12 importantes óleos essenciais para seu Uso Diário

Vamos mostrar como utilizar esses 12 importantes óleos essenciais para seu uso diário. Desde a experiência de um confortável e relaxante banho ou mesmo outros cuidados com corpo e a mente.

Os óleos essenciais possuem essências concentradas o que pode fazer muito bem para seu corpo e sua mente. Isso inclui uma mistura de ingredientes variáveis. No entanto, com poder incrível de agir como analgésicos e relaxantes muscular, entre outras coisas também contribuem para melhorar o humor de quem faz uso deles.

 

Óleos essenciais para seu o dia a dia
Óleos essenciais para seu o dia a dia

Conheça esses 12 importantes óleos essenciais para seu uso diário

Existe uma variedade de óleos essenciais, cada um com sua propriedade e função peculiar. Mas todos em particular contém ingredientes ativos e únicos e muitos outros são comuns, mas que possui também suas qualidades.

Quando fazemos uso deles em difusores ou mesmo em velas, esses óleos essenciais se espalham pelo ar e quando  respiramos, eles entram em nosso sistema pelo olfato. Na hora do banho portanto, eles são absorvidos pela nossa pele, isso melhora ainda mais sua eficácia.

Interessante saber que você ainda pode usar esses óleos para fins de desintoxicação.

Um sono reparador com óleos essenciais para seu uso diário

Um problema muito comum e que atinge muita gente é a insônia. Estima-se que metade da população sofre com algum tipo de dificuldade para dormir e relaxar, sabemos que o sono é fundamental para qualquer pessoa.

Quando dormimos recarregamos nossas energias, o que é essencial para termos um bom rendimento e também de se sentir bem.

Quando não conseguimos dormir bem, isso faz com que sentimos sonolência durante o horário de trabalho. Consequentemente não conseguimos desenvolver tão bem nossas tarefas e/ou obrigações.

Veja quantos outros problemas são acarretados pela insônia: (hipertensão ou pressão alta; diabetes, obesidade e ainda problemas cardiovasculares). É impressionante o numero de pessoas que fazem uso de medicamentos manipulados em busca de uma noite de sono, e a pessoa acaba se tornando dependente desses remédios.

No entanto, um banho com óleos essenciais, fará com que você fique relaxado(a) e tenha uma tranquila e suave noite de sono, esses óleos podem ser tão eficazes quanto qualquer medicamento indicado para dormir.

Para uma relaxante noite de sono você precisará de:

Basta misturar os óleos essenciais junto com o sal marinho e o óleo de jojoba, mexer muito bem. Juntar ao local onde você vai se banhar, e coloque ainda os botões de lavanda caso tenha acesso a eles. Fique relaxando de 30 a 40 minutos, e com certeza terá uma noite de sono maravilhosa.

Sabemos que o óleo de lavanda é um excelente antidepressivo e um potente analgésico. O uso desse óleo ajuda ainda a melhorar e até curar dores e desconfortos que são gerados pelas acumuladas noites de insônia. Já a camomila romana tem o beneficio de aliviar a tensão e aquela frustração que nos irrita. E o sal marinho é importante para acabar com a fadiga.

 

A ansiedade é inimiga do relaxamento

Ficar preocupados com problemas, isso acaba gerando em muita ansiedade, por esse motivo relaxar e descansar fica muito difícil. Quando se fala em ansiedade crônica é ainda pior, pois a pessoa sente um aumento da pressão arterial e fica incapaz de dormir, e então isso pode chegar a uma depressão.

No entanto, quando inserimos esses óleos essenciais para uso diário na hora do banho, faz com que consigamos o tão desejado e almejado sono. Eliminando toda ansiedade e nos deixando totalmente relaxados e revigorados.

 

Para relaxar e conseguir dormir você precisará de:

  • Óleo de Incenso – (10 gotas)
  • Óleo essencial de Lavanda – (5 gotas)
  • Óleo essencial de Bergamota – (5 gotas)
  • Leite gordo – (1 xícara)

Com os óleos essenciais acima citados, você deve juntar todos e misturar muito bem, e adicionar junto ao seu banho, relaxe de 30 a 60 minutos já é o suficiente para trazer tranquilidade para dormir. No caso o incenso ajuda aliviando a ansiedade e te relaxando, portanto, até seu humor vai melhorar.

Ele é tão eficaz que quando usados em pacientes com trauma mental ou terminais, faz com que esses tenham diminuída suas ansiedades. A bergamota é maravilhosa para combater a ansiedade, funciona também para reduzir a produção de hormônios que causa o estresse. E a lavanda age como um forte antidepressivo.

 

Como suportar o estresse de um dia agitado no trabalho

Quem nunca teve aquele dia super estressante que parecia não terminar? Isso desgasta e suga qualquer energia, deixando a pessoa mentalmente cansada e fadigada. Quando levamos esses assuntos mal resolvidos para casa, pode causar discussões e outros problemas com as demais pessoas de seu convívio.

Se você não puder deixar o estresse no trabalho, onde eles pertencem, deixe-o na banheira e saia revigorado e pronto para um tempo de qualidade em família.

 

Você só precisará adicionar em seu  banho:

  • Óleo essencial de rosa(10 gotas)
  • Óleo essencial de incenso – (10 gotas)
  • Óleo de coco – (2 colheres de sopa)
  • Sal marinho – (uma pouco)

Basta misturar muito bem todos esses ingredientes e juntar à água do banho. E então, fique neste banho revigorante por pelo menos meia hora, ouvindo uma música do seu gosto e pronto. Isso vai mudar sua noite e você vai acordar totalmente relaxada.

