Os 15 óleos essenciais mais eficazes para sua [ PELE ]

Mesmo que você não conheça muito sobre o assunto, ao contrário do que se pensa, os óleos essenciais são fáceis de se encontrar, basta dar uma circulada pelos corredores da farmácia e certamente eles estarão lá na parte da perfumaria. Neste artigo separamos para você os 15 óleos essenciais eficazes para pele.

Os óleos essenciais podem fazer maravilhas em sua pele. É um recurso natural e acessível para deixar a sua pele hidratada, vibrante e saudável. Vamos Conferir!

Óleos essenciais para a rotina de beleza da pele
Óleos essenciais para a rotina de beleza da pele

 

Pele de Rica por um preço acessível

Existem centenas de óleos essenciais à sua escolha, com uma infinidade de benefícios que vão desde a redução de rugas e esfoliação da pele, a tratamento de cicatrizes e até a limpeza da acne.

O Primeiro passo para incluir óleos essenciais à sua rotina de cuidados com a pele é usá-los corretamente – o que significa que você terá que misturar as gotas de óleo em um creme hidratante ou um óleo transportador como óleo de jojoba, coco ou argan.

Os benefícios que os óleos essenciais podem trazer para a sua pele são únicos porque um óleo de qualidade tem a sua composição 100% natural, é a natureza agindo diretamente na sua pele.

Dependendo da sua necessidade e seus cuidados de beleza, sempre existe um óleo essencial para aquilo que você precisa. Confira abaixo!

 

15 óleos essenciais eficazes para a pele?

Já pega o caderninho de anotações pois com certeza você vai querer experimentar. Os óleos essenciais são uma maravilha para seu skincare, servem para melhorar quase tudo. Abaixo relacionamos 15 desses eficazes óleos para que você tenha opções variadas. Bora conferir?

 

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é uma ótima escolha para usar na sua pele. A lavanda é muito calmante, suave e nutritiva, e ao usar seu óleo esses benefícios refletem na pele, além de reduzir a aparência de manchas e dar à sua pele um brilho jovem.

O óleo também pode ajudar se você estiver propenso a irritações na pele ou queimaduras solares – pois ele possui essa propriedade de aliviar pequenas irritações na pele.

 

Óleo essencial de rosa mosqueta

Este óleo essencial é conhecido como o queridinho da Kate Middleton. A Duquesa supostamente usa óleo de rosa mosqueta em sua rotina diária de cuidados com a pele a muitos anos e adora os resultados.

O óleo de rosa mosqueta é rico em vitamina C para o rosto, que possui propriedades antienvelhecimento e ácidos graxos que ajudam a hidratar a pele. O óleo também contém retinoides, que ajudam a clarear a pele e podem combater a acne.

Basta adicionar algumas gotas de óleo diluído em um transportador à sua pele e você terá a cútis digna de uma Duquesa em pouco tempo.

Óleo orgânico de Copaíba

A copaíba também está entre os 15 óleos essenciais eficazes para pele. Ele se destaca por ser um óleo essencial muito versátil que pode ser adicionado à sua rotina de cuidados com o corpo. Se trata de um óleo muito suave com um aroma leve, fazendo dele um ótimo produto para uso diário.

É rico em beta-cariofileno, que trás efeitos regeneradores para a pele e tem propriedades calmantes.

Uma ótima dica é misturar 2 gotas de óleo essencial de copaíba com sua loção corporal favorita para experimentá-lo.

Óleo essencial de melaleuca ou árvore do chá

Esse óleo com nome engraçado é considerado outro truque de beleza aprovado pela realeza. Em uma entrevista, a Duquesa de Sussex  Meghan Markle disseque o óleo essencial de melaleuca ou como também conhecido óleo da árvore do chá é sua “pequena cura”, acrescentando que ela usa o óleo essencial para remediar uma picada de mosquito ou leves irritações na pele.

O óleo da árvore do chá é um antimicrobiano natural, por isso combate qualquer bactéria que possa causar acne, fungos ou até caspa.

Óleo essencial de toranja rosa para uma pele hidratada
Óleo essencial de toranja rosa para uma pele hidratada

Óleo essencial de toranja rosa

Misture o aroma fresco de toranja rosa com qualquer um dos seus cremes para o corpo e você notará que o refrescante cheiro cítrico é eficaz para melhorar o seu humor. Como parte de sua rotina de beleza,  o óleo de toranja funciona bem em pessoas com pele ou cabelo oleosos e também pode ajudar a curar a acne.

Óleo essencial de incenso

O óleo essencial de incenso é um potente antienvelhecimento. Segundo especialistas, ele pode reduzir a aparência de rugas e linhas finas, deixando um brilho radiante e jovem.

O óleo de incenso tem sido usado desde o Egito Antigo para ajudar a manter a pele jovem e macia, tornando-o um óleo refinado e obrigatória à sua rotina de cuidados com a pele.

 

Óleo essencial de camomila romana

Se você é propenso a pele seca ou desidratada, o uso de óleo essencial de camomila diluída é bem recomendado para ajudar a revitalizar e hidratar a pele.

A camomila também é excelente para realizar misturas de óleos essenciais

Misture camomila com óleos de lavanda e cedro diluído com jojoba ou óleo de coco para pessoas com pele particularmente sensível ou para uso em crianças.

Confira também um artigo sobre óleos essenciais para bebês e crianças.

Óleo essencial de Rosa

Dentre os 15 óleos essenciais eficazes para pele, o óleo essencial de rosa é um clássico, luxuoso e multiuso que pode ajudar a nutrir, hidratar e curar sua pele. Esse óleo tem sido usado há milhares de anos em benefício da pele, dando a aparência de pele saudável e jovem, a famosa pele de rica.

A rosa é um dos óleos mais valiosos porque é destilada das pétalas de rosa para liberar suavemente o óleo da delicada flor pelo vapor.

Ai que chic!! Já me convenci, quero meu óleo essencial de rosa para ontem!

Óleo essencial de Ylang Ylang

O óleo essencial de ylang-ylang é muito utilizado para equilibrar a pele oleosa e tratar a acne e manchas, bem como estimular o crescimento de novas células, libertando os músculos tensos e suavizando as rugas.

Devido ás suas propriedades anti-inflamatórias, também pode ajudar a acalmar condições inflamatórias da pele. Como bônus pode ser adicionado em produtos para o cabelo para ajudar a prevenir a queda e as pontas espigadas, e ao mesmo tempo melhora a condição e o brilho.

Óleo essencial de laranja doce orgânica para uma pele luminosa
Óleo essencial de laranja doce orgânica para uma pele luminosa

Óleo essencial de laranja doce orgânica

O óleo essencial de laranja doce é conhecido por suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, mas o óleo também pode dar à sua pele um impulso de vitamina C muito necessário .

Tente adicionar algumas gotas ao seu hidratante preferido ou a uma esfoliação corporal para ajudar ainda mais sua pele a brilhar e clarear. Esse óleo com certeza vai fazer parte da sua caixinha de óleos essenciais.

Óleo essencial de palmarosa

Se pegarmos a lista toda dos 15 óleos essenciais eficazes para pele e tivermos que escolher um, certamente o óleo essencial de palmarosa seria perfeito. Ele é aquele óleo multiuso que pode ser usado o tempo todo. Conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antienvelhecimento, ele trás vitalidade a pele, um cheiro muito gostoso, e ele não é um óleo caro.

Um óleo essencial de palmarosa de boa qualidade é quase um perfume em si, mas a fragrância pode ser bastante variável dependendo da origem.

Os principais componentes desse óleo, além do geraniol é o acetato de geranil, dipenteno, linalol, limoneno e mirceno.

Este óleo cheira a óleo essencial de rosa, e assim ficou conhecido palmarosa. É também por isso às vezes é usado no lugar do óleo de rosas e muitas vezes comerciantes sem escrúpulos o vendem como óleo de rosa, uma vez que palmarosa é muito mais em conta.

A indicação deste óleo essencial de palmarosa é  peles flácidas, secas e com rugas.

Óleo essencial de capim-limão

O óleo essencial de capim-limão é um adstringente natural, com propriedades antibacterianas e antifúngicas adicionais, tornando-o uma potência multifuncional para a sua pele, com rápida absorção e toque seco.

Mas o óleo também pode funcionar como um tratamento antienvelhecimento:  um estudo de 2015  revelou que o óleo de capim-limão também pode tratar sinais de envelhecimento da pele como antioxidante natural.

Tem um cheiro leve e fresco com notas acentuadas de terra. É estimulante, relaxante e calmante.

Os altos níveis de ferro no capim-limão ajudam os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio por todo o corpo. Além disso, o manganês, outro importante componente da planta, é um mineral essencial para a saúde da pele e dos ossos, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

O capim-limão possui uma grande quantidade de vitaminas B que o organismo humano não é capaz de produzir. As vitaminas do complexo B são necessárias para a função metabólica das células.

 

Óleo de Helichrysum 100% puro

Helichrysum é outro óleo anti-inflamatório e antibacteriano que pode ajudar a curar a pele, trabalhando especificamente em feridas e cicatrizes.

O óleo contém arzanol, uma substância anti-inflamatória que pode curar feridas, e o helichrysum possui outras características antioxidantes que ajudam na regeneração celular e previnem cicatrizes na pele.

Óleo essencial de Hortelã pimenta é um relaxante muscular natural
Óleo essencial de Hortelã pimenta é um relaxante muscular natural

Óleo essencial de Hortelã-pimenta 

Um dos mais recomendados e utilizados é sem dúvidas o refrescante óleo essencial de hortelã-pimenta pode ajudar a aliviar dores musculares ou articulares. Um estudo também revelou  que o óleo pode reduzir a gravidade do prurido, uma condição crônica da pele com coceira e ajuda a acalmar a irritação.

Ele pode ser utilizado para acalmar dores nas costas, nos músculos e na cabeça, melhor ainda, respirar o óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a reduzir o estresse e a fadiga.

 

Óleo essencial de alecrim 

Os principais benefícios desse óleo para a pele são

  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatória;
  • Antimicótica;
  • Antimicrobiana;
  • Cicatrizante;
  • Analgésica/Refrescante

As propriedades do óleo essencial de alecrim contribuem para efeitos benéficos à pele, fazendo com que ele possa ser utilizado como estimulante da circulação periférica ou em tratamento para pele oleosa ou acneica.

Sem contar que ele limpa, relaxa e refrescar a pele. Pode ser utilizado também como relaxante muscular.

Informação Importante

É de extrema importância que antes de utilizar qualquer óleo essencial, seja feita a diluição em um óleo transportador ou um hidratante.

O uso de óleo essencial diretamente na pele, sem óleo ou hidratante, pode trazer ressecamento e desencadear alergias, pois os óleos essenciais puros não possuem lipídios que agem como isolantes térmicos.

Misturar o óleo essencial de sua escolha com um óleo transportador ou um hidratante significa que ele possui uma barreira para retardar a absorção na pele.

 

Inicie a utilização aos poucos e fale com um aromaterapeuta

Se você decidir incluir óleos essenciais a sua rotina de beleza com a pele, orientamos começar aos poucos, adicionando apenas algumas gotas de óleo à sua loção ou hidratante. Os óleos essenciais são muito potentes e poderosos, então é preciso ter cautela principalmente em peles sensíveis.

Ao criar sua mistura mantenha uma proporção entre o óleo essencial e o óleo transportador ou hidratante. Para o rosto, basta apenas 0,5 a 1,5% de óleo essencial em sua mistura, combinado com um óleo ou loção transportadora.

Para o corpo, uma mistura de 1,5 a 3% de óleo essencial, sendo o restante um óleo ou loção transportadora. Os especialistas recomendaram argan, jojoba, coco e óleo de amêndoa doce como alguns óleos transportadores para experimentar.

Inclua hoje mesmo esses 15 óleos essenciais eficazes para a pele na sua rotina de cuidados e aproveite todos os benefícios que eles tem a oferecer! Você merece esse carinho natural!

Não deixe de nos acompanhar aqui nem nosso blog e através das redes sociais para saber mais novidades sobre óleos essenciais.

Obrigado e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *