Confira 5 óleos essenciais PODEROSOS para dores nas costas

Grande parte da população atualmente sofre e muito com dores nas costas,  um problema que pode ser causado por má postura, por levantar peso de forma errada, excesso de exercícios, sedentarismo e até mesmo indícios de algum problema de saúde mais grave.

Por isso mesmo que falaremos sobre os 5 óleos essenciais para dores nas costas. Uma dor que pode durar horas, dias ou meses, mas de qualquer jeito incomoda e muito. Em alguns casos mais graves, precisa até de fisioterapia para amenizar as dores, no entanto, ter uma boa postura e tomar alguns cuidados ao levantar peso também pode ajudar.

 

5 óleos essenciais para dores nas costas
Mulher com dor nas costas ao se levantar

Como usar óleos essenciais para dores nas costas

Antes de mais nada, é bom que você tenha algum conhecimento sobre o que é e como fazer uso dos óleos essenciais, tendo em vista que existe uma grande variedade deles e com inúmeros benefícios cada um.

Para não ficar sem orientação confira esse artigo sobre como usar corretamente os óleos essenciais.

Os óleos essenciais podem ser usados em sua rotina de beleza, tratamentos de saúde, na culinária e até mesmo para cuidar do seu cachorro, para saber mais veja os 7 óleos essenciais para cuidar de seu cãozinho.

Nosso intuito não é fazer com que você substitua sua medicação atual ou que pare um tratamento que já esteja em andamento, mas sim, usar os óleos essenciais como auxiliares de maneira natural, pois se trata de um produto puro e orgânico, quando adquirido com procedência.

 

Sintomas de dores nas costas

Esses são alguns dos principais sintomas de dores nas costas, embora não se limite só a esses:

  • Dor muscular
  • Dores que percorre as pernas
  • Dor aguda
  • Andar e ficar em pé por muito tempo
  • Levantar objetos ou inclinar-se em posição errada também pode agravar dores nas costas

dores nas costas
Frascos com óleos essenciais para dores nas costas

Os principais óleos essenciais para dores nas costas

Existe a dor aguda e também a dor crônica, e ambas precisam de atenção, consultas em médicos ortopedistas e outros especialistas são necessárias. No entanto, os óleos essenciais tem sido um grande aliado para melhorar dores nas costas.

Aliás na aromaterapia, eles são muito utilizados como principais auxiliadores não somente no tratamento de dores, mas pra trazer calma e alívio nos estresses do dia entre outros benefícios. Abaixo confira os cinco óleos que podem te ajudar.

 

1. Óleo Essencial de Gengibre

O primeiro óleo a figurar nossa lista de 5 óleos essenciais para dores nas costas é o óleo essencial de gengibre. Esse maravilhoso óleo essencial tem funções anti-inflamatórias que agem direto no problema.

Pode ser usado em pessoas adultas, em forma de massagens na região lombar onde a dor costuma ser mais insistente. Essa aplicação costuma ser bastante eficiente ajudando a diminuir ou até mesmo acabar com as dores.

Estudos em pacientes com dores crônicas na região lombar mostraram uma melhora bastante significativa com o uso do OE de Gengibre

Lembrando que o uso de qualquer óleo essencial nunca deve ser feito puro, mas sim diluído em um óleo transportador, como óleo de jojoba ou de amêndoa. Principalmente se for usado diretamente na pele, a não diluição pode causar irritação ou desencadear uma alergia ou processo alérgico.

 

Óleo essencial de lavanda
Óleo essencial de lavanda para tratar dores nas costas

2. Óleo Essencial de Lavanda

O Óleo essencial de lavanda possui um doce aroma floral e levemente amadeirado. Uma delícia e ainda pode ser misturado a muitos outros óleos essenciais. Ele pode ser usado em muitas situações, como na aromaterapia por exemplo.

Veja também: Aromaterapia: O que você precisa saber – Guia Completo.

Ele faz parte dessa lista de óleos para dores nas costas por conta das suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, agindo de maneira curativa e eficaz. Sua versatilidade é muito utilizada em tratamentos de dores por tensão até mesmo a ter dores que são mais difíceis de ser tratadas, assim como as dores crônicas.

Conforme estudos realizados com uso do óleo essencial de lavanda, foi verificado sua eficácia no alívio de dores lombares através de massagens e quando usado na acupuntura também obtiveram melhoras significativas.

Para aproveitar os benefícios do óleo essencial de lavanda, basta adicionar óleo de semente de damasco. E para potencializar seu efeito, combine os óleos essenciais de camomila romana e manjerona doce e então faça massagens no lugar dolorido.

3. Óleo Essencial de Hortelã-pimenta

Um dos mais conhecidos, queridos e potentes também é óleo essencial de hortelã-pimenta. Quando usado corretamente em combinação com outros óleos, ele é excelente no tratamento de dores nas costas. Pois possui ação analgésica e anti-inflamatórias, agindo no alívio das dores e desinflamando as áreas afetadas.

Há algumas recomendações que devem ser observadas, em caso de gravidez não se deve usar o óleo essencial de hortelã-pimenta. Igualmente deve ser evitado em crianças e bebês de colo, o motivo é porque pode causar dificuldades respiratórias. No entanto, ao fazer uso do mesmo, deve se adicionar um óleo transportador antes de fazer uso diretamente na pele.

 

óleo essencial de camomila romana
Óleo essencial de camomila romana utilizada para tratar dores nas costas

4. Óleo essencial de camomila romana

Outro óleo essencial aliado para tratar dores nas costas é o de óleo essencial de camomila romana, extraído de suas pequenas flores, ele é simplesmente especial. Além de ser anti-inflamatório, é super eficaz para diminuir e tratar dores nas costas.

Por ser anti-inflamatório ele funciona muito bem para tratar osteoporose, sua ação é quase que imediata, aliviando os sintomas dessas dores.

5. Óleo Essencial de Manjerona Doce

Óleo essencial de manjerona doce e óleo essencial de hortelã-pimenta são duas plantas que, quando extraídas as essências delas, formam óleos essenciais maravilhosos. E quando se faz mistura e combinações com outros óleos, o resultado é igualmente positivo para ser usado em pessoas com dores nas costas, após seu uso costuma ter grande melhora.

Dono de um aroma picante, o óleo essência de manjerona possui qualidades analgésicas, calmante, antiespasmódica e sedativa. É recomendável que mulheres gravidas não devem fazer uso desses óleos.

 

Como aproveitar os óleos essenciais para alívio das dores

Para obter os benefícios dos óleos essências no tratamento de dores nas costas, é importante saber que antes de fazer aplicação na pele, precisa usar sempre um óleo base para misturar os óleos essenciais. Isso é recomendado porque os óleos essenciais são altamente concentrados e aplicados puros na pele pode desencadear algum tipo de reação alérgica, confira mais sobre possíveis reações alérgicas.

Para ser usado como base, utilize óleos de damasco e de amêndoa doce, pois são excelentes misturas. Adicione 2% para uso regular em adultos com mais de 65 anos. Para mulheres grávidas e bebês use 1% de diluição.
Lembrando que antes de fazer uso desses óleos essenciais citados acima, é importante sempre buscar orientações de aroma terapeuta. Não use sem ter essas informações para evitar possíveis problemas como uso inadequado.
Se por acaso você tiver reações adversas ao fazer uso dessas misturas de óleos essenciais tais como: (erupção cutânea, dor de cabeça, náuseas, etc), não espere e procure um médico imediatamente, informando quais óleos você fez uso.
Confira ainda esses 5 óleos essenciais para dores de cabeça e enxaqueca que podem ser usados como opção na busca do alívio dessas dores que tanto incomodam.
Incluir óleos essenciais na sua rotina pode mudar a sua saúde de maneira surpreendente. Para conhecer mais sobre o poder dos óleos essenciais, continue nos acompanhando em nossas redes sociais.

Importante: Os óleos essenciais não são medicamentos, e sim uma opção de tratamento natural, e em caso de dúvida, sempre se informe antes com seu médico de confiança.

Obrigada e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *