo.

A inalação de óleo de vetiver através de um difusor de aromaterapia também é segura para a maioria das pessoas. Sempre tome cuidado ao usar aromaterapia em seu filho.

Nunca use aromaterapia ou aplicações tópicas de óleo em crianças com menos de 2 anos de idade sem falar com seu médico sobre possíveis efeitos colaterais.

A aromaterapia também afeta os animais de estimação. Você pode removê-los da casa quando usar um difusor.

Entenda como funciona a aromaterapia, temos um artigo que é o guia completo da aromaterapia.

Essas são algumas das propriedades que o óleo essencial de vetiver e seus benefícios podem proporcionar a sua saúde e seu bem estar. Nada como ter opções naturais e saudáveis como são os óleos essenciais existem vários e cada um tem sua propriedade curativa que fazem bem a nossa saúde e bem-estar.

Continue nos acompanhando através de nossas redes sociais. Compartilhe com seus amigos e confira outros artigos sobre os benefícios dos óleos essenciais.

Obrigada e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *