Para que Serve o Óleo Essencial de Tomilho? 15 benefícios

Muitos são os benefícios dos óleos essenciais, mas para que serve o óleo essencial de tomilho? Ele também é um dos principais auxiliadores no tratamento de várias doenças, ou seja, tem efeitos curativos trazendo mais saúde e bem-estar.

O óleo essencial de tomilho possui inúmeros benefícios para a saúde. Suas inúmeras e principais propriedades terapêuticas são: antiespasmódico, antirreumático, diurético, antisséptica, bactericida, cardíaco, carminativo, cicatrizante, diurético, expectorante, inseticida e além também de ser estimulante tônico e vermífugo.

 

Para que Serve o Óleo Essencial de Tomilho?

O tomilho é uma erva muito fácil de ser encontrada e geralmente é usada em temperos e medicamentos fitoterápicos. As propriedades medicinais do tomilho vêm principalmente dos óleos essenciais que são extraídos por destilação a vapor das flores frescas e folhas.

 

15 benefícios para sua saúde

Os óleos essenciais são muito utilizados na aromaterapia como auxiliadores para tratamentos de vários problemas de saúde. Além disso, também é usado para cuidados com a pele, cabelos e até no uso culinário.

Esses óleos existem à muito tempo e estão cada vez mais sendo procurados e utilizados por quem busca alternativas saudáveis naturais para consumo e visando bem-estar. Em geral, são muito eficazes por possuírem propriedades curativas.

Confira abaixo 15 benefícios do óleo essencial de tomilho e veja como são eficientes, bora a leitura?

 

1. Age contra espasmos

O óleo essencial de tomilho é ótimo contra espasmo, ou seja, aquelas contrações involuntárias, indesejadas e excessivas que podem ocorrer nas vias respiratórias, nervos musculares, intestinos e outros.

Isso que podem resultar em tosses, convulsões, ataques epiléticos ou histéricos, além de também causarem cãibras e dores musculares.

 

2. Melhora o reumatismo

Outro benefício do óleo essencial de tomilho, é que ele pode resolver o problema do reumatismo, pois ele auxilia na circulação inadequada e limpa toxinas como o ácido úrico no sangue. Ele é ótimo para melhorar tais problemas, pois age diretamente no foco eliminando o problema de uma vez.

 

3. Excelente diurético e ajuda a curar a artrite

Para quem sofre de retenção de líquidos ele é super indicado. Age com eficácia para auxiliar na eliminação de líquidos, uma vez que é um excelente diurético e ajuda na remoção de toxinas do corpo.

Um potente estimulante e assim ele ativa a circulação, potencializando a eliminação de todas as toxinas presentes nas articulações. Ou seja, ambas as formas ajudam a curar o reumatismo e condições relacionadas com a artrite.

 

4. Eficaz no tratamento de úlceras

O mesmo também possui uma ação cicatrizante sobre as feridas e úlceras provenientes infecções. Isso acontece principalmente devido à presença de componentes como cariofileno e canfeno no seu óleo essencial.

 

5. Possui propriedades antibacterianas

Esses dois componentes o cariofileno e canfeno juntamente com alguns outros dão ao óleo essencial de tomilho, propriedades antibacterianas, que inibe o crescimento de bactérias dentro e fora do nosso corpo. Portanto, ele mata as bactérias bem como as mantem longe dos órgãos do nosso organismo.

Isso é particularmente benéfico na cura de infecções bacterianas, cólicas renais, infecções nos órgãos genitais, úlceras e na uretra, além também de intestinos e nas vias respiratórias, bem como a exposição externa de feridas.

 

6. Bom para o sistema circulatório

O óleo essencial de tomilho também tonifica o sistema circulatório, ou seja é maravilhoso para o coração, auxilia também o sistema digestivo e sistema nervoso, bom para o músculo e a pele, ao mesmo tempo em que fortalece o corpo e aumenta a imunidade.

Para dar uma melhorada na saúde e aumentar a imunidade, nada melhor que usar o óleo essencial de tomilho.

 

7. Benefícios para o coração

Este óleo é muito benéfico para o coração, ele mantem as válvulas funcionando corretamente, embora sendo antiespasmódico, relaxa as artérias e veias, e assim reduz a pressão arterial e todo o estresse sobre o coração.

Além disso, também fortalece os músculos cardíacos e tonifica o coração com uma leve ação hipertensiva. O óleo essencial de tomilho é muito bom para a saúde do coração em todos os aspectos.

 

8. Efeito carminativo

Seu efeito carminativo age sobre os graves odores do estômago, cólicas, vômitos, dores de cabeça e náuseas. Esse óleo essencial como carminativo e antiespasmódico força a remoção dos gases no destino.

Para aqueles que sofrem de um acúmulo de água, no corpo devido à insuficiência renal crônica ou do aumento de concentração de toxinas e sais no sangue, podem ter a certeza de se beneficiar desse óleo incrível.

 

aparelho para medir a pressão arterial
Aparelho para medir a pressão arterial

9. Reduz a pressão arterial

O óleo essencial de tomilho melhora o funcionamento da bexiga, aumentando a eliminação da urina, ajudando na remoção do excesso de água sais e toxinas do corpo. Portanto, isso ajuda na redução do peso, a pressão arterial, a diminuir também gorduras e a melhorar na digestão dos alimentos.

 

10. Forte expectorante

O óleo essencial de tomilho também é um grande expectorante, isso mesmo ajuda a curar infecções que são mais frequentes no tempo mais frio ou seja no inverno, tais como tosse e congestão nasal, age com eficácia dando alívio de tosse e resfriados.

 

11. Um excelente inseticida

Também possui propriedades que podem manter longe os insetos e pragas, além de eliminá-los se for necessário.

Pode ser efetivamente usado para manter longe os parasitas que tanto incomoda o corpo humano, tais como mosquitos, pulgas, piolhos, percevejos e moscas. Assim como os insetos que atacam grãos, alimentos e roupas, como besouros e mariposas.

 

12. Bom para digestão

Ele estimula uma melhor digestão, as respostas nervosas e a secreção de hormônios, melhorando assim todo o seu metabolismo. Para quem tem aquela sensação de estar sempre com a barriga sempre cheia e isso incomoda muito.

 

13. Antidepressivo e ajuda na concentração

O óleo essencial de tomilho atua como impulsionador de memória e antidepressivo, ele também auxilia a aumentar a concentração. Para quem está com dificuldades de aprendizagem e memorização ele é super indicado. O excesso de informações pode causar esse estresse mental e isso dificulta o armazenamento ou mesmo de aprendizado.

 

14. Bom para sinusite e outras

Esse óleo ajuda na cura da sinusite, bronquite, anorexia, celulite, eczema, pé-de-atleta, dermatite, picada de inseto laringite, faringe e entre muitas outras infecções. Como se pode ver, esse é um óleo que é necessário tê-lo em casa.

 

15. Elimina mau hálito e serve como desodorante

Terminando a lista de benefícios desse potente óleo essencial de tomilho, ele é ainda muito bom para fazer gargarejos, uma vez que é também pode ser usado para eliminar o mau hálito. Outra forma de aproveitar seus benefícios é utilizando como desodorante natural.

 

Precauções para usar corretamente

Tenha sempre muita cautela ao utilizar qualquer óleo essencial, alguns podem causar alergias e até queimaduras na pele. E no caso do óleo essencial de tomilho, ele pode causar irritação em algumas pessoas, assim como no caso dos hipertensivos.

Também deve ser evitado seu uso durante a gravidez e nas pessoas com pressão arterial muito elevada. Reforçamos que ele também pode causar reações alérgicas, em alguns casos.

Nota: O óleo essencial de tomilho combina muito bem com outros óleos essenciais tais como: óleo essencial de bergamota, de grapefruit, óleo essencial de limão, de lavanda, óleo de alecrim e pinho.

 

Formas de utilização

Seu uso pode ser da seguinte forma: no difusor pessoal, em algumas gotas no banho, você pode usá-lo escalda pés, ou em massagens musculares. Nunca se esqueça de que óleos essenciais sempre devem ser diluídos em um óleo transportador, que seria um óleo vegetal, pois, o óleo essencial é muito concentrado e 100% puro e natural.

Para ficar por dentro das informações e benefícios dos óleos essenciais, siga-nos em nossas redes sociais. Confira outros artigos e compartilhe com seus amigos. Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!