Como Tirar Manchas Roxas na Pele com Óleos Essenciais

Se você já teve manchas roxas na pele ou conhece alguém que apresenta essas manchas com frequência, vamos falar hoje sobre como tirar manchas roxas na pele utilizando a eficácia de alguns óleos essenciais.

Primeiramente é bom saber que esse é um problema muito mais comum do que se imagina. Em média estima-se que vinte por cento da população mundial, ou seja, uma em cada cinco pessoas têm excesso de manchas roxas na pele.

 

Manchas roxas na pele um problema comum

O problema é que existem muitas doenças que podem causar manchas roxas na pele, dificultando assim o diagnóstico mais preciso.

Se você souber relatar alguns pontos importantes do seu quadro, isso pode ajudar e muito no diagnóstico. Então se deve prestar atenção em alguns fatores antes de falar sobre manchas roxas na pele e como é a sua evolução normal.

 

Como ocorrem as manchas roxas na pele

As manchas roxas na pele ocorrem principalmente quando algum vaso sanguíneo abaixo da pele se rompe.

Isso acontece, por exemplo, quando sofremos alguma queda, pancada ou batida no local ou ainda após uma coleta de exame de sangue, é comum ter manchas roxas na pele que também são chamadas de hematomas.

No entanto, elas costumam desaparecer em uma a duas semanas, nesse processo as manchas podem mudar de cor para verde escuro e amarelo. Podem ocorrer também por um desequilíbrio no mecanismo de coagulação de forma que a saída de sangue pelos vasos seja mais fácil.

Às vezes até mesmo de forma espontânea esses sangramentos ocorrem. Se a presença dos hematomas for muito frequente ou se a evolução não for mais intensa, pois pessoas com pele mais fina e frágil tem menor proteção dos vasos sanguíneos que estão logo abaixo da pele.

 

Fatores relacionados à formação de hematomas

Entre as causas mais importantes relacionadas a pele fina, o fator principal é a idade, conforme você envelhece sua pele se torna mais fina e vai perdendo gradativamente a camada de gordura que protege os vasos e por isso costumam ter hematomas com mais frequência do que o normal.

Outra causa importante é o uso de corticoides, seja na pele ou uso sistêmico para problemas variados tais como a asma, alergias e doenças de pele também podem tornar a pele mais fina.

Por último é também importante lembrar-se de outras doenças de pele tais como as vasculites, se você toma algum medicamento ou suplemento que pode interferir na sua coagulação.

Algumas medicações também podem levar a coagulação do sangue deixando a pessoa como a tendência maior para o surgimento de manchas roxas na pele.

Os principais remédios que podem gerar esse efeito são os anticoagulantes como, por exemplo, varfarina, enoxaparina e rivaroxabana.

E os medicamentos que podem afetar o funcionamento das plaquetas que é um componente do sangue necessário para a formação de coágulos.

 

Homem com manchas roxas na pele
Homem com manchas roxas na pele

Tratamento e prevenção das manchas roxas na pele

É importante dizer que essas medicações são atualmente para o tratamento e prevenção de algumas doenças graves como por exemplo, infarto, derrame cerebral e trombose. Portanto, mesmo com a presença de manchas roxas na pele você não deve parar de usar esses medicamentos sem orientação médica.

Além dos medicamentos tem alguns suplementos como ginko biloba também podem ter efeito semelhante e facilitar o aparecimento de sangramento.

Em caso de alguma doença crônica no fígado ou dos rins, o fígado é o produtor de importantes proteínas envolvidas na coagulação, os chamados fatores de coagulação.

Quem sofre com problemas no fígado pode ter deficiência desses fatores e por isso maior tendência a sangramentos e hematomas.

 

Deficiência de vitamina K pode causar hematomas

Mas, além disso, deficiências na ingestão de vitamina k presente em vegetais verdes escuros principalmente e de vitaminas e também podem gerar hematomas na pele.

Algumas doenças do sangue ou problema de coagulação também podem causar manchas roxas na pele (hematomas) e você deve ficar atento a algumas características que sugerem esse problema.

Hematomas grandes e frequentes que aparecem no tronco nas costas ou até mesmo no rosto são sugestivos de doenças da coagulação do sangue segundo genética e hereditariedade.

Problemas tais como hemofilia, doença de von willebrand e outros genéticos mais raros da coagulação costuma ocorrer de forma hereditária.

Se você sangra com facilidade, tais como sangramento ao escovar os dentes, pelo nariz ou ainda se você for mulher, durante o período da menstruação de forma muito intensa devem com certeza ficar atenta.

Outra situação importante é se você já apresentou algum sangramento inesperado durante ou após algum procedimento cirúrgico. Seja no hospital ou até mesmo no dentista, agora vamos conferir quais óleos essenciais podem ajudar.

 

Como tirar manchas roxas na pele com óleos essenciais

Os óleos essenciais são muito utilizados na aromaterapia para auxiliar no tratamento de vários problemas de saúde, como também para melhorar sintomas de depressão, cuidar da beleza, para utilizar na culinária e até em animais domésticos. Tem ainda óleos essenciais para bebês e crianças.

Confira um artigo sobre o uso dos óleos essenciais para bebês e crianças.

É importante ressaltar que no caso de uso contínuo de medicamentos prescritos por um médico, não recomendamos que paralise o uso dos mesmos, sem antes consultar o profissional responsável pelo tratamento e ainda falar com um aromaterapeuta.

 

Óleo Essencial de Gerânio

Para iniciar os óleos essenciais indicados para tratar as manchas roxas na pele, o óleo essencial de gerânio pode ser muito útil. Ele age aumentando a circulação sanguínea o que é eficaz na diminuição dos hematomas.

Esse poderoso óleo pode ser misturado com outro  óleo como o de capim-limão, pois assim pode ser acelerado o resultado esperado.

 

Óleo Essencial de Capim-Limão

O óleo essencial de capim-limão além de possuir propriedades analgésicas que ajudam a diminuir as dores no caso de batida ou contusão, ele é relaxante e calmante.

Outra eficácia do óleo essencial de capim-limão é que ele ajuda curar a região afetada uma vez que também possui propriedades que são anti-inflamatórias.

E para obter os benefícios desse excelente óleo, basta dilui-lo em um óleo transportador como o óleo de coco, por exemplo, e fazer massagens no local da contusão. Isso vai trazer alívio mais rápido e diminuir as manchas na pele.

 

Óleo Essencial de Lavanda

O delicioso e eficiente óleo essencial de lavanda além de ser benéfico para feridas e queimaduras, é também mais um dos que podem ser usados para tratar os hematomas.

Ele possui propriedades que agem para eliminar as inflamações que podem se desenvolver no caso de contusão. Esse óleo essencial de lavanda pode ser um forte aliado para tratar as manchas roxas na pele.

 

Óleo Essencial de Alecrim para tratar manchas roxas na pele

Outro óleo que é um excelente para tratar hematomas como as manchas roxas na pele, é o óleo essencial de alecrim, pois é considerado um antioxidante maravilhoso e com isso age na recuperação do local machucado.

Espero que tenha sido importante saber quais são os óleos essenciais para tratar as manchas na derme. Lembrando sempre que os usos dos mesmos precisam de orientação de um profissional em aromaterapia.

Use também um óleo transportador na diluição, tendo em vista que muitas pessoas têm a pele mais sensível e isso pode causar alergias.

Artigo feito com bases em pesquisas na internet por especialistas em óleos essenciais. Para saber mais benefícios dos óleos essenciais, confira outros artigos aqui no blog e siga-nos em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

 

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!