Óleo essencial de limão e seus benefícios

O limão é uma fruta popularmente conhecida, mas poucos sabem que é possível extrair o óleo essencial do limão. Ele é um ingrediente completamente natural que também serve como remédio para a saúde. É extraído da casca de limão fresco usando um processo de “prensagem a frio”. Neste post você vai aprender tudo sobre o óleo essencial de limão e seus benefícios. 

Óleo essencial de limão e seus benefícios
Frascos com óleo essencial de limão e galhos de alecrim

Como deve ser usado o óleo essencial de limão?

O óleo essencial de limão pode ser diluído e aplicado topicamente à pele, ou difundido no ar e inalado. Algumas pessoas, por experiências próprias, afirmam que o óleo de limão é um ingrediente que combate a exaustão, ajuda na depressão, limpa a pele, mata vírus e bactérias nocivas e reduz a inflamação.

Nos últimos anos, a área médica começou a acompanhar os relatos feitos por pessoas que usam óleo essencial de limão há anos, e estudos foram realizados para se comprovar os efeitos e benefícios desse poderoso óleo.

 

Reduz os sintomas de ansiedade e depressão

Você deve ter notado que, ao usar produtos com aroma de limão para limpar sua casa, você se sente mais relaxado e com um humor melhor. Obviamente que parte disso pode ser o resultado natural de limpar o ambiente, mas o cheiro real dos limões desempenha um papel nesse sentimento calmante.

Uma pesquisa concluiu que o óleo essencial de limão era mais eficaz no alívio do estresse do que outros óleos essenciais, como lavanda e rosa e também constatou que reduzia a ansiedade entre as pessoas após a cirurgia ortopédica.

 

Alívio para mau estar na gravidez

Os sintomas mais comuns no início da gravidez e também os mais incômodos são as náuseas e os vômitos. O óleo essencial de limão alivia (ou pelo menos diminui) a gravidade desses sintomas. Excelente para diminuir os sintomas de náuseas e enjoo em mulheres grávidas.

Na aromaterapia, o óleo essencial de limão é muito utilizado. Confira também um artigo de aromaterapia o guia completo.

Óleo essencial de limão para uma pele mais saudável

O óleo essencial de limão é um dos vários óleos essenciais que podem matar bactérias nocivas que podem crescer em sua pele, ele se mostrou eficaz contra cepas de bactérias e ele trata pequenas feridas também.

O efeito do óleo essencial de limão é muito eficiente contra bactérias causadoras de infecção e podem impedir a inflamação da pele. Também possui propriedades protetoras, como antioxidantes, que podem clarear e preservar o tom da pele.

 

Pode atuar como um analgésico

O óleo essencial de limão às vezes é usado na aromaterapia como analgésico natural. Os efeitos anti-stress e antidepressivo deste óleo podem ter algo a ver com a forma como ajuda nosso corpo a interpretar nossa dor sem entrar em pânico.

 

Alivio na dor de garganta e no sistema respiratório

Em caso de resfriado ou dor de garganta, o óleo essencial de limão é uma boa alternativa de remédio caseiro para este fim. Sabemos que as propriedades de vitamina C e antioxidantes do suco de limão são benéficas quando usadas via oral ou inaladas.

Tente usar um difusor com óleo de limão para liberar seu aroma doce e picante em seu quarto enquanto descansa. As propriedades calmantes desse óleo podem ajudar a relaxar a mente e os músculos da garganta.

Lembre-se, não é seguro ingerir óleos essenciais.

Melhora a concentração

O óleo essencial de limão melhora o seu humor, mas também pode funcionar para aumentar sua capacidade cerebral. Alunos que fizeram uso do óleo essencial antes de efetuarem provas de vestibular, tiveram um desempenho muito melhor em seus exames.

Pesquisas recentes concluíram que a aromaterapia com óleos essenciais como o limão poderia melhorar a função cognitiva das pessoas com doença de Alzheimer.

limão e seus benefícios
Limões inteiros e cortados, riquíssimos em vitamina C

Eficaz no tratamento e prevenção de acne

O óleo de limão é muito versátil e vem sendo muito utilizado para tratar condições de pele incluindo a acne.

Quando diluído e aplicado topicamente, o óleo essencial de limão pode matar bactérias que podem ficar presas nos poros e causar fungos. Também pode ajudar sua pele com antioxidantes e vitamina C, esfoliando suavemente as células mortas, que muitas vezes ficam presas no folículo piloso e nos poros.

Como o óleo essencial de limão tem propriedades curativas, você obtém o bônus de uma recuperação mais rápida no tratamento de suas cicatrizes de acne ao usá-lo.

Saiba como fazer um soro facial para espinhas e cicatrizes da acne.

Promove a cicatrização de feridas

Como o óleo essencial de limão é composto de vitamina C, antioxidantes e propriedades antimicrobianas, ele é valioso para compor seu kit de primeiros socorros. Em um experimento animal, o óleo essencial de limão promoveu uma cicatrização mais rápida dos tecidos infectados com sarna.

Você pode limpar a área de um pequeno corte ou arranhão com óleo de limão diluído para higienizá-lo, desinfetando a infecção e possivelmente ajudando a ferida a se curar mais rapidamente.

Possui propriedades antifúngicas, auxiliando no tratamento de certos problemas da pele. Já mostrou sua eficácia contra fungos que causam infecções no pé de atleta, sapinhos e leveduras quando aplicados topicamente.

Outros benefícios do óleo essencial de limão

Como os outros óleos essenciais da família dos citros, o óleo essencial de limão é geralmente seguro para uso tópico e de aromaterapia. Ele é seguro para mulheres grávidas e bebês com mais de três meses de idade.

Algo importante para levar em consideração é que ao usar este óleo, a pele fica mais sensível a irritação solar por isso é melhor evitar a luz direta do sol ao usar qualquer óleo essencial cítrico.

Essa irritação é chamada foto toxicidade e causa uma vermelhidão temporária semelhante a queimaduras solares moderadas. Você também pode sentir uma sensação de queimação, na área em que aplicou óleo de limão.

Geralmente, você pode evitar reações alérgicas diluindo adequadamente qualquer óleo essencial fazendo um teste na pele antes usar.

O óleo de limão deve ser evitado em animais. Alguns óleos essenciais podem ter um efeito tóxico quando ingeridos ou inalados por animais de estimação. Pense nos seus pets que podem estar por perto quando você inala aromaterapia.

 

Faça sempre o teste de sensibilidade

Você pode usar o óleo de limão com segurança, difundindo-o ou aplicando-o topicamente. Para difundir o óleo de limão, coloque três ou quatro gotas no difusor de sua escolha. Certifique-se de estar em uma área bem ventilada e limite suas sessões de aromaterapia a 30 minutos.

Para usar este óleo topicamente, misture com um óleo vegetal de sua escolha.

Teste a mistura em uma pequena área discreta da pele antes de aplicá-la em algum lugar sensível, como o rosto. Se após 24 horas surgir vermelhidão ou irritação, não use a mistura. Para evitar danos à pele, lave bem o rosto após o uso do óleo, antes de expor sua pele à luz solar.

Por que os óleos transportadores são importantes?

O óleo essencial de limão tópico é seguro para aplicar diretamente em sua pele – se você usar um óleo transportador. Os óleos transportadores são óleos não corrosivos e menos concentrados que não prejudicam a camada externa da pele.

Para diluir os óleos essenciais com segurança, adicione cerca de 12 gotas de seu óleo essencial a cada grama de seu óleo transportador. Os óleos transportadores mais populares são: óleo de amêndoa, óleo de jojoba e óleo de coco.

Para sua própria segurança, evite ingerir esse ou qualquer outro óleo essencial que não seja destinado a esse fim. Óleos essenciais para alimentos são específicos para isso e você deve pedir orientação de um vendedor ou de um aromaterapeuta para adquiri-los.

Como comprar óleo essencial de limão

Comprar um óleo essencial pode ser um pouco complicado. Existem muitas marcas que vendem produtos de óleo essencial misturados que alegam ser benéficos, mas esses produtos têm vários ingredientes além dos óleos.

Procure óleo pressionado a frio e 100% puro. Verifique a lista de ingredientes antes de fazer uma compra de óleo essencial. Certifique-se de que esta adquirindo um produto de qualidade. Ele é um ingrediente anti-inflamatório e antimicrobiano que pode ajudá-lo a melhorar seu humor, encontrar clareza mental, reduzir o estresse e muitos outros benefícios para agregar na sua saúde e bem estar.

Lembre-se, apenas porque um produto é considerado “natural” não significa que ele não carrega possíveis efeitos colaterais. Nunca aplique óleo de limão diretamente na pele sem um óleo transportador e nunca ingira nenhum óleo essencial.

Os óleos essenciais não substituem os tratamentos prescritos pelo seu médico, mas podem funcionar como um ótimo complemento para sua rotina de cuidados com a saúde. Para saber mais sobre óleos essenciais, continue nos acompanhando através de nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *