Óleos essenciais para crescimento dos cabelos [Cabelos longos]

Hoje em dia, os óleos essenciais são usados para muitas finalidades, e você vai saber como eles agem e ajudam a restaurar a saúde dos cabelos. Eles podem fazer maravilhas em sua madeixas e trazer vida aos fios, tudo o que você precisa saber sobre crescimento dos cabelos.

Alguns deles já são usados em produtos específicos como shampoos e condicionadores. Então se prepara e vem aprender como usar óleos essenciais para crescimento dos cabelos!

A aplicação de óleos essenciais nos cabelos fortalece, nutre, regenera, controla a caspa e também ajuda muito no crescimento. Alguns óleos essenciais estimulam os folículos pilosos, melhoram a circulação e ajudam no crescimento quando está lento. Hoje vamos listar neste artigo os 5 melhores óleos essenciais para crescimento dos cabelos.

 

5 Óleos para crescimento capilar

Ter cabelos longos, hidratados, com brilho e sedosos é o sonho da maioria das mulheres, no entanto, sabemos que cuidar dos fios requer tempo, dedicação e também produtos de qualidade que em geral são bem caros.

Uma alternativa é fazer esses cuidados em casa economizando uma grana e tendo resultados incríveis.

Os óleos essenciais são 100% puros, são feitos de folhas, flores e raízes de plantas selecionadas, ou seja natural e com muitos benefícios em suas propriedades. Alguns deles, são indicados para ajudar no crescimento capilar, anote os 5 óleos que vamos mostrar abaixo, bora conferir!

 

Óleo Essencial de Bergamota

O óleo de bergamota é um dos queridinhos quando o assunto é cabelo, suas propriedades são tentadoras para quem busca fios hidratados, brilhantes e macios. Além disso ele se mostra muito útil para estimular o crescimento dos fios e tratar o couro cabeludo de forma natural.

O óleo de bergamota é muito usado na aromaterapia por apresentar inúmeras propriedades e benefícios para a saúde em geral, mas quando se trata de cabelo ele é indicado principalmente para cabelos secos, danificados e sem vida.

Confira um guia completo sobre aromaterapia e saiba tudo sobre ela.

Ele também apresenta um efeito estimulante que purifica o couro cabeludo e auxilia o crescimento dos fios. Aplicado diretamente no couro cabeludo, o óleo de bergamota aumenta a circulação sanguínea, penetrando na pele e regenerando as células da região. Dessa forma o cabelo recebe nutrientes e fica fortalecido.

Utilize o óleo de bergamota para umectação dos fios da raiz até as pontas deixando agir de 20 minutos a 2 horas , ele promove hidratação e maciez imediata. Uma outra opção é utiliza-lo para potencializar os efeitos de máscaras de tratamento e cremes de pentear.

Para isso, basta misturar algumas gotas do óleo de bergamota a esses produtos. Ele entra na etapa de hidratação e nutrição no cronograma capilar. O óleo de bergamota é de fácil absorção, dessa forma pode ser usado como finalizador ou até mesmo como reparador de pontas e em penteados.

 

Mulher com lindos cabelos longos
Mulher com lindos cabelos longos

Óleo de Jojoba

O fruto da jojoba é parecido com um feijão, esverdeado e oval e quando retirada a casca, é cheia de sementes em seu interior, e ele é um dos óleos essenciais para crescimento dos cabelos. Do grão da jojoba é extraído seu óleo, que sempre foi muito usado para tratar ferimentos e problemas na pele, mas seus benefícios vão muito além disso.

O óleo de jojoba é composto por vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico, porém encontramos na sua composição 96% de ceramida presente em seu óleo, componente responsável por promover hidratação intensa aos cabelos.

Existem muitas propriedades no óleo de jojoba principalmente desobstruir e oxigenar o couro, produzindo assim novas células que farão com que o cabelo cresça.

 

Óleo de Hortelã-Pimenta

Em pesquisas recentes o óleo de hortelã-pimenta tem se mostrado muito eficiente em promover o crescimento do cabelo, aumentando a espessura dos fios e desobstruindo o couro cabeludo.

O óleo de hortelã-pimenta contém mentol, que causa dilatação dos vasos sanguíneos logo abaixo da pele. Esse fluxo sanguíneo adicional pode ajudar a promover mais crescimento capilar.

 

Óleo de Sálvia Sclarea

O óleo essencial de sálvia não é muito popular mas suas propriedades podem fazer maravilhas para os fios de cabelo e também para o couro cabeludo. Alguns de seus benefícios são:

  • Combater a oleosidade e a caspa
  • Reduz a produção de glândulas sebáceas desobstruindo os folículos.
  • Trata vermelhidão e inchaço de pele
  • Estimula o crescimento capilar.
  • Fortalece o cabelo.

Óleo de cedro

O óleo essencial de cedro ajuda a equilibrar o couro cabeludo quando este é muito seco ou muito oleoso; equilibra seu pH. Estimula os folículos pilosos melhorando o desempenho do crescimento. Esse óleo também é usado para tratar a caspa, pois é antisséptico e tem ação adstringente.

Estimula os folículos e aumenta a circulação. Para aproveitar este benefício do óleo essencial , misture duas gotas de óleo essencial de cedro com óleo de coco para criar uma mistura com propriedades antifúngicas e hidratantes. 

Aplique a mistura ao couro cabeludo e esfregue por cinco minutos. Para melhores resultados, deixe descansar no couro cabeludo por 30 minutos ou mais, depois lave-o.

De acordo com a Associação Nacional de Aromaterapia Holística, alguns óleos, como óleos de sálvia e hortelã, não devem ser usados ​​durante a gravidez ou amamentação.

Óleos essenciais para cabelos mais saudáveis
Mulher massageando os cabelos com óleos essenciais

Como usar óleos essenciais em seus cabelos

Os óleos essenciais podem ser usados ​​nas mesmas quantidades, pois são altamente concentrados. No entanto, é crucial misturar os óleos essenciais com um transportador de óleo, como azeitona, jojoba ou uva.

Para usar óleos essenciais para crescimento dos cabelos, uma pessoa deve: Comprar óleos essenciais de procedência em lojas de produtos naturais, tanto loja física como online.

Se uma pessoa tem cabelos secos, óleos transportadores como karité, coco ou óleo de abacate, podem ajudar a hidratar ou a secar o cabelo. Se o cabelo for de uma pessoa mais velha, deve optar por um óleo mais leve, como semente de uva, caroço de damasco ou óleo de amêndoa.

Misture 2 ou 3 gotas de óleos essenciais em uma colher de sopa de óleo transportador. Os óleos essenciais são altamente concentrados e devem ser diluídos.

Algumas pessoas podem querer deixar os óleos essenciais durante a noite. Outros podem optar por enxaguar ou usar somente no couro cabeludo. Combinar óleos essenciais também pode ser benéfico.

Combinações como alecrim, tomilho e lavanda, ou hortelã-pimenta e lavanda com óleo de coco são ótimas para fortalecer e estimular o crescimento.

Algumas pessoas podem apresentar alergia ou serem pré dispostas a um quadro alérgico em relação aos óleos essenciais, por isso é importante sempre antes de começar a usar consultar um médico.

Óleos essenciais trazem um resultado fantástico para o seu cabelo e muitas pessoas estão incluindo-os em sua rotina do dia a dia. Mas como qualquer outro tratamento capilar, ele tem a maneira certa de ser utilizado. Experimente e aproveite todos os benefícios e propriedades que os óleos essenciais podem te oferecer.

Descubra todos os benefícios dos óleos essenciais conferindo outros artigos sobre os óleos essenciais. Não deixe de nos acompanhar e siga-nos através de nossas redes sociais.

Obrigado e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!