fbpx

Óleo Essencial de Rosa e seus Benefícios

Para os apaixonados a rosa é símbolo do romantismo e inspiração, quem nunca se emocionou ao ganhar um lindo buquê de rosas? Essa linda flor rosa é cheia de virtudes, no entanto, ela é muito mais que pétalas perfumadas, é dela que é feito o óleo essencial de rosa, hoje você vai conhece-lo.

O óleo essencial de rosa tem uma variedade de benefícios, vamos falar um pouco sobre eles e como você pode usa-los no seu dia a dia. Você vai se surpreender!

 

Benefícios do óleo essencial de Rosa

O óleo essencial de rosa é dono de um rico aroma, além disso é usado para usos terapêuticos. Destilado e feito das pétalas de uma das flores mais belas, reconhecíveis e valiosas do planeta a rosa, o óleo dessa flor é um verdadeiro prêmio da natureza para o seu arsenal de óleos essenciais.

Confira abaixo alguns desses benefícios:

  • Poderoso antidepressivo
  • Adstringente, excelente para peles ressecadas, sensíveis ou envelhecidas
  • Possui propriedades afrodisíacas
  • Funciona como tônico dos sistemas circulatório, digestivo e nervoso
  • Indicado para falta de autoestima

Nome Botânico Rosa damascena, Rosa centifólia, Rosa gálica.

Nota Aromática Alta. Família do Aroma Floral

Propriedades do óleo essencial de Rosa

  • Afrodisíaco: Aumenta o desejo sexual.
  • Antisséptico: ajuda a prevenir a degeneração dos tecidos e controla a infecção.
  • Antiespasmódico: alivia os espasmos.
  • Bactericida: combate as bactérias.
  • Colagogó: aumenta a produção de bílis.
  • Depurativo: purifica o sangue.
  • Diurético: aumenta o fluxo da urina.
  • Emenagogo: estimula e regulariza o fluxo menstrual.
  • Estimulante do fígado: estimula e facilita o funcionamento do fígado e da vesícula biliar.
  • Sedativo: tem efeito calmante.

Super benéfico e com cheiro delicioso, usada da aromaterapia a aplicações tópicas, o óleo essencial de rosa tem muitos usos que podem beneficiar sua saúde física e mental. Vamos ver agora os usos clássicos desse óleo.

 

Usado para várias ocasiões trazendo alívio

Caso você tenha algum dos problemas abaixo, procure fazer uso do óleo essencial de rosa para alívio da dor entre seus benefícios. No entanto, como sempre procure informações e fale com um aromaterapeuta para usar corretamente, em caso de estar usando medicamentos prescritos, fale com seu médico a esse respeito.

 

Alivio da dor

Em pesquisas recentes, crianças que estavam no pós-operatórias inalaram óleo de amêndoa e outras inalaram óleo essencial de rosa. Os pacientes do grupo que inalaram óleo de rosas relataram uma diminuição significativa nos níveis de dor.

Os pesquisadores entendem que o óleo essencial de rosa deve ter ação que estimula o cérebro e com isso libera endorfinas, trazendo alívio para dores, e geralmente chamado de hormônio do bem-estar.

Com base nos resultados deste estudo, fica evidente que a aromaterapia usando óleo de rosa pode ser uma maneira muito eficaz de aliviar a dor em pacientes que fizeram cirurgia.

Conheça também o guia completo sobre aromaterapia e fique surpresa(o).

Alívio do desconforto menstrual

Em mulheres que estavam no período menstrual, foi realizado um estudo sobre os benefícios do óleo essencial de rosa, em pacientes com muita dor por causa da menstruação, mas ao receberem massagens abdominais tiveram grande alívio e sentiram-se mais confortáveis.

Em um outro grupo também foi feito massagens apenas com óleo transportador (óleo de amêndoa), no entanto, o grupo que usou de óleo de rosa relatou ter menos cólicas após a massagem do que o outro grupo.

Saiba como aliviar os sintomas da menstruação com óleos essenciais.

 

Diminui a ansiedade e o estresse

O óleo essencial de rosa age como um relaxante natural em muitas pessoas. Extraído das pétalas, esse óleo tem um aroma doce e floral bem marcante. Um estudo apontou que o uso de óleo essencial de rosas quando aplicado em escalda-pés contribui para a redução da ansiedade em grávidas durante o trabalho de parto.

Conforme pesquisas, aplicaram óleo essencial de rosa na pele de cada mulher que estava em trabalho de parto e mediram seus efeitos nos sintomas mais comuns de ansiedade.

Constataram com isso que a pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória,  níveis de cortisol e oxigênio no sangue diminuíram. As pacientes também relataram sentir-se muito mais relaxadas após o tratamento com o óleo.

 

Propriedades antibacterianas e antifúngicas

O óleo essencial de rosa pode ser eficaz contra uma ampla gama de micróbios que causam infecções. Além disso, o estudo descobriu que o óleo essencial de rosa era eficaz contra a Candida albicans, que pode causar infecções por fungos na boca, intestino e vagina.

 

Óleo essencial de rosa afrodisíaco
Mulher sendo massageada com óleo essencial de rosa afrodisíaco

Estimula o desejo sexual

Dois estudos descobriram que a inalação de óleo essencial de rosa aumentou o desejo sexual e a satisfação sexual entre homens e, em menor grau, nas mulheres.

O estudo envolveu participantes do sexo masculino com um transtorno depressivo maior, que estavam tomando medicações para esse fim, e os outros, envolveu participantes do sexo feminino com o mesmo distúrbio e também antidepressivos.

“Pessoas em quadros depressivos tendem a perder o desejo sexual”

Os pesquisadores acreditam que a liberação de dopamina no cérebro, um motivador conhecido, pode ser o que estimula o aumento do desejo sexual, ao mesmo tempo em que alivia os sintomas da depressão.

Alivia os sintomas depressivos

O óleo essencial de rosa ajuda a melhorar os sintomas da depressão. Em pesquisa realizada com um pequeno grupo de mulheres pós-parto, foram submetidas a tratamento para depressão.

Um grupo recebeu aromaterapia, além de tratamentos médicos convencionais. As mulheres que usaram aromaterapia melhoraram significativamente mais do que as mulheres que usavam a medicina convencional sozinha.

Estudos também descobriram que o óleo de rosa estimula a liberação da dopamina. Os pesquisadores acreditam que este produto químico desempenha um papel fundamental no alívio dos sintomas da depressão.

Especialistas em pesquisas sugerem que você opte pela massagem com aromaterapia para tratar a depressão em vez da inalação. Pode levar até oito sessões semanais antes de você notar uma alteração nos sintomas depressivos.

 

Fortalece seu sistema imunológico

O óleo essencial de rosa tem se mostrado útil na proteção contra muitos tipos diferentes de vírus, incluindo aqueles que causam doenças como o resfriado comum e a gripe.

As propriedades do óleo de rosa incluem compostos antivirais que podem ajudar seu sistema imunológico a resistir invasores virais, o que pode ser útil durante a temporada de resfriados e gripes.

O aroma floral não apenas eleva seu humor quando você está se sentindo mal, mas a capacidade desse óleo essencial de proteger contra vírus de todos os tipos o torna um item obrigatório em sua casa.

 

Como usar o óleo essencial de Rosa

óleo essencial de rosa é geralmente mais caro do que os outros óleos e é altamente potente. Deve ser diluído se você planeja inalar ou usar em sua pele.

  • Para fazer um banho de óleo de rosa, adicione 10 gotas de óleo essencial de rosa a um óleo transportador e adicione a uma banheira com água quente. Os óleos essenciais devem sempre ser diluídos em um óleo transportador antes de serem adicionados à água.
  • Para fazer um banho de pés, adicione algumas gotas de óleo de rosa diluído no banho de pés e deixe de molho por 10 minutos.
  • Para tratar a ansiedade, o estresse ou a depressão, você pode inalar o óleo de rosa usando um difusor ou esfregá-lo levemente no peito, pescoço e pulsos. Misture-o primeiro com um óleo transportador, como óleo de coco, amêndoa ou jojoba, antes de tocar a pele.

Você também pode se beneficiar de uma massagem com ele, na qual o óleo essencial de rosa é adicionado a um óleo ou creme de massagem transportador.

Antes de usar qualquer tratamento alternativo ou complementar, fale com seu médico sobre quaisquer condições de saúde atuais, possíveis interações medicamentosas ou efeitos colaterais.

 

Frascos com óleos essenciais

Dicas de segurança

Os óleos essenciais são poderosos e altamente concentrados. Se você inalar um óleo essencial de qualquer tipo, coloque algumas gotas em um difusor ou cheire a tampa do recipiente em vez de colocar o nariz perto da própria garrafa. Inalar demais pode causar dor de cabeça.

Se você estiver aplicando diretamente na pele, misture primeiro algumas gotas de óleo essencial de rosa em um óleo transportador para evitar irritações na pele.

O óleo essencial de rosa, como muitos outros óleos essenciais, não deve ser ingerido.

Alguns óleos essenciais podem ser prejudiciais para mulheres grávidas, lactantes e seus bebês, por isso tome cuidado com quem entrar em um ambiente em que você está difundindo óleos essenciais.

Se houver crianças pequenas é uma boa ideia conversar com seu pediatra antes de introduzir o uso do óleo essencial, porque alguns óleos são tóxicos para crianças. E não diferente, quando for usar óleos essenciais nos animais de estimação, também é necessário falar com o veterinário sobre esse assunto.

Mantenha essas dicas em mente ao usar óleos essenciais em animais de estimação:

  • Não aplique óleo essencial diretamente no seu animal de estimação. Colocar o óleo essencial diretamente no pelo ou na pele do seu animal pode ser tóxico. Os sintomas de superexposição incluem uma caminhada instável, letargia ou depressão e uma queda na temperatura corporal. Se o seu animal de estimação ingere óleos essenciais, você também pode ver vômitos e diarreia.
  • Mantenha animais de estimação fora dos quartos onde você está usando um difusor. Isto é especialmente importante se o seu animal de estimação tem um histórico de problemas respiratórios. Os pássaros são particularmente sensíveis a problemas respiratórios, portanto evite difusores ao seu redor.
  • Mantenha seu difusor em um local onde os animais não possam alcançá-loSe um difusor for derrubado, o líquido derramado poderá ser absorvido via oral ou através de suas patas.

Existem efeitos colaterais conhecidos?

Quando inalado ou usado topicamente em uma pessoa sem alergias, atualmente não existem efeitos colaterais conhecidos do óleo essencial de rosa. No entanto, é sempre uma boa ideia realizar um teste para verificar possíveis alergias antes de usar o óleo pela primeira vez.

Para testar, basta aplicar uma pequena quantidade de óleo essencial de rosa diluído (misturado com um óleo transportador) na pele, na parte interna do cotovelo. Se não houver coceira, inchaço ou vermelhidão dentro de algumas horas, provavelmente é seguro usar o óleo na pele.

Óleo essencial de rosa e óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é destilado das sementes e frutas logo abaixo da flor da rosa – a parte que você veria se as pétalas murchassem e deixassem cair a planta. Não é tão concentrado quanto um óleo essencial. Ele é considerado um óleo transportador, e não um óleo essencial, e é amplamente usado para fins cosméticos.

Já o óleo essencial de rosa é um composto aromático volátil, extraído de plantas aromáticas por processo de destilação a vapor, tendo dessa forma o componente mais puro da planta de maneira extremamente concentrada.

 

Dicas para comprar óleo de rosa

Recomenda-se que você verifique o rótulo quanto ao nome latino da planta e ao país de origem, para ter uma boa ideia da fonte. Procure embalagens de âmbar escuro ou azul escuro, pois a luz danifica os óleos essenciais.

Se você estiver comprando óleo de rosa em uma loja física e um testador estiver disponível, verifique se o óleo essencial foi combinado com um óleo vegetal. Coloque uma pequena gota em um pedaço de papel e procure um anel oleoso, o que pode significar que o óleo foi diluído e não é totalmente puro.

Os benefícios do óleo essencial de rosa são inúmeros, e estes citados aqui são apenas alguns. Se você optar por incluir o óleo essencial de rosa em sua rotina, certamente terá um importante aliado para equilibrar o seu bem estar físico e emocional.

Não deixe de nos acompanhar aqui no site e através das nossas redes sociais para mais novidades sobre óleos essenciais.

Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!

Veja agora o nosso Guia Completo sobre Óleos Essenciais 2021