Óleo Essencial de Camomila – Benefícios e para que serve!

O óleo essencial de camomila é um dos mais queridos, mas para que serve e quais os benefícios? Não é de agora que o óleo essencial de camomila é utilizado na aromaterapia. Ele tem muitos benefícios e desde o antigo Egito, Grécia e Roma, a medicina alternativa já fazia a utilização do mesmo.

Não deixe de conferir o guia completo sobre aromaterapia.

óleo essencial de camomila
Vidro com óleo essencial de camomila

Para que serve o óleo essencial de camomila?

Os óleos essenciais em geral estão cada vez mais, sendo testados e aprovados pelas pessoas, servem como uma excelente opção natural para ajudar no tratamento de várias enfermidades. O óleo essencial de camomila é um poderoso aliado e tem demonstrado ser muito eficaz no tratamento das doenças abaixo citadas, vamos conferir…

– Alívio da ansiedade;

– Aliviando condições de pele como eczema ou erupções cutâneas;

– Anti-inflamatório e alívio da dor na coluna, nevralgia ou artrite;

– Cicatrização de feridas, incluindo úlceras;

– Transtornos digestivos, tais como indigestão, náuseas ou gases;

– Promove uma melhora significativa no sono;

O óleo essencial de camomila tem seu papel essencial para a saúde, porque ele tem sido usado como auxiliar no tratamento de várias doenças ao longo dos anos. Abaixo você vai conferir mais sobre sua ação e seus resultados.

 

Transtorno digestivo

Conforme pesquisas já realizadas, existem efeitos do extrato de camomila alemã sobre a diarreia. Foi confirmado que esse óleo é eficaz no tratamento eliminando o acúmulo de líquidos nos intestinos.

O efeito do óleo essencial de camomila foi aprovado por mulheres que tiveram parto cesárea, elas utilizaram para ter melhor funcionamento no intestino.

Pacientes que aplicaram o óleo de camomila na região do abdômen, também se surpreenderam com sua recuperação muito mais rápido do que outras que não usaram. Além disso melhoraram seu apetite mais rápido e anda sentiram uma diminuição na prisão de ventre.

O óleo essencial de camomila tem propriedades de relaxamento muscular, o que explica seu efeito para condições digestivas e também de cãibras, e ainda, tem ação antibacteriana e cicatrizante.

 

Transtorno de ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada é qualificado quando uma pessoa fica com excesso de preocupação e que se estende por um período maior, isso gera expectativa e ansiedade.

Um estudo avaliou que o tratamento a curto prazo da ansiedade generalizada utilizando o extrato de camomila, melhorou os sintomas da ansiedade em mais da metade dos participantes.

Os baixos níveis de um hormônio chamado cortisol, foram ligados a distúrbios de ansiedade e descobriu que a terapia feita com camomila ajudou a reduzir esses sintomas.

Confira outros óleos essenciais para ansiedade e estresse.

Alivia os sintomas de depressão

Conforme estudos, em geral a depressão e ansiedade frequentemente ocorrem juntas. No entanto, quando utilizado extrato de camomila alemã no tratamento de pessoas com depressão e ansiedade, foi constatado uma redução significativa nos sintomas após o período de oito semanas de tratamento.

É importante saber que enquanto o extrato de camomila pode ser tomado oralmente, o óleo essencial de camomila não deve nunca ser ingerido. Aliás, os óleos essenciais precisam ser utilizados com responsabilidades, mesmo topicamente ou em caso de ingestão.

Antes de fazer uso dos mesmo, procure informações e orientações junto a um profissional de aromaterapia, fale também com seu médico em caso de uso contínuo de medicamentos.

 

Alívio da dor

O óleo essencial de camomila tem uma grande eficácia quando diluída na pele para o tratamento da osteoartrose, isso foi comprovado em um experimento com pessoas que fizeram a aplicação do óleo três vezes ao dia durante três semanas.

Os pesquisadores descobriram ainda que, quando comparado aos participantes que não utilizaram este tratamento, o óleo essencial de camomila reduziu significativamente a necessidade de medicação para o alívio da dor.

 

Óleo essencial de camomila melhora o sono

Também foram realizados testes com a camomila e confirmou-se que é muito eficiente para se ter uma boa noite de sono, principalmente para pessoas mais idosas. Um grupo recebeu cápsulas de extrato de camomila duas vezes ao dia, enquanto os outros receberam um placebo.

No final do estudo, houve um aumento significativo na qualidade do sono daqueles que tomaram os extratos de camomila. Para se ter uma noite de sono tranquila e relaxante, esse óleo essencial de camomila é super indicado.

 

Propriedades anticancerígenas

O óleo essencial de camomila alemã é excelente para ajudar no tratamento sobre as células cancerígenas em cultura. Os pesquisadores descobriram que essas células cancerígenas tinham maior probabilidade de serem mortas quando tratadas com o extrato.

Os óleos essenciais são extratos concentrados derivados de plantas. Eles se tornaram bastante famosos por seus potenciais benefícios à saúde. O óleo de camomila tem sido utilizado consistentemente para uma pluralidade de doenças e condições.

 

Qual é a diferença entre a camomila-romana e a alemã?

O óleo essencial de camomila é produzido a partir das flores de margaridas. No entanto, existem duas variedades diferentes de camomila que você pode descobrir:

– Camomila romana (Roman Chamomile ou Anthemis Nobilis).

– Camomila alemã (Chamomilla recutita).

Mulher usando óleo essencial de camomila em seu corpo

Como usar o óleo essencial de camomila?

Sabendo, portanto, dos benefícios do óleo essencial de camomila para a saúde, como você pode usá-la com segurança em casa?

Existe várias formas diferentes que você pode usufruir, incluindo difusão ou aplicação tópica.

Lembrando sempre que óleos essenciais devem ser usados com responsabilidade, sempre faça o teste antes, para evitar possíveis alergias, diluindo-os em um óleo carreador.

 

Aplicações da Aromaterapia

A inalação de óleo essencial de camomila pode oferecer uma diversidade de benefícios tais como diminuição da ansiedade e melhora do sono. Você pode usar o óleo em um difusor ou em um frasco de spray de vidro improvisado.

Difusor: Com ele torna-se possível espalhar o aroma dos óleos essenciais evaporados por uma sala. Porém antes de utilizar o óleo de camomila, siga as instruções de seu difusor.

Pulverização:  Para usar o óleo de camomila em spray, dilua de 10 a 15 gotas de óleo de camomila em cada grama de água. Junte a um frasco de vidro spray e agite muito bem antes de usar.

Uma vez que você use um óleo essencial ou qualquer óleo substancial para aromaterapia, certifique-se de guarda-lo em um lugar é bem ventilado. É preciso também ter cuidado para não expor mulheres grávidas ou lactantes, bem como crianças e animais de estimação ao óleo substancial.

Veja quais são os óleos essenciais para bebês e crianças

Aplicações tópicas do óleo essencial de camomila

O óleo essencial de camomila também pode ser usado em aplicações tópicas. Isto pode beneficiar em caso de dores digestivas ou ansiedade. Todos os óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo veicular antes de entrar em contato com a derme. Aqui estão várias maneiras de utilizá-los:

Óleo de massagem: Para usar óleo essencial de camomila em um óleo de massagem, ele deve primeiro ser diluído em um óleo transportador. Existe uma grande variedade de óleos veiculares acessíveis, entre esses estão o óleo de coco e o óleo de jojoba.

Para usar como óleo de banho: Basta misturar o óleo de camomila com um óleo transportador e adicione-o à água quente do banho conforme seu gosto.

Em uma compressa: Faça uma compressa mergulhando uma toalha ou pano em água quente, adicionando 1 ou 2 gotas de óleo de camomila diluído, e depois aplicando-o em sua região dolorida, como suas costas ou estômago.

 

Há algum efeito colateral?

Os óleos essenciais são muito concentrados e não devem ser ingeridos, se por acaso quiser ingerir algum, primeiro busque supervisão de um profissional qualificado. Alguns óleos podem ser até tóxicos. No entanto, se você deseja tomar camomila, é recomendável que se faça uso do chá de camomila.

Para evitar qualquer contratempo, certifique-se de manter o óleo essencial de camomila em lugar seguro, longe do alcance de crianças e animais de estimação. Confira como usar óleo essencial em cachorro e cuide de seu pet com essa opção natural de tratamento e cuidados.

E falando sobre óleos essenciais, é sempre importante ficar atento ao efeitos colaterais que eles podem causar associados a outras medicações.

 

Possível irritação da derme

Os óleos podem causar irritação da derme em várias pessoas. Portanto, antes de fazer uso de qualquer óleo essencial, faça o teste de sensibilidade para não ter risco de alergia, passe no interior do cotovelo antes de usá-lo em outras partes da pele.

Se você notar qualquer vermelhidão, coceira, ardor ou inchaço, pare de usá-lo.

Pessoas com alergias

Várias pessoas têm a possibilidade de serem alérgicas ao óleo essencial de camomila. Isto pode ser mais viável se você for alérgico a plantas em relação à camomila, tais como margaridas, tasneira ou calêndulas.

Não é comum, porém em situações raras, pode ocorrer uma atitude alérgica grave chamada anafilaxia, que necessita de um atendimento médico de emergência. Os sinais a serem observados incluem:

  • Complexidade da respiração
  • Inchaço da garganta
  • Tosse
  • Aperto no peito
  • Erupção cutânea,
  • Vômitos e diarreia.

Óleo essencial de camomila e outros medicamentos

A camomila pode interagir com as drogas ciclosporina e warfarina. Se você estiver tomando medicamentos prescritos, fale com seu médico antes de usar óleo de camomila, ou ainda uso prolongado na gravidez ou lactação.

Se você estiver grávida ou amamentando e quiser usar óleo essencial de camomila, fale primeiro com seu médico para saber se é seguro utilizá-lo. Saiba mais sobre usar medicamentos ou óleos essenciais.

Cuidado com óleos falsos

– O óleo essencial deve ser sempre de qualidade e puro, ou seja 100% natural, se o mesmo não for puro, deve conter essa informação na embalagem do produto. Antes de adquirir um óleo essencial é preciso tomar alguns cuidados.

– Sinta o cheiro do produto antes de comprá-lo. Se não for possível cheirar, não o compre.

– Procure por frascos de cor escura, uma vez que a claridade pode danificar os óleos essenciais.

Veja um artigo sobre como identificar um óleo essencial falso

O que você deve saber

O óleo essencial de camomila é um dos mais versáteis que existe e popularmente usado para problemas comuns do dia a dia com eficácia e tendo excelentes resultados desde problemas digestivos até a cicatrização de feridas e também os já citados aqui (depressão, ansiedade e sono).

Agora que você sabe mais sobre os resultados positivos do óleo essencial de camomila, saiba como pode usá-lo com segurança em casa, incluindo difusão ou aplicação tópica.

Importante: Os óleos essenciais não são medicamentos, em caso de tratamentos médicos é recomendado que seu uso seja apenas como auxiliares e não devem ser ingeridos.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre os óleos essenciais, tais como forma de uso e seus benefícios, nos siga em nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.