Como Acabar com a Dor de Cabeça Rápido

Como acabar com a dor de cabeça rápido? A cefaleia a dor de cabeça, é uma das doenças mais comuns da atualidade, sendo até mais comum do que gripe e resfriado.

Cerca de metade da população tem em algum momento dor de cabeça pelo menos uma vez por ano e 85% de todos os analgésicos vendidos, são para automedicação.

A enxaqueca que na é uma dor mais aguda é também conhecida como migrânea, um tipo de cefaleia, nesse caso, uma dor que chega pulsar nas têmporas e piora com o esforço físico, além de ser acompanhada de náuseas e sensibilidade a som, luz e cheiros.

Os sintomas dessa dor incomoda e pode se manifestar por 4 horas até três dias seguidos, mas como acabar com a dor de cabeça rápido, será que os óleos essenciais podem ajudar?

 

Como acabar com a dor de cabeça rápido?

Na aromaterapia o uso dos óleos essenciais para ajudar no tratamento e assim trazer alívio em diversos tipos de dores. Vamos conferir abaixo.

O óleo essencial de hortelã-pimenta, pode ser uma alternativa natural para trazer alívio nas dores de cabeça. Pesquisadores tem se empenhado em buscar soluções que não sejam medicamentosas.

Esse óleo essencial de hortelã-pimenta, foi comprovada sua eficácia. Seu nome científico é mentha piperita.

 

Eficácia obtida é confirmado por pesquisas

O resultado de uma pesquisa publicado em 1996 por cientistas alemães, sendo que 41 pacientes que estavam com enxaqueca testaram a eficácia da aromaterapia versus o paracetamol 1000mg.

O óleo essencial de hortelã-pimenta foi diluído a 10% em álcool e usado nas têmporas e na testa entre 15 e 30 minutos depois do início da dor de cabeça.

Comparando com placebo, tanto aromaterapia quanto paracetamol ambos funcionaram muito bem.

Mas, na comparação dos grupos experimentais os resultados surpreendem, pois não foram encontradas diferenças significativas entre o óleo essencial de hortelã-pimenta e o paracetamol 1000mg, mas com um detalhe, o óleo essencial estava diluído a 10%.

Em outro estudo foi demonstrado que o óleo essencial de hortelã-pimenta, a 1,5% de diluição foi tão eficaz quanto o spray de lidocaína a 4%.

 

Como funciona o Óleo Essencial de Hortelã-pimenta

Segundo uma pesquisa, esse óleo gera uma sensação de resfriamento na pele por causa de alterações nos canais de cálcio, localizados nos receptores para o frio.

E como acabar com a dor de cabeça rápido usando o óleo essencial hortelã-pimenta?

Seu efeito analgésico acontece por causa da eficácia como relaxante nos músculos peri cranianos, que inclusive podem ser massageados durante o tratamento de enxaqueca.

Ele é capaz de inibir, a substância P, um neuromodulador que participa ativamente em resposta a dor, e através de análises por Laser Doppler, também sabemos que esse óleo essencial aumenta o fluxo sanguíneo na testa após aplicação tópica.

 

Como acabar com a dor de cabeça rápido

Se você quer utilizar o óleo essencial de hortelã-pimenta para tratar dor de cabeça, exatamente como no estudo, irá sentir uma melhora significativa.

É só você diluir ele em 10% em álcool de cereais, e então pingar de duas a três gotas na ponta dos dedos e passa na testa, nas têmporas, atrás da cabeça e debaixo da orelha, tomando cuidado com a região dos olhos.

É possível que ele arda um pouquinho os olhos, então você passa com cuidado na parte de cima, e você pode também e massagear para ter o alívio da dor em cerca de 15 a 30 minutos, em geral já pode sentir uma melhora em seguida e se precisar pode reaplicar.

Diante de tantas evidências, saiba como acabar com a dor de cabeça rápido é interessante que você tenha esse maravilhoso óleo essencial de hortelã-pimenta em sua casa, e quando tiver dores de cabeça é só passar e em pouco tempo, sentirá o alívio.

 

Óleo Essencial de Lavanda ajuda no relaxamento

Uma das muitas possibilidades de se ter dores de cabeça é o estresse, o óleo essencial de lavanda é eficiente para ajudar no relaxamento.

Por possuir propriedades curativas e calmantes, ele se torna um aliado para ajudar na eliminação da dor.

Existem outros óleos essenciais que também podem ser utilizados, se você quer saber como acabar com a dor de cabeça rápido deve conversar com um aromaterapeuta e testar alguns desses óleos essenciais.

Entre esses óleos essenciais que são mais utilizados com eficácia estão os: óleo essencial de hortelã-pimenta, de lavanda e ainda o óleo essencial de manjericão.

 

Como acabar com as dores de cabeça rápido
Mulher com intensa dor de cabeça

Como usar os óleos essenciais para eliminar as dores de cabeça

Pode se obter os resultados dos óleos essenciais colocando algumas gostas na água do difusor. Também massageando algumas gotas nas têmporas, e aí precisa tomar cuidado para não cair na região dos olhos.

Pode ainda colocar algumas gotas na banheira e deve lembrar se de diluir em um óleo transportar. Outra opção é borrifar gotas no ambiente através de um borrifador.

 

Persistindo os sintomas procure um médico

É importante deixar claro que dores de cabeça insistentes, não são normais, por isso, é recomendável procurar um médico para descobrir a causa e fazer o tratamento adequado.

Caso tenha algum problema, sempre fale com um médico responsável. É importante ressaltar que o automedicamento pode trazer sérios problemas de saúde.

Os óleos essenciais são auxiliares naturais, contudo precisa ter orientação de um aromaterapeuta.

Como os óleos essenciais são puros e naturais, é importante fazer sua utilização sempre o diluindo em um óleo transportador ou óleo vegetal de sua escolha.

Para ter mais informações orientações e saber mais sobre os benefícios dos óleos essenciais, confira outros artigos aqui no blog e siga-nos em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

 

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!