Óleo essencial de capim-limão – Benefícios e formas de uso

O óleo essencial de capim-limão é usado com frequência na aromaterapia e também por médicos que optam por tratamentos naturais. Entre seus muitos benefícios ele inclui ação eficiente que reduz a inflamação, diminui e elimina a caspa, é ótimo para indigestão e alívio na dor de cabeça.

óleo essencial de capim-limão
Frasco com óleo essencial de capim-limão e a planta in-natura

Benefícios do óleo essencial de capim-limão para a saúde

O óleo essencial de capim-limão é rapidamente absorvido pelo organismo ao ser inalado, em 20 segundos seu aroma entra pelo sistema límbico do cérebro despertando hormônios e influenciando o sistema nervoso e cognitivo.

Dessa forma a aromaterapia age em fatores biológicos importantes como por exemplo alterando o nível de estresse diminuindo a frequência cardíaca, controlando a pressão arterial e regulando as funções imunológicas.

De acordo com os proponentes da aromaterapia, os óleos essenciais podem afetar uma série de fatores biológicos, incluindo frequência cardíaca, níveis de estresse, pressão arterial, respiração e função imunológica.

Usos do óleo essencial de capim-limão:

  • Acne
  • Ansiedade
  • Colesterol
  • Diarreia
  • Pé de atleta
  • Ulcera
  • Suor excessivo
  • Dores de cabeça
  • Indigestão
  • Dores musculares

Ele também é um excelente agente para repelir insetos e pragas.

Se tratando de um óleo rico em propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes, ele atua com eficácia reduzindo significativamente o estresse, a ansiedade e a dor de cabeça causada pela tensão do dia a dia. Muitos estudos apontam seus benefícios antivirais o que contribui para fortalecer a imunidade.

Confira um artigo sobre como fortalecer a imunidade utilizando óleos essenciais.

Portanto, alguns de seus componentes são de extrema importância como por exemplo: o citral que impede o crescimento de micro-organismos nocivos a nossa saúde. Outro composto do óleo essencial de capim-limão que podemos citar é o limoneno que reduz a inflamação e ainda elimina bactérias.

Por se tratar de um óleo bastante versátil ele contém esteroides, citronela, nerol e geraniol o que faz dele um excelente antioxidante e antibacteriano, tornando-o útil para:

Caspa – Usado em forma de tônico 2x ao dia

Infecções – Rico em propriedades antifúngicas elimina fungos com eficácia.

Ansiedade – Usar em difusor como aromaterapia para relaxamento.

Dores no estômago – Alívio considerável de náuseas, ulceras e diarreias.

Dor de cabeça – Sua ação analgésica atua rapidamente em dores de cabeça e enxaquecas.

Confira um artigo onde citamos 5 óleos essenciais para dores de cabeça e enxaquecas.

Efeitos colaterais do óleo essencial de capim-limão

Existem óleos essenciais específicos para serem ingeridos, portanto, não recomendamos a ingestão do óleo essencial de capim-limão por conter componentes tóxicos. Para consumir de forma oral você deve procurar a orientação de um profissional de saúde ou de um aromaterapeuta.

Qualquer óleo essencial é muito concentrado, no entanto, é preciso saber utiliza-los de maneira correta. Por isso é recomendado fazer um teste de sensibilidade antes do uso. Outra prática importante para evitar possíveis alergias é diluir o óleo essencial de capim-limão junto com um óleo vegetal. Não exceda a dosagem e não aplique próximo a boca, nariz e olhos.

Dosagem e preparação

Com o óleo diluído e pronto para usar pode ser aplicado com tranquilidade diretamente na pele e usados em banhos de imersão e até mesmo aromatizar o ambiente.

Você pode utilizar como óleo transportador/carreador, óleos vegetais como:

  • óleo de jojoba;
  • óleo de amendoa doce;
  • óleo de abacate;
  • óleo de coco;
  • óleo de semente de uva;
  • azeite de oliva.

A única forma de uso que não requer diluição é pingando uma gota em um lenço de papel ou de pano e até mesmo em uma bolinha de algodão, deixando sobre a mesa de trabalho ou outro lugar de sua escolha para vaporizar.

Onde adquirir seu óleo essencial de capim-limão

Você pode comprar o óleo essencial de capim-limão em lojas online ou loja físicas de produtos naturais e de auto cuidado. Na hora da compra certifique-se da qualidade do produto, para não adquirir óleo essencial falso, e essa qualidade pode variar entre as diferentes marcas. Para saber quais são os óleos essenciais falsos, confira esse artigo onde citamos 8 sinais para te orientar.

Ao adquirir qualquer óleo essencial ele precisa conter no rótulo o seu nome cientifico, no caso do óleo essencial de capim-limão Cymbopogon citratus ou Cymbopogon flexuosus. Se conter na embalagem listado óleos fracionados, você não deve utiliza-lo em um difusor.

Fornecedores que cultivam e destilam seu próprio óleo tendem a produzir um produto mais confiável e de qualidade. Cromatografia gasosa e espectrometria de massa (GC / MS) é o padrão ouro para analisar a qualidade de óleos essenciais, e as marcas que os usam normalmente anunciam isso em suas descrições de produtos.

Para armazenar seu óleo essencial de maneira correta e garantir sua durabilidade, é preciso um frasco de cor escura longe da luz do sol.

Formas de utilização

O óleo essencial de capim-limão pode ser usado na culinária para temperar, aromatizar e saborizar o prato. Também é bastante utilizado em chás e preparo de doces. Ele é considerado seguro para ingerir quando misturados a outros ingredientes alimentícios e em baixa dosagem.

Ele pode ser usado sempre que precisar substituir um sabor cítrico de limão.

É um excelente agente clareador e iluminador da pele, perfeito para desobstruir os poros e amenizar cicatrizes causadas pela acne. Regenera e revigora a pele de maneira geral. Ótima opção para ser incluso no seu skincare. Veja também os benefícios do skincare com óleos essenciais.

Existem diversas formas de utilizar o óleo essencial de capim-limão através da aromaterapia e no seu dia a dia, esperamos que esse artigo, possa te orientar da melhor maneira possível sobre os benefícios e propriedades desse poderoso óleo essencial. Qualquer dúvida, é sempre recomendável e seguro procurar um aromaterapeuta.

Para ficar por dentro de como utilizar os óleos essenciais corretamente, confira também o artigo guia completo sobre aromaterapia.

Para saber mais sobre os óleos essenciais e os benefícios de cada um, nos siga em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *