Conheça o óleo essencial de laranja doce e seus benefícios

O óleo essencial de laranja doce é extraído da casca da laranja. Apesar de não ser um óleo muito popular mas no entanto, é rico em propriedades e benefícios. Hoje vamos trazer todo o conhecimento que temos sobre esse óleo para que você aproveite ainda mais seu uso da melhor maneira possível. Vamos lá?

óleo essencial de laranja doce
Frasco com óleo essencial de laranja doce

Benefícios do óleo essencial de laranja doce

O óleo essencial de laranja doce é bastante versátil, pois faz parte da família de óleos essenciais citrus, isso o torna perfeito para criar combinações com outros óleos essenciais, mas vamos começar aprendendo sobre para o que ele é indicado, confira abaixo seus benefícios:

  • Melhora seu humor e reduza o estresse
  • Tratar doenças de pele como acne
  • Reduz a dor ou inflamação
  • Aliviar dores de estômago
  • Limpador doméstico natural
  • Perfeito para essências de perfumes e produtos de limpeza
  • Dá sabor a uma variedade de alimentos e bebidas

Propriedades antimicrobiana

Estudos recentes feitos com o óleo essencial de laranja doce mostrou uma concentração grande de ação antibacteriana, antimicrobiana, antifúngica e também é um excelente antioxidante, capaz de trazer renovação celular, mantendo o sistema imunológico saudável.

Portanto, o óleo essencial de laranja doce também pode também prevenir o crescimento de fungos que podem causar a deterioração dos alimentos interrompendo o crescimento de bactérias e fungos.

Ansiedade e depressão

A aromaterapia com óleo essencial de laranja doce se mostra bastante eficaz em reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. Em um estudo recente verificou-se que a aromaterapia com óleo essencial de laranja reduziu a pulsação e os níveis de hormônio do estresse em crianças submetidas a um procedimento odontológico, controlando e ansiedade e a tensão.

Você não pode deixar de conferir os 10 óleos essenciais para estresse e ansiedade

Os mesmos resultados foram notados em mulheres em trabalho de parto, que relataram menos ansiedade após inalar o óleo essencial de laranja doce em relação as mulheres no grupo de controle que inalaram água destilada.

Além disso, conforme pesquisas também foram feitas em relação a depressão e ansiedade, e o grupo que inalou o óleo essencial de laranja doce, se mostrou muito mais positivo em relação ao grupo oposto.

 

Age no alívio da dor

O óleo essencial de laranja doce é muito procurado para o alivio de dores pessoas com fraturas ósseas, verificaram se a inalação desse óleo poderia ajudar com a dor. Em comparação com um grupo de controle, as pessoas que inalaram óleo de laranja relataram uma melhora significativa na dor.

Pesquisadores avaliaram se uma mistura de óleo essencial de gengibre e laranja poderia ajudar com dores nos joelhos quando aplicada na pele. Em comparação com um grupo de controle, as pessoas que usaram a mistura de óleo essencial relataram maior alívio da dor a curto prazo.

 

Propriedades antioxidantes e anticancerígenas

Limoneno, um componente do óleo essencial de laranja doce, foi analisado como um potencial tratamento para o câncer. Um estudo muito importante descobriu que o óleo de laranja é rico em limoneno, com isso inibiu o crescimento e promoveu a morte de células de câncer de cólon em cultura.

Inibiu o crescimento de linhagens de células de câncer de pulmão e próstata em cultura. Além disso, o aumento da morte celular foi observado na linha de células de câncer de pulmão.

perda de peso com óleo essencial de laranja doce
Mulher perdendo peso com o óleo essencial de laranja doce

Excelente para perda de peso

Para quem precisa perder aqueles quilos indesejados é importante contar com a ajuda da aromaterapia. O óleo essencial de laranja doce se mostra eficaz na perda de peso e também na redução do colesterol ruim.

No entanto, por se tratar de um óleo energizante e estimulante, o óleo essencial de laranja doce é indicado para a prática de exercícios físicos. Esse óleo pode ajudar contribuindo para que a pessoa tenha mais vitalidade, reanimando e fortalecendo, um potente aliado para seus exercícios físicos.

A aromaterapia atualmente está cada dia mais adicionada no dia a dia principalmente entre as mulheres como um alternativa para alcançar objetivos relacionados à saúde. Se você quiser entender tudo sobre AROMATERAPIA e usufruir de todos os benefícios.

Veja agora o Curso de Aromaterapia Online, e aprenda a usar os Óleos Essenciais com Segurança em seu Dia-a-Dia, você vai se apaixonar!!

 

Pode ser usado como inseticida

Por se tratar de um óleo citrus ele é um excelente inseticida natural, deixando longe as moscas, larvas e formigas. Para ser aplicado no jardim onde é comum a invasão de formigas que destroem tudo que vem pela frente. E nada é melhor do que usar um inseticida natural para combater essas terríveis criaturinhas.

 

Formas de uso do óleo essencial de laranja doce

Difusão: Gostaria de melhorar um pouco o seu humor? Ou talvez você queira adicionar o aroma refrescante de laranja a um ambiente? A difusão pode ajudá-lo a fazer isso. Um difusor permite que um óleo essencial evapore, normalmente usando calor.

No entanto, conforme ocorre a evaporação, o cheiro suave do óleo essencial se espalha pela sala. Existem muitos tipos de difusores que você pode comprar, online ou em lojas especializadas que vendem produtos de aromaterapia. Cada tipo de difusor terá seu próprio conjunto específico de instruções.

Certifique-se de seguir cuidadosamente todas as instruções do produto ao usar o difusor.

Óleo essencial de laranja doce em spray

Uma outra maneira de adicionar um aroma de laranja a um ambiente, ou talvez usar óleo essencial de laranja doce como limpador natural é fazendo um spray seguindo essa receita:

  • Uma garrafa de vidro.
  • 10 a 15 gotas de óleo essencial de laranja
  • 100 mls de álcool de cereal
  • Agite bem a garrafa para misturar o conteúdo.
  • Pulverize conforme desejado.

Óleo essencial de laranja doce excelente para massagem

Quer aliviar a dor ou a inflamação em seu corpo? Então, faça seu próprio óleo de massagem com óleo essencial de laranja doce, siga a receitinha abaixo:

 

Segurança e efeitos colaterais dos óleos essenciais

Qualquer óleo essencial pode causar alguma reação na pele quando aplicado diretamente. Se você estiver preocupado com uma possível reação, teste um pouco do óleo essencial de laranja diluído na parte interna do cotovelo antes de usá-lo em áreas maiores.

Aliás, essa prática é muito recomendada que seja feito sempre antes de fazer uso de óleos essenciais ou outros produtos que estarão em contato direto com a pele.

Evite usar óleo essencial velho ou oxidado (com data de validade já vencida), que pode causar sensibilização dérmica. Este é um tipo de reação alérgica que pode não ser perceptível após o uso, mas pode causar reações graves depois de usá-lo algumas vezes.

Esteja sempre atenta(o) a validade e a qualidade do óleo adquirido. Alguns óleos essenciais cítricos são foto tóxicos. Isso significa que eles podem causar uma reação dolorosa na pele se você usá-los na pele e depois expor ao sol.

óleo essencial de laranja doce
Óleo essencial de laranja doce em embalagem escura

Escolha óleos essenciais em embalagens escuras

Tenha cuidado antes de obter o óleo essencial de laranja doce, cheire o óleo antes de comprar, se possível. Se não tiver cheiro de laranja, não compre. O óleo essencial de laranja doce pode ser usado em uma variedade de aplicações, desde melhorar o humor e reduzir o estresse até adicionar um aroma fresco e cítrico a um ambiente, no entanto, precisa ser um óleo de qualidade.

Mas ele não é um medicamento e sim um auxiliador em tratamento e faz parte da famosa medicina alternativa, que usa como base a natureza como recursos com respaldo em pesquisas e eficácia, visando sempre o melhor resultado.

Cuidados e precauções no uso do óleo essencial de laranja doce

O óleo essencial de laranja doce tem um baixo risco de foto toxicidade, mas você ainda deve ter cuidado se planeja sair de casa depois de usá-lo na pele. Tal como acontece com outros óleos essenciais, siga estas precauções de segurança ao usar óleo de laranja:

  • Não aplique óleo essencial não diluído na pele.
  • Mantenha o óleo longe de seus olhos.
  • Guarde o óleo fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  • Se você usar o óleo para aromaterapia, certifique-se de que o espaço em que você está é bem ventilado.
  • Se você estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos prescritos, converse com seu médico antes de usar o óleo essencial de laranja.

Como adquirir os óleos essenciais?

O óleo essencial de laranja pode ser comprado online ou em uma loja que vende produtos naturais. Siga as dicas abaixo para garantir a compra de óleo essencial de laranja de boa qualidade. Verifique no rótulo o nome científico: Citrus sinensis.

O óleo essencial de laranja amarga é outro óleo com um nome muito semelhante: Citrus aurantium. Não confunda os dois.

Verifique a pureza do produto. Você deve comprar óleo essencial 100% laranja. Caso contrário, deverá ser indicado na etiqueta. Como já dissemos escolha embalagens escuras. O óleo essencial pode ser danificado pela luz solar e embalagens escuras ajudam a prevenir isso.

Qualquer dúvida em relação ao óleo e que possa te trazer mais segurança, recomendamos conversar com um médico de sua confiança. Aproveita e veja esse artigo que trata sobre usar medicamentos ou óleos essenciais, ter conhecimento sobre outras opções de tratamento é muito importante.

Lembrando ainda que sempre antes de fazer uso de qualquer produto que tenha contato direto com a pele é recomendável que se faça o teste antes. Importante: Os óleos essenciais não são medicamentos, e sim uma opção de tratamento natural, e em caso de dúvida, sempre se informe antes com seu médico de confiança.

Para saber mais sobre óleos essenciais e descobrir quais são seus inúmeros benefícios, continue nos acompanhando aqui no blog e através das nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *