Para que serve Óleo Essencial de Manjericão? 7 Dicas

O óleo essencial de manjericão, o nome científico dessa planta é Ocimum basilicum L, o manjericão é uma erva bem conhecida mundialmente e bastante utilizada na culinária. No entanto, não serve apenas para dar sabor a comida, mas vai muito além disso, suas propriedades curativas são muito eficazes.

Muito utilizado na medicina chinesa e bem conhecido há muito tempo na Europa. Uma planta que cresce até um metro de altura, e a partir das suas folhas verdes que é feito o óleo essencial de manjericão. Mas para que serve e como fazer a utilização é o que vamos ver a seguir. Bora para a leitura!

 

Para que serve o óleo essencial de Manjericão

Muito utilizado na aromaterapia, esse óleo tem um delicioso aroma e é um poderoso calmante e relaxante, sendo muito eficiente para acalmar nos momentos de mais estresse e nervosismo. São muito os benefícios desse potente óleo, confira abaixo alguns de suas ações na saúde e também para beleza.

 

1. Poderoso antisséptico e antiespasmódico

O óleo essencial do manjericão é um óleo bem interessante, ele tem efeitos muito conhecidos na parte do sistema digestivo, pois é um antisséptico e antiespasmódico, e pode ser utilizado para trazer alívio em caso de ingestão, constipação, flatulência, enfim alívio de dores relacionadas também a parte digestiva e dores musculares.

Dono de um aroma delicado é bem interessante, para ser utilizado no sistema respiratório, como no caso de asma, bronquite, sinusite, e se houver excesso de muco nas vias respiratórias esse óleo essencial ele pode ser um ótimo aliado.

 

Excelente para cuidar da pele

Além desses benefícios para ser usado na saúde, o mesmo também é maravilhoso para tratar a pele trazendo resultados bem satisfatórios contra a acne, e ainda, pele com um problema de oleosidade, ele pode ser utilizado numa formulação também para melhorar a qualidade da pele.

Para melhorar o fluxo no nosso sistema circulatório e, além disso, esse mesmo efeito dele ligado do óleo essencial de manjericão é fortalecedor, ou seja, se uma pessoa está com um resfriado, uma gripe ou febre, esse óleo é super indicado.

Veja também um artigo onde citamos os 15 óleos essenciais para a pele.

 

Contra picadas de insetos

Outro efeito bem interessante é contra picadas de insetos, tais como de mosquito, abelha e outros insetos. Para ter esses benefícios basta aplicar o óleo essencial de manjericão no local das picadas para sentir alívio dos sintomas como coceiras e dores.

Em geral quando se é picado por algum inseto, o local costuma ficar inchado e dolorido, no entanto, nosso querido óleo essencial pode ser muito eficaz para melhorar a dor e cicatrizar mais rapidamente.

Descubra ainda mais 8 óleos essenciais para tratar as picadas de insetos.

 

óleo essencial de manjericão
Mulher com cólica menstrual, um dos sintomas da menstruação

Para diminuir os sintomas da menstruação

Um dos maiores sintomas muito difíceis de enfrentar por uma grande parte das mulheres no período de menstruação são as temidas e terríveis cólicas, algumas delas ficam dias sofrendo e às vezes é necessário até o uso de medicamentos para acalmar e sarar a dor.

No entanto, o óleo essencial de manjericão pode trazer alívio para as cólicas e amenizar os sintomas da TPM. Age ainda como um regulador hormonal natural, ou seja, com certeza é muito eficiente para se usar nos dias de ciclo menstrual.

Vale a pena conferir como acabar com os sintomas da menstruação.

 

Para alívio do estresse emocional

O óleo essencial de manjericão em nível emocional ele tem um efeito muito bom para alívio do estresse e de ansiedade. Ele é um óleo que deixa a pessoa mais atenta, facilitando a concentração e absorção do assunto em questão.

Então para ter aquele reforço na hora de estudar e ter melhor desempenho, é indicado desse maravilhoso óleo. Basta passar algumas gotinhas na ponta dos dedos e massagear nas têmporas.

 

Alívio nas dores de cabeça

Esse potente óleo funciona muito bem para trazer alívio nas dores de cabeça, aquelas que são causadas por muita pressão psicológica e excesso de cobrança no trabalho ou outro motivo qual for. Para quem está sentindo fadiga mental é pra lá de eficiente.

Seu uso na aromaterapia pra auxiliar no tratamento de dores de cabeça é muito comum, os óleos essenciais estão cada vez mais se tornando como opção para trazer melhoras nas dores e bem-estar geral.

Confira um artigo completo sobre dores de cabeça.

 

Para dores musculares use óleo essencial de manjericão

As dores musculares podem ser causadas por vários fatores, entre eles má postura e falta de exercícios, no entanto, para quem deseja ficar livre dessas incomodas dores, mas de forma natural, a dica é usar o óleo essencial de manjericão para trabalhar como relaxante muscular.

Como ele tem ação analgésica, isso funciona muito bem para deixar seu corpo sem dores e relaxado. Lembrando que o uso desses óleos é para auxiliar no tratamento e devem ser utilizados sobre orientação de um profissional da área de aromaterapia.

Confira ainda um artigo sobre aromaterapia o guia completo.

 

Como fazer uso desse eficiente óleo essencial?

Para usar e obter seus melhores resultados é necessário fazer a diluição em um óleo transportador como, por exemplo, o óleo de jojoba ou outro de seu gosto.

No aromatizador: pode pingar de 2 a 3 gotas e deve-se esperar uns 20 minutos para aromatizar o ambiente;

Na massagem: dilua de 2 a 3 gotinhas do seu óleo essencial para cada colher de sopa de óleo transportador, como por exemplo, o óleo de amêndoas, então é só passar na parte desejada e massagear;

Em banheira: em um copo coloque 3 colheres de sopa de água e adicione 20 gotinhas do mesmo na banheira e tenha um bom aproveito;

Para escaldar os pés: faça a diluição de 15 gotas de óleo essencial de manjericão em  uma colher de óleo vegetal em uma bacia ou mesmo balde, só colocar os pés e esperar alguns minutos;

Usando através da inalação: pingue de 3 a 4 gotas de óleo essencial em algum lenço macio para inalar;

 

Utilize os óleos essenciais corretamente

Lembrando que os óleos essenciais são puros e 100% naturais, e em alguns casos pode causar alergia ou queimação quando utilizado alguns óleos diretamente na pele sem a diluição em um óleo transportador. Por isso, sempre recomendamos que verifique a forma correta de utilização de cada um.

Esses foram os benefícios e formas de uso do óleo essencial de manjericão, como você acompanhou ele é um excelente tônico para o trato digestivo, para trazer calma um potente relaxante para o sistema nervoso, e, além disso, pode ser usado na sua rotina de beleza.

Nota: Os óleos essenciais devem ser armazenados em lugar seguro e escuro, também em um local onde crianças ou animais domésticos não tenha acesso.

Para saber mais informações e novidades sobre os óleos essenciais confira outros artigos e nos siga em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

 

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!