Para que Serve o Óleo Essencial de Jasmim?

O óleo essencial de Jasmim é feito a partir da planta Jasminum Grandiflorum, mas para que serve o óleo essencial de jasmim? Muito provavelmente você já teve contato com ela, pois é uma planta muito comum no mundo inteiro. Muitas pessoas a cultivam em sua residência, por conta de suas características, é uma trepadeira e possui flores brancas ou amarelas em formato de estrela.

Essas flores são muito perfumadas e esse perfume é liberado principalmente no período da noite. Por isso na Índia, já ancestralmente essa planta era utilizada e conhecida como rainha da noite, por conta desse aroma mais intenso nesse período noturno. Além da cultura indiana que a utiliza, essa planta também é usada há muito tempo em vários rituais e cerimônias na cultura egípcia.

 

óleo essencial de jasmim
Frasco com óleo essencial de Jasmim e flores da planta Jasmim

Qual a cultura do óleo essencial de Jasmim

Conforme a cultura, em que a deusa egípcia Isis, que tem uma ligação com a fertilidade, com a cura, com o mundo feminino. No Egito antigo também, além disso, na Europa, na idade média, o Jasmim era utilizado também como um medicamento utilizado ainda como um excelente tônico corporal.

O Jasmim é muito eficaz para deixar a pessoa mais fortalecida nesse sentido, pode observar que o jasmim é importante para uma série de mobilizações de povos de culturas. O óleo essencial de jasmim é extraído das flores que são pequenas, e é muito difícil é de se conseguir obter o óleo essencial de jasmim através do método da destilação.

Então a gente utiliza o absoluto de jasmim, absoluto é um processo onde se utiliza alguns solventes, para poder obter esses compostos aromáticos, contidos nas flores e aí, sim, consegue obter esse absoluto que possui assim aroma, muitas vezes até mais parecido com aroma natural da planta, do que o próprio óleo essencial que passou pelo processo de destilação.

Em algumas plantas a gente tem que utilizar esse processo porque é muito difícil conseguir o óleo essencial de outra forma. Então o absoluto de jasmim, ele possui características muito interessantes, na antiguidade a planta era utilizada tanto quanto um medicamento como um perfume.

 

Sobre o aroma do óleo essencial de jasmim

É possível observar que o mesmo possui um aroma forte, mas também já é tradicionalmente utilizado como um medicamento em outras culturas, e o absoluto possui efeitos muito positivos, a nível emocional, deve-se destacar o efeito reconfortante que esse óleo possui.

Para aproveitar esse aroma do jasmim e usufruir desse conforto que ele também possui uma ação relaxante deixando portanto a pessoa mais relaxada, mais tranquila e traz mais inspiração também. Ele é dono de um aroma adocicado, forte, e muitas pessoas que são mais sensíveis, podem até achar ele um pouco forte demais.

 

Para que serve o óleo essencial de Jasmim?

Os benefícios do óleo essencial de jasmim são vários. No entanto, a grande maioria das pessoas se encanta pelo aroma jasmim, que na verdade é muito especial. Em um nível físico, a gente pode destacar algumas características como antisséptico, ele é um óleo que pode ser utilizado na pele, ele também é muito eficaz no tratamento de quem está em depressão, ele deixa a pessoa mais pra cima, melhora o humor e deixa-a em alto astral.

 

Conheça ainda os 15 óleos essenciais para a pele.

Quer saber ainda para que serve o óleo essencial de jasmim? É perfeito ainda para aumentar a libido, ele é um óleo essencial com características afrodisíacas muito interessante, além disso, é muito eficiente para melhorar a questão da insônia, ou seja, ele melhora a qualidade do sono. Só esse benefício já é muito importante, pois o sono é essencial para repor as energias.

 

Maravilhoso para as mulheres

Para as mulheres de plantão, ele possui efeito maravilhoso, regulando o ciclo menstrual, auxilia também na amamentação, promovendo uma melhor a lactação, e ainda no momento do parto, ele diminui e alivia as fortes dores e também facilita ainda a chegada do bebê.

Então, essa planta tem uma ligação muito interessante com o mundo feminino. E o absoluto óleo essencial, também tem efeitos muito maravilhosos para as mulheres em geral.

Confira também um artigo completo sobre como aliviar 10 sintomas da menstruação.

Eficiente nas questões contra a ansiedade e alívio do stress: algo que hoje em dia é para quase todos nós. Essa correria e o excesso de responsabilidades, cobranças no setor de trabalho, ou mesmo em casa onde muitas vezes o ritmo é acelerado diariamente.

 

Utilizado para trazer calma e tranquilidade

O óleo essencial de jasmim trabalha em nosso favor, trazendo mais calma e serenidade, portanto, tem como obter uma qualidade de vida ainda melhor. Vale a pena utilizar esse potente óleo essencial.

 

Como usar o óleo essencial de Jasmim?

Seu uso na aromaterapia é muito comum, no entanto, não se deve fazer uso dele via oral, devendo portanto, aplica-lo na pele utilizando um creme, para isso adicione 5 gotas em uma quantidade de 60 gramas de creme neutro e após fazer massagens em seu corpo.

Para usar no difusor elétrico ou aromatizador, é só pingar 2 gotinhas e deixar o aroma se espalhar no ambiente escolhido. Seu efeito calmante ajuda no combate a depressão e ainda estimula a libido.

Conheça também o guia completo de aromaterapia.

 

É importante ressaltar que os óleos essenciais são puros e 100% naturais, e por isso devem ser diluídos em um óleo transportador para evitar possíveis alergias em pele sensíveis. Faça sempre o teste de sensibilidade antes de fazer uma aplicação direta na pele.

Para ficar por dentro das novidades e informações sobre os óleos essenciais, confira outros artigos onde falamos dos benefícios e formas de uso desses auxiliadores de tratamento e que também nos traz bem-estar geral.

Deixe um comentário e nos fale qual sua experiência com os óleos essenciais. Siga-nos em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.