Óleo Essencial de Hortelã-pimenta e seus Benefícios

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um dos mais versáteis que existe, não é a toa que ele seja um item básico nos armários das pessoas que preferem produtos naturais hoje em dia, entre muitos benefícios e ele certamente faz muito mais do que apenas refrescar o hálito!

No entanto, é indicada e muito usada para aliviar náuseas bem como outros problemas estomacais. Excelente para melhorar o ânimo e a disposição, além disso é muito bom pra relaxar e aliviar os músculos tensionados (graças ao mentol).

Felizmente, a hortelã-pimenta também ajuda a eliminar congestão no trato respiratório, dores de cabeça e combater os sintomas da tensão pré-menstrual.

Óleo essencial de hortelã-pimenta
Frascos com óleo essencial de hortelã-pimenta

O que você precisa saber sobre hortelã-pimenta

É importante lembrar que esse óleo é intenso e muito mais concentrado do que os outros óleos essenciais. A aplicação tópica de hortelã-pimenta é geralmente segura, no entanto, seja necessário diluir com um óleo transportador, como por exemplo o óleo de jojoba ou de amêndoa.

Como ele é muito concentrado, algumas pessoas podem ter uma sensação de queimação ou erupção alérgica, principalmente aquelas que tem pele sensível. Portanto, no caso de sentir esse tipo de sintoma recomendamos não usar o óleo essencial de hortelã-pimenta.

É importante também lembrar que não deve ser usado em crianças pequenas, confira abaixo um artigo sobre esse assunto.

Veja quais óleos essenciais podem ser usados em bebês e crianças pequenas.

Toda a planta da hortelã-pimenta contém mentol, que é um composto orgânico com propriedades anestésicas ou seja proporciona uma maravilhosa sensação de resfriamento enquanto alivia naturalmente o desconforto.

Além disso, possui importantes propriedades antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias, inseticidas, antiespasmódicas e carminativas.

 

Os benefícios e utilização do óleo de hortelã-pimenta

Abaixo você vai conhecer algumas formas de utilizar e aproveitar muitos benefícios desse poderoso óleo. Porém é importante lembrar que em caso de uso de medicamentos com recomendação médico, deve-se entrar em contato com o médico responsável ou ainda um aromaterapeuta que é capacitado para te dar orientações corretas.

No entanto, ter alternativas naturais para se tratar como o uso de óleos essenciais é um presente da natureza para nossas vidas.

Para melhorar a indigestão

Essa é uma das ervas mais antigas e conceituadas para digestão é a hortelã-pimenta. Seu óleo essencial é muito útil na digestão, pois possui uma propriedade carminativa de expulsão de gases (do estômago ou intestinos, de modo a aliviar a flatulência ou a dor e distensão abdominal). Para obter melhores resultados basta usar conforme abaixo:

  • Massageie várias gotas em seu abdômen, coloque uma gota nos pulsos ou inspire para aliviar enjoos ou náuseas em geral.
  • Tomar chá de menta é um excelente antídoto para uma dor de estômago.
  • Também é dito que a inalação de óleo de hortelã-pimenta ajuda a diminuir o apetite, provocando uma sensação de saciedade.

Para resfriados e congestão

O mentol proporciona alívio eficaz de muitos problemas respiratórios, incluindo congestão nasal, sinusite, asma, bronquite, resfriado comum e tosse. É muito utilizado como ingrediente para fazer massagens no tórax para ajudar na congestão. Use conforme explicação abaixo:

  • Basta massagear de 2 a 3 gotas (junto com um óleo transportador) no peito ou se preferir deixe cair em um umidificador para ajudar a limpar a congestão dos seios nasais e dos pulmões.
  • Se sua cabeça estiver cheia ou você não conseguir parar de tossir, experimente um vapor de óleo essencial de hortelã-pimenta, vai sentir uma melhora muito grande.

Despeje água fervente em uma tigela de sua escolha e adicione algumas gotas de óleo essencial (eucalipto e alecrim são boas combinações com hortelã-pimenta). Coloque uma toalha sobre a cabeça e posicione o rosto 10 a 12 polegadas acima da tigela e respire o vapor.

Excelente para dor de cabeça

O óleo essencial de hortelãpimenta é ótimo para aliviar tensões, especialmente se você está propenso a dores de cabeça. Sabe-se também que o uso deste óleo diminui efetivamente sintomas da enxaqueca como; náusea, vômito, sensibilidade ao ruído e sensibilidade à luz. É simples seu uso, confira:
  • Com uma pequena quantidade de óleo de amêndoa ou outro óleo transportador de sua escolha uma gota de óleo de hortelã-pimenta, esfregue as têmporas, testa e os seios nasais, no entanto, (evite o contato com os olhos) bem como a parte de trás do pescoço para ajudar a aliviar a dor de cabeça e a pressão. Quando aplicado topicamente, o óleo de hortelã-pimenta deixa uma sensação calmante e refrescante que tende a fazer maravilhas em pouco tempo.
Óleo essencial de Hortelã pimenta para o estresse
Frasco com óleo essencial de Hortelã pimenta para o estresse

Alívio no estresse com óleo essencial de hortelã-pimenta

Como muitos outros óleos essenciais, o de hortelã-pimenta é capaz de aliviar o estresse, a depressão e o esgotamento mental devido à sua natureza refrescante. Também é eficaz contra o sentimento de ansiedade e inquietação.
Para aliviar o estresse, a combinação de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, lavanda e gerânio adicionados a um banho quente ajuda a aliviar a rigidez enquanto é absorvida pela pele. Tente aromaterapia usando um difusor de lâmpada de vela com óleos essenciais.
Por falar em aromaterapia, confira um guia completo sobre aromaterapia, você vai amar!

Poderoso energizante

O óleo de hortelã-pimenta afeta poderosamente e melhora a clareza mental e aumenta os níveis de energia. Se você está tentando reduzir a cafeína, ele também pode ser muito útil.

Para obter melhores resultados, esfregue uma gota de óleo sob o nariz para ajudar a melhorar a concentração e a atenção. Difundir o óleo de hortelã-pimenta na sala para melhorar a concentração e a precisão.

Aplique na parte de trás do pescoço e ombros repetidamente para manter os níveis de energia elevados durante o dia. Inspire antes e durante um treino para ajudar a melhorar o seu humor e reduzir a fadiga.

 

Óleo essencial de Hortelã-pimenta para músculos doloridos

Como o óleo de hortelã-pimenta tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, ele não só pode aliviar a dor e a inflamação, mas também pode acalmar os espasmos que causam cãibras musculares.

Ao usar o óleo de hortelã-pimenta, você vai notar que ele tem a notável capacidade de estimular a circulação na superfície da pele, abrindo os poros e trazendo uma sensação calmante aos músculos e articulações cansados. Este óleo também pode ser usado como tratamento local para um efeito rápido.

 

E a lista de usos continua ….

  • Para picadas de insetos, use uma combinação de óleo essencial de hortelã-pimenta e óleo essencial de lavanda para descartar rapidamente a coceira! É realmente semelhante à lógica do uso de creme dental ou creme de mentol, mas sem a ardência da pasta. Lembre-se de diluir com um óleo transportador se for sensível ao óleo essencial direto na pele.
  • Adicione um pouco de óleo de hortelã-pimenta ao shampoo para tratar a caspa.
  • Se você tiver algum problema com formigas em sua casa, deixe uma bola de algodão encharcada de hortelã no caminho. Elas não são grandes fãs de hortelã e você terá um aroma agradável em sua casa!
  • Adicione algumas gotas ao banho para aliviar os pés doloridos, inchados e sobrecarregados!
  • Aromatize a área da lata de lixo e adicione algumas gotas ao fundo para obter um aroma agradável de menta.

hortelã-pimenta ainda pode reduzir a absorção de ferro. Se você toma suplementos de ferro e quer fazer uso de óleo essencial de hortelã, espere pelo menos três horas de intervalo.

Óleo essencial de hortelã-pimenta também aumenta a absorção de quercetina quando tomado ao mesmo tempo; espere pelo menos três horas de intervalo.

Se você optar por incluir o óleo essencial de hortelã-pimenta em sua rotina, certamente terá um importante aliado para equilibrar o seu bem estar físico e emocional.

Conte para nós se você já utiliza óleos essenciais no seu dia a dia e qual sua experiência com eles. Confira outros assuntos sobre vários tipos de óleos essenciais e quais as suas finalidades. Compartilhe com seus amigos, obrigada e até a próxima!

Obrigada e até a próxima!

 

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!