Óleo Essencial de Patchouli e seus Benefícios

O óleo essencial de patchouli é pouco conhecido, mas rico em propriedades curativas. Ele é derivado das folhas da planta de patchouli, um tipo de erva aromática, as folhas e caules da planta são colhidos e deixados secar.

Ele pode ser muito útil para o seu dia a dia, neste artigo você vai saber o que precisa sobre o óleo essencial de patchouli e seus benefícios. Vamos conferir?

Óleo essencial de patchouli e seus benefícios
Óleo essencial de patchouli e seus benefícios

Uso do óleo essencial de patchouli

O óleo essencial de patchouli tem notas marcantes e um aroma característico, que pode ser descrito como amadeirado, doce e picante. Por esse motivo, é frequentemente usado como aditivo em produtos como perfumes, cosméticos e incenso.

É um óleo muito versátil e possui uma variedade de usos adicionais em todo o mundo. Alguns destes incluem:

  • Tratamento de doenças da pele, como dermatite, acne, pele seca e rachada
  • Alivio de sintomas de resfriados, dores de cabeça e dores de estômago
  • Alivio da depressão
  • Proporciona sentimentos de relaxamento e ajuda a aliviar o estresse ou a ansiedade
  • Controla cabelos oleosos ou caspa
  • Controla o apetite
  • Usado como inseticida, antifúngico ou antibacteriano
  • Usado como aditivo em baixas concentrações para dar sabor a alimentos como balas, assados ​​e bebidas

Nos últimos anos, muitas pesquisas tem sido realizadas com o óleos essencial de patchouli e seus benefícios e foram descobertas varias vantagens do seu uso a favor da saúde e do bem estar. Vamos conhecer algumas delas a seguir:

 

Propriedades anti-inflamatórias

Vários estudos demonstraram que o óleo essencial de patchouli tem efeito anti-inflamatório. O inchaço por exemplo é uma resposta inflamatória do seu corpo. Um estudo recente descobriu que um componente desse óleo é eficaz na diminuição do inchaço.

As células imunológicas produzem uma variedade de produtos químicos associados à inflamação. Pesquisas apontam quem em um pré-tratamento de células imunes chamadas macrófagos com álcool patchouli reduziu os níveis dessas moléculas produzidas pelas células quando elas foram estimuladas.

As células imunológicas também devem migrar para o local da inflamação. Um estudo de 2016 em células cultivadas descobriu ele reduzia a migração de células imunes chamadas neutrófilos. Esses estudos são promissores para o uso desse óleo ou de seus componentes no tratamento de doenças inflamatórias.

De fato, o óleo essencial de patchouli é um excelente auxiliador para tratamentos de doença inflamatória intestinal, ajudar diminuir os danos e acúmulo de células imunes no cólon.

Alívio da dor

O óleo essencial de patchouli se mostra bastante eficaz para aliviar dores de diversas naturezas. Por ter fortes propriedades anti-inflamatórias, acredita-se que boa parte da resposta ao alivio das dores esteja associada a isso.

Isso explica a grande procura desse óleo essencial como um ótimo auxiliador em tratamento de doenças na medicina alternativa, ele é rico em propriedades curativas.

Aplicação de pele

O uso do óleo essencial de patchouli é indicado para beneficiar a pele contra a ação do envelhecimento pelo sol. Ele também se mostra eficiente em linhas de expressão e na elasticidade e firmeza da pele.

Pesquisas mostram que pacientes que utilizaram o óleo essencial de patchouli na pele tiveram tiveram menos formação de rugas e aumento no conteúdo de colágeno.

Saiba como cuidar da pele utilizando óleos essenciais

Atividade antibacteriana

As bactérias causadoras de doenças usam coisas como biofilmes e fatores de virulência para colonizar efetivamente um hospedeiro e superar suas defesas. Um estudo recente observou que o óleo de patchouli foi capaz de interromper biofilmes e alguns fatores de virulência de cepas

Outro estudo recente analisou uma mistura de vários óleos essenciais, incluindo-o, eles avaliaram se a mistura inibiu o crescimento de bactérias.

A inibição observada para a mistura foi globalmente semelhante à observada para um sabão líquido. O óleo de patchouli, por si só, inibiu o crescimento de bactérias de maneira muito considerável.

Essas propriedades faz desse óleo um excelente defensor e fortalecedor do sistema Imunológico

Como inseticida

O óleo essencial de patchouli possui propriedades inseticidas, seus efeitos em diferentes espécies de insetos é muito eficaz. Os inseticidas naturais pode ser muito benéfico, pois muitos inseticidas criados pelo homem são prejudiciais ao meio ambiente.

Comparado a vários outros óleos essenciais, o óleo essencial de patchouli é o mais eficiente para matar moscas domésticas quando aplicado topicamente é eficiente também para eliminar três espécies de formigas urbanas.

Com relação a toxicidade de vários óleos essenciais disponíveis no mercado em duas espécies de mosquitos. O de patchouli foi considerado o mais tóxico. No entanto, os autores observaram que ainda é significativamente menos tóxico do que os pesticidas fabricados pelo homem.

 

Efeitos colaterais

O óleo essencial de patchouli e seus benefícios pode contribuir para sua saúde e seu bem estar, mas será que ele possui efeitos colaterais? Geralmente esse óleos não provoca irritação ou resposta alérgica quando aplicado à pele. Mas você ainda deve ter cuidado ao aplicá-lo. Nunca é indicado aplicar qualquer óleo essencial não diluído na pele.

Sempre dilua seu óleo essencial com um óleo transportador antes de aplica-lo na pele

Pessoas que devem evitar o uso

  • Aqueles que tomam medicamentos para afinar o sangue
  • Indivíduos que tiveram recentemente ou serão submetidos a grandes cirurgias.
  • Pessoas com distúrbios hemorrágicos , como hemofilia

Como sempre, é importante lembrar que os óleos essenciais são muito concentrados e devem ser adequadamente diluídos antes de serem usados ​​na pele ou na aromaterapia. Temos um artigo um verdadeiro guia completo sobre aromaterapia.

Nunca beba qualquer óleo essencial sem antes consultar um profissional médico qualificado.

  • Não use óleo de patchouli se…
  • Você está tomando anticoagulantes
  • Se fez recentemente ou será submetido a cirurgia
  • Você tem um distúrbio hemorrágico

Use Corretamente

Como já dissemos aqui, para usar o óleo essencial de patchouli e seus benefícios é preciso dilui-lo em outro óleo, nesse caso transportador. Há uma grande variedade de óleos transportadores disponíveis, incluindo óleo de jojoba, óleo de semente de uva e óleo de abacate.

Se você está preocupado em ter uma reação cutânea, faça um teste antes de usar o óleo de patchouli na pele. Para fazer isso, siga estas três etapas simples.

Misture o óleo essencial de patchouli e o óleo transportador. Aplique algumas gotas em uma gaze de curativo e coloque-a na parte interna do antebraço. Remova o curativo após 48 horas para verificar se há sinais de irritação na pele.

Ele também pode ser usado para aromaterapia por métodos como a inalação de vapor ou um difusor. Como nas aplicações tópicas, é importante diluir os óleos essenciais adequadamente.

Ao inalar óleos essenciais, faça-o em uma área bem ventilada, fazendo uma pausa a cada 30 minutos. Prolongar sua exposição sem interrupção pode causar dor de cabeça, náusea ou tontura. Não exponha animais de estimação, crianças ou o público em geral a óleos essenciais difusos.

O óleo de patchouli combina bem com muitos outros óleos essenciais, onde contribui com seu aroma rico e picante. Alguns exemplos de bons óleos para mistura-lo incluem:

  • Madeira de cedro
  • Incenso
  • Jasmim
  • Mirra
  • Rosa
  • Sândalo

Esse são apenas alguns benefícios do óleo essencial de patchouli. Inclui-lo em sua rotina diária de cuidados com a saúde pode ajudar muito no seu bem estar físico e mental. Pense nisso.

Para mais novidades sobre óleos essenciais não deixe de nos acompanhar através de nossas rede sociais.

Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *