Óleos Essenciais – Como usar corretamente?

Óleos essenciais saiba como usar corretamente, pois existem várias maneiras e formas de se obter o que há de melhor em cada óleo. Eles vão muito além de apenas deixar o ambiente perfumado, você pode aproveita-los para se banhar, para fazer massagens aromáticas, para fazer inalações e ainda para preparar deliciosos pratos de comida.

Mas como em tudo, é preciso saber a forma certa de utiliza-los. Por isso vamos falar sobre como fazer uso corretamente dos mesmos. Aproveite para saber quais os benefícios que cada um deles tem a te oferecer, conferindo o melhor guia completo sobre óleos essenciais.

 

Como usar corretamente os óleos essenciais
Mulher utilizando óleo essencial do jeito certo

Aprenda Como usar corretamente os óleos essenciais

Como aproveitar ao máximo todos os incontáveis benefícios dos óleos essenciais é o que vamos saber nesse artigo. Sabemos que cada um tem sua especialidade que nos fazem muito bem, quando usados sozinhos ou ainda quando os misturamos o resultado é sempre maravilhoso.

Uma das melhores formas de usufruir seus efeitos é quando é feito por meio de inalação, sim, mesmo em casa dá pra improvisar e aproveitar o que essa inalação pode nos fazer. Como no caso de pessoas que sofrem com sinusite, fazer inalação ajuda a desobstruir as vias aéreas, trazendo conforto e alívio.

Para saber mais confira esse artigo sobre uso dos óleos essenciais.

Usando os óleos essenciais através do calor

Uma forma muito conhecida de se usar óleos essenciais é através evaporação. Usando uma lâmpada de fragrância onde se coloca o óleo de sua preferência, e então coloca se abaixo uma vela acesa ou uma lâmpada elétrica.

Isso vai funcionar como uma fonte de calor, quando aquecidos eles se evaporam e espalha os aromas pelo ar.

Você pode ainda, colocar algumas gotas do óleo preferido em um difusor de calor e deixa-lo em seu quarto, para que ele exale e espalhe a fragrância e deixe tudo bem aromatizado. Pode ainda umedecer bolas de algodão com gotas de óleos que vai evaporar e espalhar o aroma de seu gosto.

No entanto, o calor exagerado também não faz muito bem para a qualidade do óleo, sendo que isso pode prejudicar sua qualidade. Apenas preste atenção no efeito da fragrância.

Uso dos óleos essenciais através da ventilação

No mercado já existem muitas maneiras de se usar os óleos essenciais. São super fáceis de utilizar, práticos e super eficiente quando o assunto é deixar o local aromatizado. O ventilador embutido é uma dessas maneiras, pois ao girar ele espalha as essências por todo local.

Seja no trabalho ou ainda em quartos de hospitais, é super tranquilo obter o melhor que esses aromas dos óleos essenciais podem nos trazer. O importante é deixar tudo aromatizado e aproveitar o bem-estar que eles nos fornecem e saber como usar corretamente os óleos essenciais faz toda a diferença.

Muito fácil usa-los através da difusão

Uma das maneiras mais fáceis que existe de você ter seu local aromatizado é simplesmente deixando o vidro de óleo essencial escolhido por você aberto. Ele irá evaporar sozinho e espalhar o aroma, e se você colocar algumas varetas de madeira dentro da garrafinha dos óleos vai potencializar a evaporação e seus resultados.

Todavia é imprescindível que o óleo tenha uma excelente qualidade para se ter o resultado desejado. Alguns cuidados como manter longe do alcance das crianças também é fundamental.

 

Aroma espalhado através de difusão elétrica

Existem no mercado alguns elegantes e sofisticados difusores de aroma, uma opção para unir o útil ao agradável, tendo os benefícios dos aromas e decorando o ambiente, deixando super elegante.

E em lugares onde o frio é mais intenso e o ar mais seco, acaba trazendo sérios problemas respiratórios e até resfriados, mas quando se usa essas tecnologias para a evaporação dos aromas, isso acaba ajudando a manter a umidade do ar e sanando alguns desses problemas.

Como usar óleos essenciais através de pedra de perfume
Utilizando óleos essenciais através de pedra de perfume

Como usar através de pedra de perfume

Escolha um pratinho e coloque neles pedras perfumadas que são feitas de argila porosa, elas absorvem os óleos essenciais e aos poucos vai liberando o aroma de seu gosto.

No entanto, elas são eficientes para pequenos espaços, por exemplo fica ótimo no quarto em cima da cômoda, criado-mudo ou mesmo na mesinha de centro de sua sala.

Geralmente salas são espaços maiores e assim sendo é necessário que seja colocado mais de uma pedra porosa perfumada.

Outra forma de se aproveitar os efeitos da aromatização, é durante o banho e isso vem de muito tempo atrás. As pessoas usavam e usam o cheiro das flores para purificar o ar e ainda sentir bem-estar.

Para isso, basta colocar pedras perfumadas em lugares estratégicos dentro de seu banheiro e também fazer uso dos óleos de sua preferência no momento do banho.

 

Óleos essenciais usados como um emulsificante

Sabemos que óleos essenciais funcionam sozinhos e sem adição de água, nesse caso precisam ser misturados em um emulsificante.

Ressaltando que é bom diluir o óleo essencial em um óleo transportador antes.

Vimos os benefícios e as formas de usar alguns óleos essenciais, sabemos que são essenciais para nos trazer bem-estar e até ajudam no alívio de algumas dores. Saiba que existem ainda os óleos chamados macerados, portanto óleos básicos extraídos das plantas, principalmente das flores, como no caso o óleo de erva de São João ou o óleo de calêndula.

 

Conclusão

Aproveite cada essência e faça dos óleos essenciais seu aliado para resolver muitas questões, como conseguir dormir bem, relaxar e descansar melhor. Com isso sua saúde mental e física vai melhorar substancialmente.

Não deixe de nos acompanhar através de nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre óleos essenciais.

Obrigado e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!