10 Benefícios do Óleo de Coco que Você PRECISA SABER

O óleo de coco é atualmente comercializado e recomendado como um superalimento. Além de ser muito utilizado no preparo de pratos alimentícios, ele tem muitas outras funcionalidades. Hoje iremos te falar sobre os benefícios do óleo de coco, você precisa saber e inclui-lo o mais rápido em sua rotina.

A combinação única de ácidos graxos no óleo de coco pode ter efeitos positivos em sua saúde, como por exemplo, aumentar a perda de peso, excelente para saúde do coração e função do cérebro humano.

10 benefícios do óleo de coco

Pelo menos 10 benefícios é o que você vai saber hoje sobre o poderoso óleo de coco. O mesmo é excelente para a saúde e muitas outras coisas que você nem imagina.

Cuidar da saúde ainda é uma coisa que poucas pessoas fazem, mas aquelas que procuram e iniciam um alimentação saudável ou outras formas de se tratar com produtos naturais como usar óleos essenciais, só obtém benefícios.

Considere rever sua alimentação ou ainda, fale com um aromateapeuta e descubra como são poderosos o uso de óleos essenciais, óleo de coco, óleos vegetais entre outros. Porém, não faça uso sem antes ter informações sobre como funciona a aromaterapia.

Confira um um artigo sobre aromaterapia, um guia completo aromaterapia.

 

1. Contém ácidos graxos saudáveis

O óleo de coco possuí em gorduras saturadas, essas têm efeitos diferentes efeitos no organismo quando comparada com a maioria das outras gorduras dietéticas.

Os ácidos graxos do óleo de coco são saudáveis e podem estimular a queima de gordura, e fornecer energia rápida ao corpo e ao cérebro. Eles também aumentam o colesterol bom (HDL) no sangue, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

O óleo de coco é rico em TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média) uma fonte energética de acelerada absorção, isso é, um tipo de gordura que seu organismo metaboliza de forma diferente da maioria das outras. Os TCMs são responsáveis ​​por muitos dos benefícios do óleo de coco à saúde.

Quando você ingere alguns triglicerídeos com cadeias de ácidos graxos mais curtos, eles tendem a ir direto para o fígado. Seu corpo os usa para acelerar a energia ou os transformar em cetonas. Essas podem ter benefícios poderosos para o cérebro, tais como tratamento para epilepsia, doença de Alzheimer e outras condições.

 

2. Pode melhorar a saúde cardíaca

O óleo coco é um alimento que já está sendo muito utilizado, é excelente para as pessoas se preocupam com a saúde ou ainda em outras funções.

No entanto, alguns pratos de alimentos levam óleo de coco em seu preparo, isso ocorre há várias gerações. Incluir o óleo de coco em suas receitas culinárias só vai trazer benefícios, entre eles, contribui para melhorar a saúde de seu coração, o principal órgão do corpo humano.

 

3. Ajuda estimular a queima de gordura

A obesidade é atualmente um problema mundial, o consumo de alimentos cheios de gorduras em suas composições é talvez o principal culpado, quando aliado a falta de exercícios físicos, ansiedade entre outros, a coisa só piora.

Embora algumas pessoas pensem que a obesidade é apenas uma questão de quantas calorias alguém ingere, a fonte dessas calorias também é importante. Alimentos diferentes afetam seu corpo e seus hormônios de maneiras diferentes.

Atualmente, não há boas evidências de que a ingestão de óleo de coco por si só aumentará o número de calorias que você gasta. Lembre-se de que o óleo de coco é muito rico em calorias e pode facilmente levar ao ganho de peso se ingerido em grandes quantidades.

Os TCMs podem aumentar o número de calorias queimadas ao longo de 24 horas em até 5%. No entanto, o óleo de coco em si pode não ter o mesmo efeito, ou seja, use da forma correta.

 

óleo de coco
Frasco óleo de coco e um coco inteiro

4. Óleo de coco pode ter efeitos antimicrobianos

O ácido láurico constitui cerca de 50% dos ácidos graxos do óleo de coco.

Quando você digere ácido láurico, ele forma uma substância chamada monolaurina. Tanto o ácido láurico quanto a monolaurina podem matar patógenos prejudiciais, como bactérias, vírus e fungos.

Por exemplo, essas substâncias ajudam a matar a bactéria Staphylococcus aureus, que causa infecções por estafilococos, e a levedura Candida albicans, uma fonte comum de infecções por fungos em humanos.

Há também algumas evidências de que o uso de óleo de coco quando usado como enxaguante bucal, beneficia a higiene oral, prevenindo infecções bucais.

 

5. Pode reduzir a fome

Uma característica interessante dos TCMs é que eles podem reduzir a fome, isso pode estar relacionado à forma como seu corpo metaboliza as gorduras, porque as cetonas podem reduzir o apetite de uma pessoa.

Os TCMs podem reduzir significativamente o apetite, o que pode levar à redução do peso corporal a longo prazo. Ou seja, ele aumenta a saciedade, inclua-o em suas receitas culinárias e torne-o seu aliado na perda de peso. Saiba como emagrecer utilizando óleos essenciais bem como óleo de coco também.

 

6. Ajuda reduzir as convulsões

Resultados de pesquisam afirmam que a dieta cetogênica, que é muito pobre em carboidratos e rica em gorduras, pode tratar vários distúrbios. O uso terapêutico mais conhecido dessa dieta é o tratamento da epilepsia resistente a medicamentos em crianças.

A dieta diminui com excelência a taxa de convulsões em crianças com epilepsia, mesmo aquelas que não tiveram sucesso com vários tipos de drogas medicamentosas, ainda os pesquisadores não sabem ao certo o por quê.

Reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de gordura leva a um grande aumento nas concentrações de cetonas no sangue.

Como os TCMs do óleo de coco são transportados para o fígado e transformados em cetonas, os profissionais de saúde podem usar uma dieta cetônica modificada que inclua TCMs e uma quantidade mais generosa de carboidratos para induzir a cetose e ajudar a tratar a epilepsia.

 

7. Pode aumentar o colesterol HDL (bom)

Outro benefício do óleo de coco, é que ele contém gorduras saturadas naturais que aumentam os níveis de colesterol HDL (bom) em seu organismo. Eles também podem ajudar a transformar o colesterol LDL (mau) em uma forma menos prejudicial.

Ao aumentar o HDL, muitos especialistas acreditam que o óleo de coco pode melhorar a saúde do coração em comparação com muitas outras gorduras.

Alguns estudos mostraram que o óleo de coco pode aumentar os níveis sanguíneos de colesterol HDL (bom), que está relacionado à melhoria da saúde metabólica e a um menor risco de doenças cardíacas.

 

8. Bom para pele, cabelo e dentes

Os benefícios do óleo de coco vai muito além do que apenas o uso culinário. Muitas pessoas o usam para fins cosméticos para melhorar a saúde e a aparência de sua pele e cabelo.

Eles podem melhorar o teor de umidade da pele seca e reduzir os sintomas de eczema. O óleo de coco também pode proteger contra danos ao cabelo. Quando utilizado como um protetor solar fraco, bloqueando cerca de 20% dos raios ultravioleta (UV) do sol.

Quando usado na boca como enxaguante bucal, pode matar algumas das bactérias nocivas da boca, melhorando a saúde bucal e reduzindo o mau hálito, embora sejam necessárias mais pesquisas

 

9. Ajuda na prevenção da doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, em geral afeta adultos mais velhos. Essa condição reduz a capacidade do cérebro de usar a glicose para obter energia.

As cetonas podem fornecer uma fonte alternativa de energia para essas células cerebrais com mau funcionamento para reduzir os sintomas da doença de Alzheimer

Em pesquisa, os TCMs melhoraram a função cerebral em pessoas com formas mais leves da doença de Alzheimer No entanto, ainda é preliminar e nenhuma evidência sugere que o próprio óleo de coco combata essa doença.

 

10. Pode reduzir a gordura abdominal

Como alguns dos ácidos graxos do óleo de coco podem reduzir o apetite e aumentar a queima de gordura, ele também pode ser muito eficiente na perda de peso. A gordura abdominal, ou gordura visceral, se aloja na cavidade abdominal e ao redor de seus órgãos. Os TCMs parecem ser especialmente eficazes na redução da gordura abdominal.

A gordura abdominal, o tipo mais prejudicial, está associada a muitas doenças crônicas.

A circunferência da cintura é um marcador fácil e preciso da quantidade de gordura na cavidade abdominal.

2 colheres de sopa (30 mL) de óleo de coco por dia pode reduzir o Índice de Massa Corporal (IMC) e na circunferência da cintura.

O óleo de coco ainda é rico em calorias, então você deve usá-lo com moderação. Substituir algumas de suas outras gorduras de cozinha por óleo de coco pode ter um pequeno benefício na perda de peso, mas a evidência é inconsistente em geral.

O óleo de coco tem uma série de benefícios emergentes para sua saúde. Escolha o óleo de coco virgem orgânico em vez de versões refinadas. Para ficar por dentro de todos os benefícios, usos e variedades dos óleos essenciais, confira outros artigos no blog e nos siga em nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

 

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!