Óleo de Copaíba: 6 Usos e Benefícios Tudo que você precisa saber

O óleo de copaíba tem um cheiro maravilhoso da floresta amazônica, isso mesmo, parece que colocaram parte da floresta dentro de um frasco. Embora ainda não seja tão popular quanto outros óleos essenciais, no entanto, está sendo muito aprovado pelos pesquisadores e seus usuários.

Destilado do vapor e da resina extraída da árvore Copaifera reticulata brasileira, o óleo de Copaíba tem um aroma quente e amadeirado e inclui o elemento natural betacariofileno, tornando-o uma adição famosa a muitos tratamentos dérmicos e de SPA.

 

Benefícios do Óleo de Copaíba

Conforme pesquisas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) o óleo de copaíba foi testado em nove tipos de câncer.

Também em reportagem do G1 esse óleo é tratado como remédio popular sendo então usado para tratar mais de 50 tipos de doenças, o óleo de copaíba ganhou respaldo científico.

Segundo a reportagem e conforme outras pesquisas em sites de Universidades, o mesmo possui substância que combate leishmaniose, câncer, bactérias e inflamações. É um excelente cicatrizante, anti-inflamatório e antisséptico.

 

Aroma do Óleo de Copaíba

Com um aroma reconfortante e terroso e uma infinidade de utilizações, esse excelente óleo é o deleite diário perfeito para se sentir transportado a uma abundante paisagem sul-americana. Continue lendo e conheça algumas maneiras favoritas de se usar o óleo de copaíba.

Os óleos essenciais são muito utilizados na aromaterapia que uma forma de tratar problemas de saúde através das propriedades curativas que os mesmos possuem.

Saiba tudo no guia completo de aromaterapia.

 

1. Usado como fragrância

O óleo de de copaíba possui um perfil aromático exclusivamente doce, que não é sobreposto por suaves notas florais ou sutis notas cítricas.

Use-o em perfumes personalizados em vez de outros óleos tais como óleo de cedro ou óleo de sândalo para um perfume de verão mais delicado que não será opressor em temperaturas mais quentes.

 

2. Em seu hidratante pessoal

Quer melhorar a sua pele? O óleo de copaíba diminui o aparecimento de manchas indesejáveis na pele e ainda ajuda a aparência de um brilho jovem e radiante. Sua cútis lisinha sem marcas de expressão tudo de bom não é verdade?

Para isso: Adicione algumas gotas a um hidratante neutro ou sutilmente perfumado para uma experiência de spa, faça isso todas as noites antes de deitar e comprove a eficácia após algum tempo.

Conheça os óleos essenciais para tratar flacidez no rosto.

Além de agir deixando sua derme mais bonita, ele é eficiente no tratamento de cicatrização de feridas, e não somente externamente. Mas também para aliviar a tosse e até sintomas da artrite reumatoide.

 

3. Usado no difusor

Com uma fragrância deliciosa vinda da Amazônia, Copaíba coloca a experiência de um refúgio na floresta tropical a poucos metros de distância.

Adicione algumas gotas do óleo de copaíba em algumas bolinhas de algodão e deixe o perfume exótico tomar conta de sua sala ou qualquer outro ambiente que desejar, ou se preferir, use-o em um difusor de óleos essenciais.

Confira também um artigo sobre difusor de óleos essenciais.

 

óleo de copaíba
Homem fazendo massagens em uma mulher com óleo de copaíba

 

4. Ótimo para massagem

Depois de um treino ou mesmo uma caminhada extenuante, um dia geralmente estressante, faça uma massagem com óleo de copaíba em alguém que você ama e vice versa, é incrível o bem-estar que se sente.

Para isso dilua o mesmo em óleo vegetal V-6 ou um óleo transportador de sua escolha e massageie seu corpo após a atividade física para um alívio reconfortante e renove suas energias.

 

5. Em um escalda-pés

Imagine-se em um spa na selva brasileira. Se você não puder ir até lá, leve-o ao spa com um luxuoso escalda-pés. Esta receita vai finalmente acalmar seus músculos após um longo dia cansativo e estressante.

Quando se colocar os pés em uma bacia com água quente e com óleo de sua escolha, isso faz milagres para seu bem estar. Tome cuidado com a temperatura da água para não causar acidentes domésticos tais como queimaduras.

 

6. Para ajudar emagrecer use óleo de Copaíba

O óleo de copaíba possui um sabor complexo e calmante com um toque balsâmico. Seu alto conteúdo de betacariofileno o torna um suplemento dietético de sucesso, é excelente para inseri-lo em sua dieta para emagrecer.

Saiba como emagrecer com óleos essenciais.

É considerado apropriado para uso interno e é um forte aliado para ser usado como complemento para chás de ervas como camomila. Também pode ser adicionado a uma cápsula e tomado internamente.

É importante lembrar que não se deve fazer utilização dos óleos essenciais sem um acompanhamento ou conhecimento sobre os mesmos.

Recomenda-se sempre procurar um profissional de aromaterapia e em caso de sua utilização para auxiliar no tratamento de problemas de saúde, deve-se ainda conversar com seu médico sobre o assunto.

 

Use óleos essenciais puros

Os óleos essenciais são extratos puros das plantas e 100% naturais, e muito concentrados.

É importante seguir orientações quanto ao uso e também sobre a procedência e qualidade do produto. Cuide ainda, para que não fique ao alcance de crianças e animais de estimação.

Opte pelos de embalagens escuras cor âmbar e os mantenha longe do sol, para que sejam preservadas suas qualidades curativas.

Atente-se se ainda, sobre a dose certa, uma vez que uma super dosagem pode causar dermatites e intoxicação. Aliás os óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo transportador, para evitar possíveis alergias.

Na dúvida, converse com um aromaterapeuta. Para ficar por dentro dos benefícios dos óleos essenciais, confira outros artigos e siga-nos em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!