10 óleos essenciais para Estresse e Ansiedade

Estresse e ansiedade infelizmente estão presentes em nossas vidas. Com um dia a dia corrido e o excesso de responsabilidades, isso levou a um aumento nos problemas de saúde relacionados ao estresse, então afetando nossa saúde física e mental. Esse problema pode estar atribuído à falta de sono, irritações e até pressão no setor de trabalho. Então vamos conferir os 10 óleos essenciais para estresse e ansiedade.

 

Hoje temos muitos recursos para tratar e/ou ajudar no tratamento desse problema, a aromaterapia é um deles, por isso

Através dela você promove sensações de calma e relaxamento ou seja ajuda a aliviar a tensão. A inalação ou ainda a aplicação tópica de óleos essenciais puros pode ajudar no alívio do estresse, insônia ou mesmo a depressão. 

 

Fizemos também um artigo que é um guia completo sobre a aromaterapia.

ansiedade e depressão
Mulher com ansiedade e depressão

Como tratar o estresse e ansiedade com óleos essenciais

Cada vez mais as pessoas estão buscando outras alternativas para cuidar da saúde de forma mais natural possível. Os óleos essenciais estão sendo inseridos como prevenção ou mesmo tratamento de várias doenças. E no caso de estresse e ansiedade não é diferente.

 

Confira abaixo os 10 dos melhores óleos essenciais para o estresse e a ansiedade.

 

1. Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos mais usados na hora de relaxar, ele é essencial para quem sofre de estresse e ansiedade. Já foi comprovado que o uso desse óleo essencial restaura o sistema nervoso, reduzindo a pressão arterial e também a frequência cardíaca, o que mantém a tudo sobre controle.

Com poder em ajudar a acalmar e trazer tranquilidade, tirando toda a inquietação, a pessoa consegue ter uma noite relaxante, e nada melhor do que ter qualidade no sono enquanto se dorme. O óleo essencial de lavanda vai agir fazendo com que o sono renove as energias e trazendo sensação de bem-estar.

 

2. Ylang Ylang

Outro óleo que também é importante pois promove sensações de conforto e bom humor, é o de Ylang Ylang, extraído da árvore Cananga da Indonésia, ele também tem ação relaxante o que contribui na redução da frequência cardíaca, entre outros benefícios.

Quando se inala o óleo essencial de Ylang Ylang ele ajuda a liberar as emoções negativas, onde o estresse diminui o que é essencial para prevenir ansiedade e também depressão.

 

3. Óleo essencial de Rosa

O maravilhoso óleo essencial de rosa é extraído das pétalas dessa flor e seu perfume, além de ser uma delícia é conhecido por acalmar emoções, dores de cabeça e ainda equilibrar hormônios.

É conhecido por fortalecer o coração em períodos de grande estresse, tristeza e até depressão. Pode e deve ser utilizado na hora do banho quente ou aplicando diretamente na pele (diluído em óleo transportador) para ajudar nas mudanças de humor, hormônios e emoções.

4. Óleo essencial de Bergamota

O óleo essencial de bergamota, é produzido utilizando a casca da fruta que é cítrica aromática. É muito usado na medicina tradicional chinesa para aumentar o fluxo de energia, para combater infecções bacterianas e ainda apoiar a saúde digestiva.

Sem falar que é um antidepressivo eficaz, devido às suas qualidades ele contribui para melhorar o humor, proporcionando sensações de alegria, frescor e energia. O óleo essencial de bergamota melhora o fluxo sanguíneo, estimula as secreções hormonais e a saúde digestiva, trazendo constância ao organismo.

5. Para estresse e ansiedade Melissa ou Erva-cidreira

Outro óleo essencial que não pode faltar na lista dos 10 óleos essenciais para estresse e ansiedade é óleo de erva-cidreira, também muito conhecida como Melissa.

É usada há centenas de anos, inclusive na forma de chás caseiros. Conhecido por suas qualidades medicinais e edificantes, também recebeu o nome de “elixir da vida”.

O óleo essencial de Melissa além de acalmar a mente, aumenta a imunidade e ainda fortalece o sistema nervoso. Pode atuar inclusive como um antidepressivo e liberar sentimentos de tristeza e preocupação, uma grande ajuda da natureza.

Adicione a um banho quente ou se preferir faça massagem diretamente na pele para promover um relaxamento profundo, reduzindo o estresse e a ansiedade.

estresse e ansiedade
Frasco com óleo essencial de camomila alemã para estresse e ansiedade

6. Camomila Alemã para estresse e ansiedade

Indispensável quando se trata de óleos essenciais para promover o bem-estar é o de camomila alemã. Para quem aprecia a camomila vai se apaixonar por esse óleo essencial. Ela age reduzindo a ansiedade e também acalma o sistema nervoso.

Além disso, também é um anti-inflamatório que atua nas inflamações do trato digestivo, muito utilizado para regular os níveis de estresse. Para se ter melhores resultados combine o óleo essencial de camomila com óleo carreador, e depois basta aplicar no umbigo.

 

7. Óleo essencial de Sálvia Sclarea

Para acalmar o estresse e a ansiedade o óleo essencial de Sálvia sclarea é muito eficiente, pois atua como um poderoso antidepressivo, possibilitando sensações de paz interior e bem-estar. Também é um excelente balanceador de hormônios, inclusive atua na redução de sintomas da TPM.

Para usar, basta aplicar nos pés fazendo massagens ou também passando diretamente nos pulsos, pois isso é bom para equilibrar os hormônios. Se preferir coloque ainda algumas gotas de camomila na hora de banhar com água quente.

 

8. Óleo essencial de Jasmim

Para amenizar problemas como estresse, insônia ou mesmo depressão, nada melhor que um remédio natural, ou seja, o óleo essencial de Jasmim. Muito utilizado em algumas partes da Ásia, inclusive na China ele é um dos preferidos para desintoxicar e limpar todo o sistema respiratório.

Excelente sedativo natural, além de ter efeitos estimulantes no cérebro,  esse maravilhoso óleo essencial funciona melhorando o humor e os níveis de energia.

Use-o aplicando diretamente nos pulsos ou pescoço para promover o relaxamento ou adicione algumas gotas em um banho quente.

9. Óleo essencial de Manjericão para estresse e ansiedade

Embora não tão conhecido, o óleo essencial de manjericão é um dos melhores para reduzir o estresse a ansiedade e melhorar o humor. A rainha das ervas na Índia, assim que ele é conhecido por lá, muito utilizado devido às suas propriedades altamente benéficas.

Esse óleo essencial de manjericão também tem um efeito calmante no sistema nervoso, o que é excelente para reduzir a ansiedade, a fadiga, a tensão mental e a depressão.

Além disso, ele também atua como um estimulante natural, promovendo paz e clareza de espírito. Coloque algumas gotas ao seu difusor e desfrute do aroma calmante e relaxante.

10. Óleo Essencial de Neroli (Flor de Laranjeira)

Originário da Flor de Laranjeira, uma fruta cítrica, o óleo essencial conhecido como Neroli, é indicado como um aliado no tratamento de algumas doenças, e também é considerado uma das melhores opções para agir no alívio da ansiedade.

Ele também atua como um sedativo natural, que regula o sistema metabólico e libera sentimentos como de raiva, irritabilidade ou de preocupação. Um excelente relaxante para o corpo e a alma.

Só adicionar algumas gotas desse óleo na hora do banho quente ou ainda fazer uma massagem diretamente na pele para aliviar o estresse e a ansiedade.

Conte para nós se você já utiliza esses 10 óleos essenciais para estresse e ansiedade e qual sua experiência com eles. Confira outros assuntos aqui em nosso blog sobre vários tipos de óleos essenciais e quais as suas finalidades. Compartilhe com seus amigos, obrigada e até a próxima!

 

Veja também: Os 10 óleos essenciais que você precisa ter

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!