Óleo essencial para cachorro confira os 7 mais indicados

Você que é apaixonada(o) por cachorros e também procura utilizar opções saudáveis na hora de cuidar do seu pet, vai amar esse artigo sobre óleo essencial para cachorro.

É isso mesmo, você pode utilizar óleos essenciais em seu doguinho e saiba que isso fará muito bem para ele. Além de trazer inúmeros benefícios para os seres humanos, também são muito eficazes em nossos animais de estimação.

Quando estamos em um ambiente levemente perfumado, nosso cérebro reage de maneira positiva aos estímulos e nossas emoções são influenciadas pela aromaterapia. E esse aroma perfumado é igualmente benéfico para os cães. Vamos conferir abaixo….

óleo essencial para cachorro
Cachorros bem cuidados com óleos essenciais

Os benefícios dos óleos essenciais para cachorro

Os óleos essenciais tem seu papel importante pois estão totalmente ligados ao bem-estar quando são utilizados a nosso favor e também para nossos amados pets. Entre muitos benefícios os óleos essenciais melhoram ainda mais o olfato dos cães.

E como sabemos muito bem, nossos animais de estimação utilizam muito o olfato, segundo estudos realizados, foram comprovados que eles têm o olfato entre 10 e 100 mil vezes mais apurado do que o ser humano.

É pelo olfato que os cachorros conseguem obter informações importantes para eles, como por exemplo a presença de alguém estranho, ou de outro animal que estiver rondando seu espaço. Enfim, eles utilizam o olfato como o principal sentido para saber o que precisam.

Como usar óleos essenciais para seu cachorro

Estamos falando do seu melhor amigo, seu filho de patas, então é essencial obter informações antes de começar utilizar óleos essenciais em seu cãozinho para que ele absorva todos os benefícios e obtenha resultados satisfatórios. E assim como nos humanos é necessário se fazer teste sobre possíveis alergias.

Uma vez que ele não demonstrar nenhum tipo de alergia ou rejeição, coloque uma única gota de óleo diluído em 50 gotas de um óleo transportador como (óleo de semente de uva ou azeite) massageando na parte atrás do pescoço.

 

Existem quantidades diferentes de óleos essenciais para cada Pet

Alguns óleos essenciais são indicados para uso em animais de estimação, como o óleo essencial de lavanda, quando usado na quantidade certa acalma seu pet e pode ajuda-lo a dormir melhor.

No entanto, alguns óleos essenciais são perfeitos para cachorros e animais de grande porte como os cavalos, já para animais pequenos como, coelhos, gatos ou pássaros o uso dos óleos não são recomendados.

Caso queira fazer uso dos óleos essenciais nesses animais de pequeno porte, recomendamos uma consulta com o veterinário de sua confiança.

20 óleos essenciais que não se deve usar em animais

  • Anis (Pimpinella anisum)
  • Amêndoa Amarga (Prunus dulcis)
  • Boldo (Peumus boldus)
  • Cânfora (Cinnamomum camphora)
  • Cássia (Cassia fistula)
  • Cravo-da-índia (Syzygium aromaticum)
  • Alho (Allium sativum)
  • Rábano-bravo (Armoracia rusticana)
  • Artemísia (Artemisia vulgaris)
  • Mostarda (Brassica juncea)
  • Orégano (Origanum vulgare)
  • Poejo (Mentha pulegium)
  • Tomilho vermelho ou branco
  • Rue (Ruta graveolens)
  • Santolina (Santolina chamaecyparissus)
  • Sassafrás (Sassafras albidum)
  • Salgado (Satureja)
  • Tansy (Tanacetum vulgare)
  • Óleo Essencial de melaleuca (Melaleuca alternifolia)
  • Absinto (Artemisia absinthium)

Saiba, porém, que existem quantidades certas dos óleos essenciais para serem utilizadas em cachorros. Isso é necessário para que eles se acostumem com o aroma e você fique tranquila(o) sabendo que está fazendo o melhor para seu peludo de quatro patas.

 

Como escolher os melhores óleos essenciais

Escolha sempre óleos essenciais de excelente qualidade ou seja 100% natural e puro, pois óleos inferiores podem ser prejudiciais ao seu pet. Geralmente eles contem aditivos impróprios ou até mesmo data de validade vencida.

Alguns cuidados devem ser tomados para se certificar que o óleo essencial é de primeira linha.

Atenção aos valores divulgados na hora de efetuar a compra de seu óleo escolhido, pois quando a promoção está com preço muito abaixo do normal, existe a possibilidade desse óleo essencial não ter boa qualidade.

Tendo em vista que para fazer um quilo de óleo de lavanda, é necessário o uso de mais de 150 quilos de flores de lavanda, e no caso do óleo essencial de hortelã a quantidade é bem maior, ou seja, mais de 250 quilos de folhas de hortelã. Um valor muito baixo denunciaria a procedência.

Como os verdadeiros óleos essenciais são extraídos de plantas, quando se faz opção para usar um óleo orgânico é importante saber que eles não possuem a mesma qualidade. É necessário que tenham selos de inspeção garantindo a qualidade desses óleos, e assim você pode fazer uso dele tranquilamente.

  1. Faça um teste antes da compra, mas para isso precisa ser em loja física. Coloque uma gota em um papel branco e espere secar. Se um anel de óleo aparecer na parte de trás do papel, saiba que não é um óleo essencial puro.
  2. Existem algumas exceções tais como (óleo essencial de patchouli, sândalo e camomila alemã), que por serem mais profundos na cor e mais densos ​​na consistência, podem deixar um leve tom para trás, mas não deve ser oleoso.

Óleos essenciais para Cachorros

Quando um cachorro apresenta algum problema ou ainda apresente algum sintoma persistente não deixe de procurar um veterinário, é recomendável que converse com ele sobre seu animal de estimação receber  cuidados com óleos essenciais.

Óleo essencial de cedro
Óleo essencial de cedro para cachorro

1. Óleo essencial de cedro excelente para cachorros

Um excelente antisséptico para limpar os pulmões e expectorar a tosse do cachorro é o óleo essencial de cedro, como bônus, ele ajuda a repelir e exterminar pragas como as pulgas. Além disso, é muito bom para tratar a rigidez em cães mais idosos, como tratamento de dores nas costas e artrite.

Ele também é um maravilhoso calmante, ajuda no fortalecimento das funções renais.

2. Óleo essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos melhores e mais versáteis que existe, sempre com efeito calmante proporcionando bem estar e tranquilidade no peludo. Como ele age no sistema nervoso central, isso ajuda os cachorros se sentirem mais seguros. Além disso, é maravilhoso no combate a insônia.

Quando usado em cães antes de uma viagem de automóvel, foi constatado que ele exerce um efeito de relaxamento. Certamente um adestrador cobraria um valor bem mais caro para tratar um cão agitado.

Então em casos de estresse para seu pet, ao fazer uma longa viagem, ou mesmo em uma visita ao veterinário, utilize óleos essenciais para diminuir a hiperatividade.

3. Óleo essencial de Capim-limão

O óleo essencial de capim-limão é super indicado para quem tem animais domésticos em casa, pois ele ajuda eliminar carrapatos, pulgas e os terríveis mosquitos. Esse óleo contém alto teor geraniol e citral, e é excelente também no combate das pragas caninas.

Basta adicionar de 2 a 3 gotas de óleo essencial de capim-limão em uma vasilha com água, misturar bem, colocar em um frasco de spray e espirrar nos pelos do animal de estimação e também fazer massagens.

 

4. Óleo essencial de Citronela

O óleo essencial de citronela é famoso por sua capacidade de espantar e repelir insetos, é um queridinho das donas de casa que amam fazer uso de produtos naturais, para se livrar desses indesejáveis insetos.

Ao escolher o uso do óleo essencial de citronela, seus animais de estimação ficam livre dos insetos, preservando assim a saúde deles. Insetos como os mosquitos, carrapatos e pulgas devem ficar bem distante dos seus pets.

O óleo essencial de citronela não é tóxico e ainda é muito eficaz contra o mosquito conhecido como Aedes Aegypti. Sabemos que a picada desse inseto pode transmitir e causar febre amarela.

Use o óleo essencial de citronela adicionando de 2 a 3 gotas à água em um frasco, misture bem e coloque em um spray, passe nos pelos dele e massageie.

 

Óleo essencial de incenso
Óleo essencial de incenso que pode ser usado em cachorros

5. Óleo de Incenso

O óleo essencial de incenso é considerado um dos melhores óleos para acalmar seu cachorro aliviando a ansiedade. Em testes realizados usando óleo essencial de incenso em humanos com câncer, a resposta foi positiva na redução de tumores e no fortalecimento do sistema imunológico.

No entanto, essa pesquisa foi feita em seres humanos, portanto, em animais os estudos ainda prosseguem, e conforme dados informados o incenso de Boswelia Carteri usado para tratar câncer de bexiga humano, também trouxe uma resposta positiva na redução de tumores.

 

6. Óleo essencial de Hortelã

Se seu cão está acima do peso, vale a pena falar com o médico veterinário sobre possível tratamento com óleo essencial de hortelã. No entanto, além de ser um coadjuvante na queima de gordura, ajuda a resolver problemas de cólicas e diarreias.

Se mostra muito eficaz no equilíbrio do metabolismo animal e ainda estimula o funcionamento da bexiga. Use diluindo pequenas quantidades a curto prazo, e observando o progresso. Notou-se ainda uma melhora muito grande quando usado nos tratamentos de problemas gastrointestinais em cachorros.

Se seu cachorro está acima do peso, cuidado isso pode leva-lo a obesidade e nesse caso é indicado que se ofereça uma alimentação natural para cães. As comidas industrializadas contém aditivos químicos, conservantes e corantes que a longo prazo pode prejudicar a saúde dos animais domésticos.

 

7. Óleo de Cardamomo

Para sistema digestivo e respiratório o mais indicado é o óleo de cardamomo. Por ser recomendado e seguro para crianças, muitos especialistas também indicam para os animais de estimação. Pois ele é ideal para manter o equilíbrio gastrointestinal, facilitar a digestão e ainda acalmar o estômago.

Além dos benefícios já citados, o óleo de cardamomo melhora o humor de seu cachorro, ajudando na recuperação do controle, quando ele se sente sobrecarregado e estressado. Deixe seu animal de estimação em um ambiente calmo e tranquilo.

 

Óleo essencial para cachorro

Existem muitos benefícios quando você faz uso de óleos essenciais em seu peludo de quatro patas, porém é importante que se busque orientações corretas antes de iniciar o uso desses óleos em seu pet.

Recomenda-se que para 1 gota de óleo essencial deve diluir de 3 a 5 gotas de óleo transportador. A mesma segurança para os humanos vale também para o seu animal de estimação.

Para saber mais benefícios e informações sobre os óleos essenciais confira outros artigos e nos siga em nossas redes sociais.

Obrigado e até a próxima!

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!