09 Benefícios do Óleo de Abacate que você precisa saber

Para ter um corpo saudável, é importante ter uma dieta natural e com gorduras boas, e nesse quesito o óleo de abacate é top, mas quais são os benefícios do óleo de abacate?

Quando o assunto é gordura saudável, ele é super indicado, se você quer ter uma melhor saúde e bem-estar, com certeza esse óleo é um dos mais recomendados. Sabemos que o abacate é considerado um dos melhores alimentos naturais, além disso, tem muitos outros benefícios que vamos conferir abaixo. Bora saber mais!

 

Por que o óleo de Abacate é tão saudável?

Não se trata apenas de ser saudável, mas o óleo de abacate agrega mais sabor à sua comida. Ele pode ser usado no lugar de outros óleos de cozinha, tais como manteiga e margarina.

Como esse óleo contém ácido oleico isso o torna fortemente resistente à oxidação, quer dizer que ele não ficará rançoso tão depressa como  muitos outros óleos de seu  uso diário.

Uma das vantagens desse óleo é que você pode cozinhar em temperatura alta, sem que isso possa perder seus benefícios para a saúde.

 

09 benefícios para a saúde do óleo de Abacate

Abaixo vamos citar 09 benefícios do óleo de abacate, que vão te despertar a iniciar seu uso no preparo de pratos deliciosos. Substitua os usos de óleos comuns por aqueles que vão ser benéficos para sua saúde. E além disso, é maravilhoso para cuidar da pele, cabelos e muito mais. Vamos conferir?

 

1. Contribui para reduzir o colesterol

Todos nós sabemos que o colesterol é o vilão para entupir veias e causar problemas sérios de saúde. O óleo de abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e pobre em gorduras saturadas, e isso o faz necessário para prevenir o colesterol.

Um dos benefícios do mesmo é que ele não contém colesterol. Adicionar este óleo à sua dieta diária de alimentação pode ajudar a reduzir os níveis de lipídios de baixa densidade (LDL) ou seja o colesterol “ruim”. Uma excelente alternativa na dieta para quem é diabético.

 

2. Desintoxica seu corpo

Para fazer um detox e limpar seu organismo, ele é um super aliado, pois possui clorofila, uma maravilhosa fonte natural de magnésio, portanto, isso que remove naturalmente metais pesados em seu corpo tais ​​como mercúrio e chumbo do fígado, cérebro, rins, e demais órgãos.

 

3. Reduz a pressão arterial

O óleo de abacate também é rico em potássio e vitamina E, isso tem um grande valor, pois é o que mantém os vasos sanguíneos saudáveis ​​e ajudam erradicar os radicais livres. Em geral, as dietas que contêm óleo de abacate em suas composições também alteram os níveis de óleos graxos essenciais nos rins, isso ajuda a regular sua pressão arterial.

Outro grande benefício do óleo de abacate é sua ação anti-inflamatória, isso auxilia e previne danos às paredes arteriais, e reduz muito o risco de doenças vasculares causadas pelo acúmulo de placas.

Nesse caso seu corpo absorve a vitamina E com mais eficácia, de alimentos naturais como no caso desse poderoso óleo, inclui-lo em sua dieta é uma boa escolha.

 

doença periodontal
Mulher escovando os dentes

4. Ajuda no tratamento da doença periodontal

Em pesquisas realizadas, foi constatado que o óleo de abacate impede um elemento conhecido como molécula de citocina pró-inflamatória, com isso ocorre à redução da inflamação, e problemas maiores de saúde.

Faça uma experiência, combine óleo de abacate com o conhecido óleo de soja, a junção desses dois pode ser muito eficiente e ajudar a controlar a inflamação no corpo, além disso, também pode ser útil ainda para inibir a erosão óssea dos dentes.

 

5. Pode ser útil no combater e prevenção do câncer

Assim como no azeite de oliva, o óleo de abacate é rico em ácido oléico monoinsaturado, o mesmo EFA ômega 9. E reduzir o risco de câncer é um dos maiores benefícios desse ácido. Portanto, mais motivos saudáveis para inserir o uso desse óleo em suas receitas do dia a dia.

No óleo de abacate, existem ácidos graxos ômega 3, que são anticancerígenos já bem conhecidos, são eficiente quando o assunto é retardar o crescimento das células cancerosas, inclusive as que causam câncer de mama e cólon.

Os abacates naturais também contêm o antioxidante anticancerígeno glutationa.

 

6. Ajuda na perda de peso

Na busca pelo peso ideal, o óleo de abacate pode ser um forte aliado, uma vez que é rico em ácido oleico, um ácido graxo ômega-9.

Tal ácido é encontrado em óleos animais e vegetais, conforme entendimento dos cientistas esses óleos auxiliam o fluxo sanguíneo para os músculos durante o exercício físico, com isso, esse misturado ajuda a estimular as enzimas no organismo que carregam gorduras para onde pode ser guardadas para energia.

Além disso, o óleo de abacate é denso e carregado de nutrientes, e com isso traz mais saciedade, ou seja, você fica satisfeito por muito mais tempo. As vitaminas, minerais e ácidos graxos monoinsaturados no óleo de abacate também ajudam a melhorar a digestão, pois processam os alimentos com mais eficiência.

Temos também um artigo sobre como emagrecer com óleos essenciais vale a pena conferir.

 

óleo de abacate
Mulher com a pele irritada se coçando

7. Trata danos à pele e irritações

Uma coisa muito importante é a absorção do óleo de abacate na pele, uma vez que ele é muito penetrante, ou seja, é absorvido através da epiderme e na camada dérmica da cútis. No entanto, em geral, a maior parte dos hidratantes e óleos é incapaz de fazer.

Excelente no tratamento de pele ressecada e escamosa ou ainda em queimaduras solares.

Seu uso em longo prazo pode reduzir o aparecimento de manchas e cicatrizes na pele causadas ​​pelo sol.

Outro grande benefício do óleo de abacate é que o mesmo contém ômega 3 e a vitamina E, isso o torna-se uma excelente escolha para tratar irritações da pele, como eczema, psoríase, calcanhares rachados, caspa e picadas de insetos.

Apenas uma leve camada de óleo de abacate na pele já ajuda muito. Basta espalhar e massagear diretamente na pele ou se preferir  adicione algumas gotas sozinhas, ou com óleos essenciais, quando colocado à água do banho, especialmente durante o inverno ajuda a reter a umidade.

Para manter a pele macia e hidratada, experimente misturar óleo de abacate e azeite de oliva e massageie-os após o banho.

Veja também um artigo sobre como cuidar da pele com óleos essenciais.

 

8. Combate as rugas com óleo de Abacate

Como esse óleo de abacate contém altos níveis de proteína, quando combinados com vários aminoácidos tornam este óleo excelente para a regeneração de tecidos e renovação celular.

Com isso, o óleo de abacate aumenta a taxa de produção de colágeno do corpo. Ele contém vitaminas A e D, isso pode promover a produção e ligação de colágeno. Inclui-lo em suas receitas ou simplesmente aplicar o óleo de abacate topicamente pode atrasar o processo de envelhecimento da pele.

Vale a pena fazer a leitura do artigo benefícios do skincare com óleos essenciais para sua pele.

9. Auxilia e acelera o crescimento do cabelo

Da mesma forma que ele é excelente para melhorar e cuidar da pele com seus nutrientes, também é muito eficiente para auxiliar no crescimento do cabelo. Após lavar e enxaguar os cabelos, passe óleo de abacate puro ou combinado com óleos essenciais, nos fios e couro cabeludo.

Com certeza, isso irá melhorar toda a estrutura de seu cabelo, ao mesmo tempo em que promove o crescimento de novos fios. O óleo de abacate é uma ótima fonte de lecitina, uma substância gordurosa que atua como lubrificante e emulsificante.

Quando aplicada diretamente, a lecitina fornece proteção para os folículos capilares e a pele, isso que ajuda a prevenir a perda de umidade na epiderme devido às alterações climáticas.

 

Receitinha com óleo de abacate para deixar os cabelos lindos

Para deixar os fios com mais protegidos e bem cuidado de forma fácil com óleo quente: combine 2 colheres de sopa de óleo de abacate com óleo de rícino em uma tigela e aqueça levemente. Observe que não esteja muito quente para sua segurança, ou seja, que possa ser tocado sem se queimar.

Massageie o óleo quente no cabelo molhado, deixe-o passar durante a noite e lave pela manhã.

Leia ainda um artigo sobre os 10 óleos essenciais para cuidar dos cabelos!

Nota: É importante saber informações corretas de uso correto quando se trata de óleos essenciais, por isso, preparamos um guia completo e atualizado. Não deixe de conferir.

Para saber mais sobre os benefícios dos óleos essenciais, saiba também o que é um óleo transportador para que serve e muito mais, veja também outros artigos aqui em nosso blog. Siga-nos em nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!