O óleo essencial de rosa é simplesmente maravilhoso e edificante, você vai amar. O incenso é super reconfortante e auxilia na superação de ansiedades e problemas causados no trabalho.

O óleo de coco além de ser um excelente transportador ele ajuda esparramar o óleo na pele de forma uniforme.

Além disso, o óleo de coco e o sal marinho, possui uma ação anti-inflamatória que funciona em conjunto para aliviar toda a fadiga física.

 

Está toda dolorida use óleos essenciais

Não importa qual o motivo de tanta dor no corpo, desde ir a academia no primeiro dia, ter carpido o jardim de sua casa, ter consertado algo que exigiu muita força, se estiver sentindo dores, não tome analgésicos, use óleos essenciais como esses abaixo.

 

Você vai precisar somente de:

  • Óleo de lavanda – (10 gotas)
  • Óleo de hortelã-pimenta – (5 gotas)
  • Óleo cítrico – (5 gotas)
  • Óleo essencial de cravo – (2 gotas)
  • Óleo de jojoba  – (1 colher de sopa)

Como já falamos acima, o óleo de lavanda é um excelente analgésico e também anti-inflamatório que age suavizando a mente e o corpo. O corpo fica levemente fresco com o uso do óleo de hortelã-pimenta que tem ação refrescante, ajuda na circulação do sangue e ainda na reparação e regeneração dos tecidos.

E o óleo essencial de cravo traz uma gostosa dormência temporária, e o cítrico age como um forte aliado rejuvenescedor.

 

óleos essenciais de hortelã-pimenta e eucalipto
óleos essenciais de hortelã-pimenta e eucalipto

 

Elimine a dor de cabeça com óleos essenciais

O que mais irrita qualquer pessoa é quando a dor de cabeça é duradoura, e isso pode ter inúmeros motivos. Por exemplo uma alergia ou mesmo congestão sinusal, chegando a uma enxaqueca causada pela ansiedade. Pode ser ainda, problemas hormonais desde ciclos menstruais a uma noite mal dormida.

A hortelã-pimenta e a lavanda são dois óleos essenciais para quem sofre de dores de cabeça.

Claro que com a persistência das dores é recomendável procurar um médico capacitado para fazer exames e tratar a causa.

Para dor de cabeça e sinusite

Veja esses óleos essenciais que você pode usar:

Misturar todos os óleos e colocar em uma banheira, fazer imersão e descansar por 30 a 40 minutos, com isso deve ocorrer um descongestionamento e melhorar a dor de cabeça. O óleo de eucalipto ajuda também descongestionar as vias aéreas e os seios nasais e o hortelã-pimenta melhora no alivio da dor.

Atenção: Cuidado para não deixar cair nos olhos, pois o óleo de eucalipto é muito forte e isso pode causar sérias irritações nos olhos.

Dores de cabeça tensionais / enxaqueca por à falta de sono e problemas hormonais, use:

  • Óleo de camomila – (10 gotas)
  • Óleo de sândalo – (5 gotas)
  • Bicarbonato de sódio – (2 colheres de sopa)
  • Óleo de jojoba – (1 colher de sopa)
  • Óleo de hortelã-pimenta – (10 gotas)

Mesmo procedimento, misturar os óleos essenciais e juntar o bicarbonato de sódio, o óleo de jojoba e acrescentar a água onde for se banhar, ficar relaxando até a água ficar fria. Pode ser que pare de doer imediatamente.

Para potencializar o resultado, aplique uma pequena porção de óleo de hortelã-pimenta na testa fazendo uma suave massagem. O esfriamento da hortelã-pimenta estimula o fluxo sanguíneo, o que age quando absorvido e ajuda no alivio das dores.

 

Óleos essenciais para síndrome pré-menstrual

Todo mês a mesma coisa, durante o período menstrual algumas mulheres sofrem muito com a (TPM) tensão pré-menstrual, que acontecem alguns dias antes.

Alguns desconfortos são normais como cãibras, irritabilidade do nada, e dores musculares e ainda retenção de liquido, o que demonstra inchaço saiba o que fazer.

Saiba como aliviar 10 sintomas da menstruação 2021.

Misture e use esses óleos abaixo:

  • Óleo de sálvia – (5 gotas)
  • Óleo de camomila – (2-3 gotas)
  • Óleo de lavanda – (2-3 gotas)
  • Óleo essencial de gerânio – (2 gotas)
  • Óleo de jojoba – (1 colher de sopa)
  • Sal Epsom –  (um punhado)

Faça uma mistura com esses óleos, coloque sal e adicione ao seu banho quente. Só aguardar uns 45 minutos esperando tranquilamente para se ter excelentes resultados.

Você sabia que a sálvia ajuda regular a produção de estrogênio enquanto acontece o ciclo menstrual. Inclusive ele tem a capacidade de trazer alivio nas cãibras musculares e cólicas que são relativas à TPM, e ainda pode ter sua colaboração na hora do parto.

 

Conclusão

Os 12 Óleos essenciais para seu uso diário, são fundamentais para quem busca outras alternativas para cuidar da saúde e beleza. São totalmente naturais e possuem deliciosos aromas que nos trazem bem-estar e bom humor.

Salientamos que se os sintomas persistirem é importante buscar orientações e passar por um médico de sua confiança.

Não deixe de nos acompanhar através de nossas redes sociais para mais novidades sobre óleos essenciais.

Obrigado e até a próxima!

meus oleos essenciais

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.

Compartilhe!