Descubra para que serve o Óleo Essencial de Cravo [Benefícios]

O cravo-da-índia conhecido também como syzygium aromaticum, é nativo das ilhas Molucas na Indonésia, embora hoje seja cultivado em várias partes do mundo. O óleo essencial de cravo é produzido a partir da destilação dos botões das flores secas que são coletadas da árvore do cravo. Outras partes da árvore, no caule e as folhas também podem ser utilizadas.

São muitos os benefícios do óleo essencial de cravo, existe um empenho muito grande e respeitável por partes de pesquisadores e cientistas buscando cada vez mais descobrir como podemos obter resultados para nossa saúde através desse poderoso óleo essencial. Vamos conferir abaixo!

benefícios dos óleo essencial de cravo
Frascos com óleo essencial de cravo e cravos in natura

Benefícios do óleo essencial de cravo

O cravo tem sido utilizado há séculos ou mesmo milênios, em uma variedade de aplicações, mas quais são os benefícios do óleo essencial de cravo?

Tradicionalmente, ele tem sido utilizado para uma variedade de finalidades, incluindo um antibiótico, para ajudar a matar bactérias, um analgésico para dor de dente e musculares, para problemas digestivos e respiratórios como tosse e asma.

O mesmo possui várias substâncias químicas diferentes. Mas, o eugenol é a substância estrela, correspondendo de 70 a 80% do óleo essencial extraído dos botões.

 

Apropriado para uso terapêuticos

Cientistas de todo mundo, vem trabalhando para avaliar os benefícios terapêuticos do óleo essencial de cravo e seus componentes. Vamos mergulhar mais profundamente no que algumas dessas pesquisas dizem até agora.

Em um estudo de 2012 os pesquisadores descobriram que esse óleo tem a capacidade de matar células de bactérias estafilococos em cultura líquida e em biofilme. O biofilme é uma comunidade de bactérias que vivem juntas, protegidos por uma película protetora bem viscosa.

No entanto, a maioria dos antibióticos não é eficaz em penetrar no biofilme e matar bactérias do tipo estafilococos, mas de acordo com o estudo o óleo de cravo parece é capaz.

 

Óleo essencial de cravo poderoso antifúngico

Um estudo de 2017 realizado por cientistas australianos analisou atividade antifúngica de vários óleos essenciais. Entre os testados, o óleo essencial de cravo foi o mais eficaz, em interromper o crescimento de uma variedade de fungos.

O fungo Candida albicans, por exemplo, pode causar infecções fúngicas como o pé de atleta, sapinhos e infecções vaginais. Em outro estudo de 2005, os pesquisadores investigaram o efeito, do eugenol, a substância principal do cravo para candidíase e os resultados mostraram que ele foi tão eficaz quanto o antifúngico alopático Nistatina.

óleo essencial de cravo
Mulher com dor de dente problema causado pela cárie

Óleo essencial de cravo tem ação eficaz contra cáries dentárias

Já em um estudo de 2012, realizado por cientistas indianos, o óleo essencial de cravo e o eugenol foram eficazes na prevenção da erosão dentária causada por bebidas ácidas.

Levando em conta os autores acreditarem, que ele pode funcionar de maneira semelhante ao fluo na prevenção de caries. Ele foi considerado o mais eficaz na inibição de organismos causadores de cáries. Em um estudo de 2016 que comparou a atividade de 10 produtos naturais diferentes.

Além disso, um estudo de 2006 comparou a atividade analgésica do cravo e da benzocaína. E os pesquisadores descobriram que os participantes do que foram testados com óleo essencial de cravo ou benzocaína, apresentaram dor significativamente mais baixa do que o grupo placebo.

Receitinha: Para melhorar o hálito coloque em um copo de água morna cinco gotas do mesmo para fazer gargarejos, isso ajuda diminuir o mau hálito, combate as cáries e ainda é ótimo para melhorar dores na garganta, faça isso duas vezes ao dia.

 

Excelente anestésico para a pele

Com isso, acreditarem que o óleo essencial de cravo pode ser eficaz como anestésico tópico e na pele. Mas ele pode ser utilizado, sempre diluído. O mesmo também contribui para diminuição da coceira crônica na pele.

São muitas as evidencias demonstradas através dos estudos sobre esse excelente desse óleo. É ótimo para aumentar a quantidade de pro collágen tipo um e elastina, reduzindo, portanto as temidas rugas. Além disso, ele pode aumentar a proteína filagrina, a principal necessária para a formação da camada córnea, que constitui a primeira barreira de proteção na sua pele.

Veja também os 15 óleos essenciais mais eficazes para a pele.

 

óleo essencial de cravo
Mulher com a pele macia e hidratada

Mantém a pele macia e hidratada

Ele age afastando substâncias e microrganismos, impedindo assim que a sua pele perca água em excesso evitando, portanto que ela resseque. De forma geral o óleo essencial de cravo foi capaz de diminuir também os danos causados pela radiação ultravioleta b.

Em um estudo mais recente de 2020, os cientistas demonstraram que quando misturado a um creme, foi capaz de desinflamar a pele e acelerar a formação de tecido, ajudando na recuperação de lesões e feridas.

O óleo essencial de cravo é ainda um dos produtos naturais com maior potencial antioxidante que existe perfeito, sendo, portanto, muito eficiente para proteger o seu corpo de qualquer invasor externo. Esses foram os benefícios do óleo essencial de cravo que você precisa saber.

Confira tudo sobre o uso dos óleos essenciais, confira o guia completo e atualizado.

Use com responsabilidades

Os óleos essenciais são extratos das plantas, ou seja, 100% puros e naturais sendo, portanto muito concentrados. Sempre os dilua em um óleo transportador ou vegetal de sua escolha. Se preferir converse com um aromaterapeuta.

Lembrando que os óleos essenciais são auxiliadores para o tratamento de vários problemas de saúde. No entanto, para quem faz uso de medicamentos contínuos, precisa falar com seu médico e nunca interromper os uso de tais remédios sem uma orientação de um profissional.

Para ficar por dentro de mais novidades sobre os óleos essenciais, confira outros artigos e nos siga em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.