Para que serve o Óleo de Amêndoa Doce? [Benefícios]

As amêndoas utilizadas para fazer o óleo essencial de amêndoa doce são ricas em nutricionais, possuem gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Originalmente cultivadas no Oriente Médio, no entanto, a Califórnia é o maior produtor de amêndoas do mundo hoje em dia.

Possui excelentes benefícios para a saúde, as gorduras das amêndoas são saudáveis ​​para o coração entre outros.  Descubra os benefícios do óleo de amêndoa doce, confira abaixo.

óleo de amendoa doce
3 frascos com óleo de amêndoa doce

O que é óleo de amêndoa doce?

Uma amêndoa seca tem em sua composição óleo, quase metade do seu peso. Quando estão maduras são prensadas para extrair o óleo com o mínimo de calor.

Este óleo de amêndoa doce quando não refinado mantém os nutrientes e o sabor, alto calor e, às vezes, produtos químicos são utilizados ​​para criar óleo de amêndoa refinado. Embora o óleo depois de pronto seja mais tolerante ao calor, pode não ter o mesmo valor nutricional quando in natura.

 

Benefícios gerais do óleo de amêndoa doce

São muitos os benefícios do óleo de amêndoa doce, é rico em vitamina E, é uma ótima fonte de magnésio, cobre e fósforo. Rico em antioxidantes o que é excelente no combate aos radicais livres. Além disso, é anti-inflamatório e aumenta a imunidade.

Contém ácido graxo ômega-3, esse óleo pode te ajudar a manter níveis saudáveis ​​de colesterol e ainda melhorar sua memória. Pode também ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas ou cardiovascular e câncer.

Maravilhoso para cuidar do cabelo

Não é somente a pele que é beneficiada pelo uso do óleo, mas ele é muito nutritivo e pode suavizar e fortalecer o cabelo, uma vez que possui FPS 5, ajuda também a proteger o cabelo dos danos do sol.

Como é rico em vitamina B-7, ou biotina, isso o faz um forte aliado para manter o cabelo e unhas saudáveis ​​e fortes. Você pode usar óleo de amêndoa doce para tratar o couro cabeludo, suas propriedades antibacterianas e fungicidas o tornam eficaz no combate a caspa.

Para hidratar e limpar os folículos capilares ele é perfeito, pois penetra facilmente na pele.

O óleo de amêndoa doce também ajuda suavizar o frizz e melhorar o cabelo danificado. Basta aplicar uma colherzinha de café de óleo na nas pontas do cabelo antes de secar para hidratar. Saiba mais sobre como cuidar dos cabelos usando óleos essenciais.

benefícios do óleo de amêndoa doce
Lenços e pincel para limpar a pele com óleo de amêndoa doce

Benefícios para a pele

O óleo de amêndoa doce é muito utilizado para acalmar a pele, bem como tratar feridas e cortes menores. Ele tem sido usado em práticas para tratar doenças de pele como eczema e psoríase.

Ajuda suavizar e melhorar o tom pele seca. É intensamente emoliente, o ajudando equilibrar a absorção de umidade e a perda de água. Por ser um antibacteriano e conter vitamina A, pode também ser usado para tratar a acne.

Sua concentração de vitamina E também ajuda melhorar os danos causados ​​pelo excesso de sol, reduzir os sinais de envelhecimento e diminuir cicatrizes. Possui absorção rápida e é um excelente aliado hidratante, por isso pode ser usado no rosto ou no corpo.

Você pode utiliza-lo diretamente na pele ou misturá-lo com óleos essenciais para obter melhores benefícios. Além de hidratar, é perfeito para massagem ou tratamento para a pele.

Você pode usar óleo de amêndoa para limpar a pele e para remover suavemente a maquiagem. Poderoso antifúngico, passe nos pés para prevenir o pé de atleta e ainda ajuda remover outras infecções fúngicas, como a incomoda micose.

Confira também outros óleos que você pode inseri-los em sua rotina de beleza!

 

Benefícios do óleo de amêndoa doce na culinária

Inserir o óleo de amêndoa doce em sua alimentação fará seu coração agradecer. Como ele possui ácidos graxos monoinsaturados, isso pode elevar os níveis de colesterol “bom”, o (HDL). E pode auxiliar ainda na diminuição dos níveis de colesterol “ruim” (LDL), quando substitui as gorduras saturadas e trans.

Portanto, pode ajudar a reduzir o risco de doenças do coração uma vez que possuem altos níveis de antioxidantes, isso diminui a capacidade de inflamação no organismo sobre efeito do colesterol.

Saiba como cozinhar com óleos essenciais utilizando outros óleos como os essenciais.

Ao inseri-los em seus alimentos, procure usar os óleos virgens e de boa qualidade, cozinhe em fogo baixo para não eliminar seu valor nutricional. É ótimo para temperar saladas, cozinhar em fogo baixo ou para decorar pratos prontos, trazendo mais sabor e nutrição extra.

 

Conclusão

Ainda que as amêndoas in natura ofereçam mais nutrição, o óleo de amêndoas pode ainda ser uma adição saudável à sua dieta. Adiciona-lo em seu cardápio natural pode ajudar na perda de peso. Busque um óleo de amêndoa não refinado ou virgem. O óleo não refinado retém mais nutriente e isso é perfeito para melhorar a pele, o cabelo e a saúde.

Nota: Antes de usar o óleo de amêndoa doce, é importante saber se você não é alérgico. Se você não tem certeza é melhor fazer o teste antes de comer óleo de amêndoa ou usá-lo no corpo.

Para saber mais sobre os benefícios dos óleos essenciais, confira outros artigos e nos siga em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.